O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38931 |
Resumo: | Vivemos num mundo onde é cada vez mais notória a exigência de competências digitais aos cidadãos, torna-se essencial desenvolver competências que permitam uma utilização fluente das tecnologias e a escola não pode alear-se desse facto. A par da competência de resolução de problemas, tão importante num Mundo em constante mudança, é, ainda, fundamental desenvolver o Pensamento Computacional dos alunos. Esta investigação procura perceber de que modo a resolução de tarefas matemáticas podem contribuir para a promoção do Pensamento Computacional em alunos do 10.º ano de escolaridade. A investigação assume uma natureza qualitativa e insere-se nas investigações por Design Research, sendo implementada uma experiência de ensino de cunho exploratório. Pretende-se dar resposta às seguintes questões: i) Que práticas de Pensamento Computacional são utilizadas pelos alunos na resolução de tarefas matemáticas?; ii) Que dificuldades apresentam os alunos na resolução de problemas computacionais?; iii) Que opinião têm alunos do 10.º ano de escolaridade acerca do uso de práticas de Pensamento Computacional nas aulas de Matemática?. Para tal, foram usadas as técnicas de análise documental, observação e inquirição com recurso à recolha das produções escritas dos alunos na resolução das tarefas propostas, às notas de campo da investigadora e ao questionário aplicado aos alunos. Da análise dos dados recolhidos, pode concluir-se que os alunos utilizam naturalmente diversos processos e práticas do Pensamento Computacional na resolução de tarefas matemáticas, nomeadamente a criação de modelos e abstrações computacionais para encontrar e testar soluções. Pode ainda concluir-se que os alunos apresentam dificuldades na aplicação de alguns desses processos, como é o caso do uso da programação e depuração, essas dificuldades estão ligadas à falta de conhecimento em relação às mesmas, ainda assim, os resultados mostram que os alunos se sentem motivados para a aprendizagem quando são usadas estas e outras práticas do Pensamento Computacional nas aulas de matemática. |
id |
RCAP_85a73beba2c3ece82857a06ca9b2a22e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38931 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundárioPensamento computacionalInterdisciplinariedadeAprendizagem em matemáticaResolução de problemasVivemos num mundo onde é cada vez mais notória a exigência de competências digitais aos cidadãos, torna-se essencial desenvolver competências que permitam uma utilização fluente das tecnologias e a escola não pode alear-se desse facto. A par da competência de resolução de problemas, tão importante num Mundo em constante mudança, é, ainda, fundamental desenvolver o Pensamento Computacional dos alunos. Esta investigação procura perceber de que modo a resolução de tarefas matemáticas podem contribuir para a promoção do Pensamento Computacional em alunos do 10.º ano de escolaridade. A investigação assume uma natureza qualitativa e insere-se nas investigações por Design Research, sendo implementada uma experiência de ensino de cunho exploratório. Pretende-se dar resposta às seguintes questões: i) Que práticas de Pensamento Computacional são utilizadas pelos alunos na resolução de tarefas matemáticas?; ii) Que dificuldades apresentam os alunos na resolução de problemas computacionais?; iii) Que opinião têm alunos do 10.º ano de escolaridade acerca do uso de práticas de Pensamento Computacional nas aulas de Matemática?. Para tal, foram usadas as técnicas de análise documental, observação e inquirição com recurso à recolha das produções escritas dos alunos na resolução das tarefas propostas, às notas de campo da investigadora e ao questionário aplicado aos alunos. Da análise dos dados recolhidos, pode concluir-se que os alunos utilizam naturalmente diversos processos e práticas do Pensamento Computacional na resolução de tarefas matemáticas, nomeadamente a criação de modelos e abstrações computacionais para encontrar e testar soluções. Pode ainda concluir-se que os alunos apresentam dificuldades na aplicação de alguns desses processos, como é o caso do uso da programação e depuração, essas dificuldades estão ligadas à falta de conhecimento em relação às mesmas, ainda assim, os resultados mostram que os alunos se sentem motivados para a aprendizagem quando são usadas estas e outras práticas do Pensamento Computacional nas aulas de matemática.We live in a world where the demand for digital skills from citizens is increasingly evident and, as such, it is essential to develop those that allow for a fluent use of technologies and schools cannot ignore this fact. In addition to problem solving skills, of utmost importance in a constantly changing world, it is equally essential to develop students' Computational Thinking. This investigation seeks to understand how solving mathematical tasks can contribute to the promotion of Computational Thinking in 10th grade students. It assumes a qualitative nature and is part of investigations by Design, with an exploratory teaching experience being implemented. It is intended to answer the following questions: i) What Computational Thinking practices are used by students in solving mathematical tasks? ii) What difficulties do students present in solving computational problems? iii) What opinion do students have about the use of Computational Thinking practices in Mathematics classes? To this end, the techniques of document analysis, observation and inquiry were used, using the collection of students' written productions in solving the proposed tasks, the researcher's field notes, and a questionnaire applied to the students. From the analysis of the collected data, it can be concluded that the students use Computational Thinking processes and practices in solving mathematical tasks and that the difficulties in applying some of these processes and practices are linked to the lack of knowledge in relation to them. In addition, the results also show that students feel motivated to learn when Computational Thinking practices are used, namely programming.2023-07-24T09:14:36Z2022-07-28T00:00:00Z2022-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38931porRodrigues, Alexandra Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:54Zoai:ria.ua.pt:10773/38931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:10.083051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário |
title |
O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário |
spellingShingle |
O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário Rodrigues, Alexandra Lopes Pensamento computacional Interdisciplinariedade Aprendizagem em matemática Resolução de problemas |
title_short |
O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário |
title_full |
O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário |
title_fullStr |
O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário |
title_sort |
O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário |
author |
Rodrigues, Alexandra Lopes |
author_facet |
Rodrigues, Alexandra Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Alexandra Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento computacional Interdisciplinariedade Aprendizagem em matemática Resolução de problemas |
topic |
Pensamento computacional Interdisciplinariedade Aprendizagem em matemática Resolução de problemas |
description |
Vivemos num mundo onde é cada vez mais notória a exigência de competências digitais aos cidadãos, torna-se essencial desenvolver competências que permitam uma utilização fluente das tecnologias e a escola não pode alear-se desse facto. A par da competência de resolução de problemas, tão importante num Mundo em constante mudança, é, ainda, fundamental desenvolver o Pensamento Computacional dos alunos. Esta investigação procura perceber de que modo a resolução de tarefas matemáticas podem contribuir para a promoção do Pensamento Computacional em alunos do 10.º ano de escolaridade. A investigação assume uma natureza qualitativa e insere-se nas investigações por Design Research, sendo implementada uma experiência de ensino de cunho exploratório. Pretende-se dar resposta às seguintes questões: i) Que práticas de Pensamento Computacional são utilizadas pelos alunos na resolução de tarefas matemáticas?; ii) Que dificuldades apresentam os alunos na resolução de problemas computacionais?; iii) Que opinião têm alunos do 10.º ano de escolaridade acerca do uso de práticas de Pensamento Computacional nas aulas de Matemática?. Para tal, foram usadas as técnicas de análise documental, observação e inquirição com recurso à recolha das produções escritas dos alunos na resolução das tarefas propostas, às notas de campo da investigadora e ao questionário aplicado aos alunos. Da análise dos dados recolhidos, pode concluir-se que os alunos utilizam naturalmente diversos processos e práticas do Pensamento Computacional na resolução de tarefas matemáticas, nomeadamente a criação de modelos e abstrações computacionais para encontrar e testar soluções. Pode ainda concluir-se que os alunos apresentam dificuldades na aplicação de alguns desses processos, como é o caso do uso da programação e depuração, essas dificuldades estão ligadas à falta de conhecimento em relação às mesmas, ainda assim, os resultados mostram que os alunos se sentem motivados para a aprendizagem quando são usadas estas e outras práticas do Pensamento Computacional nas aulas de matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-28T00:00:00Z 2022-07-28 2023-07-24T09:14:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38931 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137742938963968 |