O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alexandra Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38931
Resumo: Vivemos num mundo onde é cada vez mais notória a exigência de competências digitais aos cidadãos, torna-se essencial desenvolver competências que permitam uma utilização fluente das tecnologias e a escola não pode alear-se desse facto. A par da competência de resolução de problemas, tão importante num Mundo em constante mudança, é, ainda, fundamental desenvolver o Pensamento Computacional dos alunos. Esta investigação procura perceber de que modo a resolução de tarefas matemáticas podem contribuir para a promoção do Pensamento Computacional em alunos do 10.º ano de escolaridade. A investigação assume uma natureza qualitativa e insere-se nas investigações por Design Research, sendo implementada uma experiência de ensino de cunho exploratório. Pretende-se dar resposta às seguintes questões: i) Que práticas de Pensamento Computacional são utilizadas pelos alunos na resolução de tarefas matemáticas?; ii) Que dificuldades apresentam os alunos na resolução de problemas computacionais?; iii) Que opinião têm alunos do 10.º ano de escolaridade acerca do uso de práticas de Pensamento Computacional nas aulas de Matemática?. Para tal, foram usadas as técnicas de análise documental, observação e inquirição com recurso à recolha das produções escritas dos alunos na resolução das tarefas propostas, às notas de campo da investigadora e ao questionário aplicado aos alunos. Da análise dos dados recolhidos, pode concluir-se que os alunos utilizam naturalmente diversos processos e práticas do Pensamento Computacional na resolução de tarefas matemáticas, nomeadamente a criação de modelos e abstrações computacionais para encontrar e testar soluções. Pode ainda concluir-se que os alunos apresentam dificuldades na aplicação de alguns desses processos, como é o caso do uso da programação e depuração, essas dificuldades estão ligadas à falta de conhecimento em relação às mesmas, ainda assim, os resultados mostram que os alunos se sentem motivados para a aprendizagem quando são usadas estas e outras práticas do Pensamento Computacional nas aulas de matemática.
id RCAP_85a73beba2c3ece82857a06ca9b2a22e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38931
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundárioPensamento computacionalInterdisciplinariedadeAprendizagem em matemáticaResolução de problemasVivemos num mundo onde é cada vez mais notória a exigência de competências digitais aos cidadãos, torna-se essencial desenvolver competências que permitam uma utilização fluente das tecnologias e a escola não pode alear-se desse facto. A par da competência de resolução de problemas, tão importante num Mundo em constante mudança, é, ainda, fundamental desenvolver o Pensamento Computacional dos alunos. Esta investigação procura perceber de que modo a resolução de tarefas matemáticas podem contribuir para a promoção do Pensamento Computacional em alunos do 10.º ano de escolaridade. A investigação assume uma natureza qualitativa e insere-se nas investigações por Design Research, sendo implementada uma experiência de ensino de cunho exploratório. Pretende-se dar resposta às seguintes questões: i) Que práticas de Pensamento Computacional são utilizadas pelos alunos na resolução de tarefas matemáticas?; ii) Que dificuldades apresentam os alunos na resolução de problemas computacionais?; iii) Que opinião têm alunos do 10.º ano de escolaridade acerca do uso de práticas de Pensamento Computacional nas aulas de Matemática?. Para tal, foram usadas as técnicas de análise documental, observação e inquirição com recurso à recolha das produções escritas dos alunos na resolução das tarefas propostas, às notas de campo da investigadora e ao questionário aplicado aos alunos. Da análise dos dados recolhidos, pode concluir-se que os alunos utilizam naturalmente diversos processos e práticas do Pensamento Computacional na resolução de tarefas matemáticas, nomeadamente a criação de modelos e abstrações computacionais para encontrar e testar soluções. Pode ainda concluir-se que os alunos apresentam dificuldades na aplicação de alguns desses processos, como é o caso do uso da programação e depuração, essas dificuldades estão ligadas à falta de conhecimento em relação às mesmas, ainda assim, os resultados mostram que os alunos se sentem motivados para a aprendizagem quando são usadas estas e outras práticas do Pensamento Computacional nas aulas de matemática.We live in a world where the demand for digital skills from citizens is increasingly evident and, as such, it is essential to develop those that allow for a fluent use of technologies and schools cannot ignore this fact. In addition to problem solving skills, of utmost importance in a constantly changing world, it is equally essential to develop students' Computational Thinking. This investigation seeks to understand how solving mathematical tasks can contribute to the promotion of Computational Thinking in 10th grade students. It assumes a qualitative nature and is part of investigations by Design, with an exploratory teaching experience being implemented. It is intended to answer the following questions: i) What Computational Thinking practices are used by students in solving mathematical tasks? ii) What difficulties do students present in solving computational problems? iii) What opinion do students have about the use of Computational Thinking practices in Mathematics classes? To this end, the techniques of document analysis, observation and inquiry were used, using the collection of students' written productions in solving the proposed tasks, the researcher's field notes, and a questionnaire applied to the students. From the analysis of the collected data, it can be concluded that the students use Computational Thinking processes and practices in solving mathematical tasks and that the difficulties in applying some of these processes and practices are linked to the lack of knowledge in relation to them. In addition, the results also show that students feel motivated to learn when Computational Thinking practices are used, namely programming.2023-07-24T09:14:36Z2022-07-28T00:00:00Z2022-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38931porRodrigues, Alexandra Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:54Zoai:ria.ua.pt:10773/38931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:10.083051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário
title O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário
spellingShingle O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário
Rodrigues, Alexandra Lopes
Pensamento computacional
Interdisciplinariedade
Aprendizagem em matemática
Resolução de problemas
title_short O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário
title_full O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário
title_fullStr O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário
title_full_unstemmed O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário
title_sort O pensamento computacional: uma experiência com alunos do ensino secundário
author Rodrigues, Alexandra Lopes
author_facet Rodrigues, Alexandra Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Alexandra Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Interdisciplinariedade
Aprendizagem em matemática
Resolução de problemas
topic Pensamento computacional
Interdisciplinariedade
Aprendizagem em matemática
Resolução de problemas
description Vivemos num mundo onde é cada vez mais notória a exigência de competências digitais aos cidadãos, torna-se essencial desenvolver competências que permitam uma utilização fluente das tecnologias e a escola não pode alear-se desse facto. A par da competência de resolução de problemas, tão importante num Mundo em constante mudança, é, ainda, fundamental desenvolver o Pensamento Computacional dos alunos. Esta investigação procura perceber de que modo a resolução de tarefas matemáticas podem contribuir para a promoção do Pensamento Computacional em alunos do 10.º ano de escolaridade. A investigação assume uma natureza qualitativa e insere-se nas investigações por Design Research, sendo implementada uma experiência de ensino de cunho exploratório. Pretende-se dar resposta às seguintes questões: i) Que práticas de Pensamento Computacional são utilizadas pelos alunos na resolução de tarefas matemáticas?; ii) Que dificuldades apresentam os alunos na resolução de problemas computacionais?; iii) Que opinião têm alunos do 10.º ano de escolaridade acerca do uso de práticas de Pensamento Computacional nas aulas de Matemática?. Para tal, foram usadas as técnicas de análise documental, observação e inquirição com recurso à recolha das produções escritas dos alunos na resolução das tarefas propostas, às notas de campo da investigadora e ao questionário aplicado aos alunos. Da análise dos dados recolhidos, pode concluir-se que os alunos utilizam naturalmente diversos processos e práticas do Pensamento Computacional na resolução de tarefas matemáticas, nomeadamente a criação de modelos e abstrações computacionais para encontrar e testar soluções. Pode ainda concluir-se que os alunos apresentam dificuldades na aplicação de alguns desses processos, como é o caso do uso da programação e depuração, essas dificuldades estão ligadas à falta de conhecimento em relação às mesmas, ainda assim, os resultados mostram que os alunos se sentem motivados para a aprendizagem quando são usadas estas e outras práticas do Pensamento Computacional nas aulas de matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28T00:00:00Z
2022-07-28
2023-07-24T09:14:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38931
url http://hdl.handle.net/10773/38931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137742938963968