Competitividade das exportações: Existe um padrão geográfico?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Arménio Miguel Francisca
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4935
Resumo: Dado o crescente ambiente de globalização económica e com o diminuir das barreiras, melhorar a performance das exportações é uma das maiores prioridades das empresas e um determinante para a performance e crescimento de uma economia. Na literatura encontram-se referências que indicam a possibilidade de existência de um padrão geográfico em termos da performance de determinado conjunto de países no mercado mundial. Procurou-se identificar quais os argumentos para a existência de um padrão geográfico no comportamento da competitividade das exportações, agrupando-os em 5 grupos: relação entre desenvolvimento e especialização produtiva, estrutura similar de custos de transporte, condições geofísicas similares, pertença ao mesmo bloco económico, padrão centro-periferia sugerido pela Nova Geografia Económica. Seguidamente, foi utilizada a análise de quota de mercado constante para medir as variações de quota de mercado de 82 dos principais países exportadores nas últimas duas décadas, entre 1991 e 2009, onde se confirma a existência do referido padrão geográfico. Para reforçar esta análise, é feita uma decomposição do estudo para a década de 1990 e para a primeira década do século XXI separadamente e chegámos à mesma evidência embora havendo performances distintas para alguns grupos de países de uma década para a outra. Por fim, para testar a evidência empírica foi estimado um modelo econométrico de forma a testar com maior rigor a influência da proximidade geográfica na similitude do padrão competitivo dos países. O modelo econométrico resultante prova que o facto de os países que se localizarem numa mesma região induz um comportamento competitivo semelhante no mercado internacional.
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