A educação de adultos e a intervenção comunitária como fator de empoderamento dos idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Eduarda Manuela Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/63713
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
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spelling A educação de adultos e a intervenção comunitária como fator de empoderamento dos idososAdult education and the communities intervention as a factor for elderly empowermentEducação ao longo da vidaEnvelhecimento bem-sucedidoIntervenção comunitáriaQualidade de vidaLifelong educationSuccessful agingCommunity interventionQuality of lifeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O presente relatório de estágio está integrado no Mestrado em Educação, Área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. O mesmo apresenta um projeto de investigação/intervenção denominado “A Educação de Adultos e a Intervenção Comunitária como fator de empoderamento dos idosos” e foi realizado numa IPSS, com um público-alvo com idades compreendidas entre os 57 e 92 anos. Vivemos ainda tempos de preconceito sobre o envelhecimento e a população mais envelhecida com malquerenças infundadas sobre os idosos e o que estes podem ou não fazer, portanto, e para contrariarmos essa (a)versão, desenvolvemos um projeto que tem como finalidade a promoção do envelhecimento bem-sucedido. Este trabalho foi orientado pelo paradigma qualitativo e teve por base uma investigação-ação participativa que nos permitiu, desde logo, uma relação de grande proximidade com o público-alvo. Com base nos interesses, necessidades e gostos dos participantes foram elaboradas três oficinas (saúde, artes e lúdico-pedagógica) e um atelier (estimulação cognitiva), dinamizados através de técnicas de animação sociocultural. Consideramos impreterível que a intervenção seja realizada numa perspetiva de educação ao longo da vida, em que os participantes se tornam agentes da sua própria aprendizagem e transformação experienciando, assim, a qualidade de vida e um envelhecimento ativo. Os resultados, obtidos através da entrevista semiestruturada, demonstraram-nos que o projeto cumpriu com a sua finalidade e objetivos. A análise dos resultados evidencia como benefícios do projeto a aquisição de novas aprendizagens, a ocupação do tempo livre e a perceção de um aumento do nível de saúde, de convívio e sentimento de inclusão. Em suma, consideramos que a nossa intervenção teve um impacto significativo no público-alvo e nas suas vidas, tornando-os pessoas com mais qualidade de vida, mais felizes, participativas e realizadas.The present internship report is part of the Master’s in Education, in the specialized Area of Adult Education and Community Intervention, in the Institute of Education, University of Minho. It presents an investigation and intervention project called “Adult Education and the Communities Intervention as a factor for elderly empowerment” and was conducted in an IPSS, with a target audience aged 57 to 92 years old. We are currently are living in a time of prejudice against aging and the older population, creating unfounded misconceptions about the elderly and what they may or may not be capable of doing, so to counteract this, we have developed a project that aims to promote successful aging. This work was guided by the qualitative research paradigm and was based on a participatory action based research that allowed us, from the outset, a close relationship with the target audience. Based on the interests, needs and preferences of the participants, three workshops were constructed (health, arts and playful pedagogy) and an atelier (cognitive stimulation), and were made dynamic through sociocultural animation techniques. We consider it imperative that the current intervention be carried out with the perspective of a lifelong education, in which participants become leaders of their own learning and transformation, therefore experiencing quality of life and active aging. The results, obtained through a semi-structured interview, showed us that the project fulfilled its purpose and objectives. The analysis of the results shows evidence of the benefits of the project being the acquisition of new learning, the occupation of their free time and the perception of an increase in the health level, living and feeling of inclusion. In conclusion, we consider that our intervention has had a significant impact on the target audience and their lives, making them people with a better quality of life, happier, more participative and fulfilled.Antunes, Maria da Conceição PintoUniversidade do MinhoMaia, Eduarda Manuela Ribeiro20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/63713por202352099info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:16.567748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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