Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10445 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 |
id |
RCAP_bb5a70f4230a85bf87f21662a39de276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/10445 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunosTutoriaTutoresEnsino secundário - PortugalPsicologia do adolescenteTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013O presente estudo consiste numa investigação exploratória, de natureza qualitativa, na qual se pretende identificar através da percepção dos alunos: a) factores que influenciam a adesão e permanência dos alunos no Apoio Tutorial, b) factores que influenciam o sucesso do Apoio Tutorial e c) o impacto do Apoio Tutorial na mudança das atitudes dos alunos. O estudo incidiu sobre um Projecto de Apoio Tutorial específico, desenvolvido numa escola secundária e nele participaram 6 alunos do género masculino e 4 alunos do género feminino, propostos para Apoio Tutorial durante o ano lectivo de 2012/2013. Todos os participantes eram estudantes do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semi-estruturadas aos alunos, em três momentos distintos do Apoio Tutorial (fase inicial, intermédia e final), posteriormente analisados, tendo em consideração os dados da análise documental do Projecto. Os resultados obtidos revelam que os alunos percepcionam que o Apoio Tutorial teve um impacto positivo nos resultados escolares, organização e métodos de estudo. Relativamente à adesão, permanência e sucesso do Apoio Tutorial, os alunos identificaram factores que podem ser agrupados em três categorias: organização e práticas do Apoio Tutorial (ex. horário, congruência) os próprios alunos (ex. motivação escolar, crenças de autoeficácia, lócus de controlo, estilos de atribuição de causalidade) e a relação tutoraluno (ex. interesse, disponibilidade, confiança, empatia). Os resultados permitiram identificar alguns dos factores influentes no processo de Apoio Tutorial e, consequentemente, delinear algumas considerações e guias de acção que se crêem poderem contribuir para a eficácia e sucesso deste tipo de programas.This study is an exploratory, qualitative research, aiming to identify through student perception: a) factors influencing student engagement in Tutoring, b) factors that influence Tutoring process success and c) the impact of Tutoring on changing students attitudes. The study focused on a specific Tutoring Project, developed in secondary level school. In this study participated six male and four female students, proposed for Tutoring during the academic year 2012/2013. All students, ages 15 to 18, are in the secondary level. Data was collected through semi-structured student interviews at three distinct moments of the Tutoring process (initial, intermediate and final) and then analyzed taking into account data from Tutoring Project documentation. Results show that students perceived Tutoring had a positive impact on their school results, organization and study methods. Regarding engagement and the Tutoring process success, students identified factors, which can be arranged into three categories: organization and practices of the Tutoring Project (e.g. schedule and congruence), the students themselves (e.g. academic motivation, self-efficacy beliefs, locus of control, styles of causal attribution), and tutor-student relationship (e.g. interest, availability, trust, empathy). The results showed some of the influencing factors in Tutoring and outline some considerations and guidelines for action that are believed to contribute to the effectiveness and success of Tutoring.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaRato, Vera Sofia Tavares Velez2014-02-04T12:05:22Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10445TID:201028891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:27.998165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos |
title |
Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos |
spellingShingle |
Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos Rato, Vera Sofia Tavares Velez Tutoria Tutores Ensino secundário - Portugal Psicologia do adolescente Teses de mestrado - 2013 |
title_short |
Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos |
title_full |
Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos |
title_fullStr |
Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos |
title_full_unstemmed |
Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos |
title_sort |
Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos |
author |
Rato, Vera Sofia Tavares Velez |
author_facet |
Rato, Vera Sofia Tavares Velez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simão, Ana Margarida Veiga, 1957- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rato, Vera Sofia Tavares Velez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Tutores Ensino secundário - Portugal Psicologia do adolescente Teses de mestrado - 2013 |
topic |
Tutoria Tutores Ensino secundário - Portugal Psicologia do adolescente Teses de mestrado - 2013 |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-04T12:05:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/10445 TID:201028891 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/10445 |
identifier_str_mv |
TID:201028891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134239845777408 |