Competitividade das exportações: Existe um padrão geográfico?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4935 |
Resumo: | Dado o crescente ambiente de globalização económica e com o diminuir das barreiras, melhorar a performance das exportações é uma das maiores prioridades das empresas e um determinante para a performance e crescimento de uma economia. Na literatura encontram-se referências que indicam a possibilidade de existência de um padrão geográfico em termos da performance de determinado conjunto de países no mercado mundial. Procurou-se identificar quais os argumentos para a existência de um padrão geográfico no comportamento da competitividade das exportações, agrupando-os em 5 grupos: relação entre desenvolvimento e especialização produtiva, estrutura similar de custos de transporte, condições geofísicas similares, pertença ao mesmo bloco económico, padrão centro-periferia sugerido pela Nova Geografia Económica. Seguidamente, foi utilizada a análise de quota de mercado constante para medir as variações de quota de mercado de 82 dos principais países exportadores nas últimas duas décadas, entre 1991 e 2009, onde se confirma a existência do referido padrão geográfico. Para reforçar esta análise, é feita uma decomposição do estudo para a década de 1990 e para a primeira década do século XXI separadamente e chegámos à mesma evidência embora havendo performances distintas para alguns grupos de países de uma década para a outra. Por fim, para testar a evidência empírica foi estimado um modelo econométrico de forma a testar com maior rigor a influência da proximidade geográfica na similitude do padrão competitivo dos países. O modelo econométrico resultante prova que o facto de os países que se localizarem numa mesma região induz um comportamento competitivo semelhante no mercado internacional. |
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Competitividade das exportações: Existe um padrão geográfico?Competitividade das exportaçõesMercado internacionalQuota de mercado constanteNova geografia económicaExports competitivenessInternational tradeConstant market shareNew economic geographyDado o crescente ambiente de globalização económica e com o diminuir das barreiras, melhorar a performance das exportações é uma das maiores prioridades das empresas e um determinante para a performance e crescimento de uma economia. Na literatura encontram-se referências que indicam a possibilidade de existência de um padrão geográfico em termos da performance de determinado conjunto de países no mercado mundial. Procurou-se identificar quais os argumentos para a existência de um padrão geográfico no comportamento da competitividade das exportações, agrupando-os em 5 grupos: relação entre desenvolvimento e especialização produtiva, estrutura similar de custos de transporte, condições geofísicas similares, pertença ao mesmo bloco económico, padrão centro-periferia sugerido pela Nova Geografia Económica. Seguidamente, foi utilizada a análise de quota de mercado constante para medir as variações de quota de mercado de 82 dos principais países exportadores nas últimas duas décadas, entre 1991 e 2009, onde se confirma a existência do referido padrão geográfico. Para reforçar esta análise, é feita uma decomposição do estudo para a década de 1990 e para a primeira década do século XXI separadamente e chegámos à mesma evidência embora havendo performances distintas para alguns grupos de países de uma década para a outra. Por fim, para testar a evidência empírica foi estimado um modelo econométrico de forma a testar com maior rigor a influência da proximidade geográfica na similitude do padrão competitivo dos países. O modelo econométrico resultante prova que o facto de os países que se localizarem numa mesma região induz um comportamento competitivo semelhante no mercado internacional.In the context of growing economic globalization, improving exports performance is one of the largest corporate priorities and a determinant of performance and growth of an Economy. In the literature there are references that indicate the possibility of a geographic pattern in terms of performance of a particular set of countries in the world market. We sought to identify the arguments for the existence of a geographical pattern in the behavior of export competitiveness, grouping them into five groups: the relationship between development and production specialization, similar structure of transportation costs, similar geophysical conditions, belonging to the same block economic center-periphery pattern suggested by the new economic geography. After that, was used the methodology of constant market share to measure the variations of market share of 82 leading export countries in the last two decades, between 1991 and 2009, which confirms the existence of a geographical pattern. To reinforce this analysis, decomposition is made to study the 1990 decade and the first decade of the century apart and reach the same evidence, although existing different performances for different groups of countries in each decade. Finally, in order to test more rigorously the influence of geographical proximity in the similarity of the pattern of competitive countries the empirical evidence was estimated an econometric model. The resulting econometric model, proof that the fact that countries that are located in a given region induces a similar competitive behavior in the international market.2013-05-14T16:49:06Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4935porGomes, Arménio Miguel Franciscainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:59Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:39.064010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Dado o crescente ambiente de globalização económica e com o diminuir das barreiras, melhorar a performance das exportações é uma das maiores prioridades das empresas e um determinante para a performance e crescimento de uma economia. Na literatura encontram-se referências que indicam a possibilidade de existência de um padrão geográfico em termos da performance de determinado conjunto de países no mercado mundial. Procurou-se identificar quais os argumentos para a existência de um padrão geográfico no comportamento da competitividade das exportações, agrupando-os em 5 grupos: relação entre desenvolvimento e especialização produtiva, estrutura similar de custos de transporte, condições geofísicas similares, pertença ao mesmo bloco económico, padrão centro-periferia sugerido pela Nova Geografia Económica. Seguidamente, foi utilizada a análise de quota de mercado constante para medir as variações de quota de mercado de 82 dos principais países exportadores nas últimas duas décadas, entre 1991 e 2009, onde se confirma a existência do referido padrão geográfico. Para reforçar esta análise, é feita uma decomposição do estudo para a década de 1990 e para a primeira década do século XXI separadamente e chegámos à mesma evidência embora havendo performances distintas para alguns grupos de países de uma década para a outra. Por fim, para testar a evidência empírica foi estimado um modelo econométrico de forma a testar com maior rigor a influência da proximidade geográfica na similitude do padrão competitivo dos países. O modelo econométrico resultante prova que o facto de os países que se localizarem numa mesma região induz um comportamento competitivo semelhante no mercado internacional. |
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