Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, Vera Sofia Tavares Velez
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10445
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
id RCAP_bb5a70f4230a85bf87f21662a39de276
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunosTutoriaTutoresEnsino secundário - PortugalPsicologia do adolescenteTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013O presente estudo consiste numa investigação exploratória, de natureza qualitativa, na qual se pretende identificar através da percepção dos alunos: a) factores que influenciam a adesão e permanência dos alunos no Apoio Tutorial, b) factores que influenciam o sucesso do Apoio Tutorial e c) o impacto do Apoio Tutorial na mudança das atitudes dos alunos. O estudo incidiu sobre um Projecto de Apoio Tutorial específico, desenvolvido numa escola secundária e nele participaram 6 alunos do género masculino e 4 alunos do género feminino, propostos para Apoio Tutorial durante o ano lectivo de 2012/2013. Todos os participantes eram estudantes do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semi-estruturadas aos alunos, em três momentos distintos do Apoio Tutorial (fase inicial, intermédia e final), posteriormente analisados, tendo em consideração os dados da análise documental do Projecto. Os resultados obtidos revelam que os alunos percepcionam que o Apoio Tutorial teve um impacto positivo nos resultados escolares, organização e métodos de estudo. Relativamente à adesão, permanência e sucesso do Apoio Tutorial, os alunos identificaram factores que podem ser agrupados em três categorias: organização e práticas do Apoio Tutorial (ex. horário, congruência) os próprios alunos (ex. motivação escolar, crenças de autoeficácia, lócus de controlo, estilos de atribuição de causalidade) e a relação tutoraluno (ex. interesse, disponibilidade, confiança, empatia). Os resultados permitiram identificar alguns dos factores influentes no processo de Apoio Tutorial e, consequentemente, delinear algumas considerações e guias de acção que se crêem poderem contribuir para a eficácia e sucesso deste tipo de programas.This study is an exploratory, qualitative research, aiming to identify through student perception: a) factors influencing student engagement in Tutoring, b) factors that influence Tutoring process success and c) the impact of Tutoring on changing students attitudes. The study focused on a specific Tutoring Project, developed in secondary level school. In this study participated six male and four female students, proposed for Tutoring during the academic year 2012/2013. All students, ages 15 to 18, are in the secondary level. Data was collected through semi-structured student interviews at three distinct moments of the Tutoring process (initial, intermediate and final) and then analyzed taking into account data from Tutoring Project documentation. Results show that students perceived Tutoring had a positive impact on their school results, organization and study methods. Regarding engagement and the Tutoring process success, students identified factors, which can be arranged into three categories: organization and practices of the Tutoring Project (e.g. schedule and congruence), the students themselves (e.g. academic motivation, self-efficacy beliefs, locus of control, styles of causal attribution), and tutor-student relationship (e.g. interest, availability, trust, empathy). The results showed some of the influencing factors in Tutoring and outline some considerations and guidelines for action that are believed to contribute to the effectiveness and success of Tutoring.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaRato, Vera Sofia Tavares Velez2014-02-04T12:05:22Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10445TID:201028891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:27.998165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos
title Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos
spellingShingle Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos
Rato, Vera Sofia Tavares Velez
Tutoria
Tutores
Ensino secundário - Portugal
Psicologia do adolescente
Teses de mestrado - 2013
title_short Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos
title_full Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos
title_fullStr Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos
title_full_unstemmed Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos
title_sort Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos
author Rato, Vera Sofia Tavares Velez
author_facet Rato, Vera Sofia Tavares Velez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rato, Vera Sofia Tavares Velez
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Tutores
Ensino secundário - Portugal
Psicologia do adolescente
Teses de mestrado - 2013
topic Tutoria
Tutores
Ensino secundário - Portugal
Psicologia do adolescente
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-04T12:05:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10445
TID:201028891
url http://hdl.handle.net/10451/10445
identifier_str_mv TID:201028891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134239845777408