Investigando(-me): a promoção da cooperação na educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77957 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_85bbc12773df569cf74e9dbe428064db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77957 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigando(-me): a promoção da cooperação na educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico(Self)investigation: promoting cooperation in pre and primary school educationAprendizagem cooperativaConstruçãoCooperaçãoFormação inicialIdentidade profissional docenteCooperative learningConstructionCooperationInitial formationTeacher’s identityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I e II (doravante, PES I e PES II), ilustra o projeto de investigação e intervenção concretizado num contexto de Educação Pré-Escolar (PES I) e num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico (PES II), tendo como temáticas em estudo a promoção da aprendizagem cooperativa e a construção da identidade profissional docente. Desenhado com base nas observações concretizadas no primeiro contexto e no interesse pessoal da investigadora sobre as temáticas em causa, este projeto sustenta-se, em termos metodológicos, nos pressupostos de uma investigação-ação (doravante, I-A) e, ainda, nas características do método (auto)biográfico. A opção pela mobilização de duas metodologias de investigação justifica-se dadas as características distintas dos dois estágios desenvolvidos no âmbito desta investigação. A elaboração deste trabalho permitiu o desenvolvimento de conhecimentos e competências inerentes à aprendizagem cooperativa essenciais para a implementação desta metodologia de ensino e aprendizagem de forma sistemática num ambiente educativo. Neste âmbito, foi possível determinar o papel essencial que o educador/professor detém na promoção de um ambiente cooperativo, quer ao nível da organização do tempo e espaço pedagógico, quer na planificação e desenvolvimento de atividades significativas e devidamente estruturadas considerando as características desta metodologia. A oportunidade de experienciarem diferentes atividades pensadas na promoção cooperação e da aprendizagem cooperativa permitiu às crianças do contexto de Educação Pré-Escolar mobilizarem e, simultaneamente, desenvolverem competências sociais e comportamentos cooperativos, sendo visíveis os benefícios inerentes a esta forma de trabalho. Neste caminho, foi igualmente possível perspetivar fatores que influenciam a construção da identidade profissional docente, destacando-se o estágio à distância como uma oportunidade atípica e única com grande influência na (re)construção e co construção da identidade profissional da investigadora.The present internship report, written in relation to Prática de Ensino Supervisionada I and II (hereafter, PES I and PES II), represents the research and intervention project of two different internships, one in Pre-School Education environment (PES I) and another in a Primary School Education (PES II) setting – both of which will be analyzed with particular focus on the promotion of cooperative learning and the teacher’s identity construction and development. Based on observations made in the first context and on the personal interest of the researcher regarding these topics, this project will adopt a mix of two methodologies – active investigation (hereafter, I-A) and (auto)biographic method. The decision to adopt two methodologies is justified by the highly distinctive characteristics of the two internships included in this research. This research has allowed for the development of competences and expertise inherent to cooperative learning and essential to the systemic implementation of the teaching-learning methodology in educational environments. In turn, these findings prompted the understanding of the essential role that the educator/teacher plays in the development of a cooperative environment, both at the level of organizing pedagogical time and space and of planning and developing relevant activities that take into account the distinctive characteristics of this technique. Experiencing different activities that aim to promote cooperation and cooperative learning allowed Pre-School children to develop social competences and cooperative behaviors, which speaks to the inherent benefits of this methodology. In the meantime, it was also possible to observe factors that influence the teacher’s identify construction, particularly in the context of the distant learning internship, an atypical and unique experience with great influence on the (re)construction and co-construction of the researcher teacher’s identity.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoVaz, Soraia Jorge2021-04-092021-04-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77957por202989429info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:24.365396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando(-me): a promoção da cooperação na educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Self)investigation: promoting cooperation in pre and primary school education |
title |
Investigando(-me): a promoção da cooperação na educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Investigando(-me): a promoção da cooperação na educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico Vaz, Soraia Jorge Aprendizagem cooperativa Construção Cooperação Formação inicial Identidade profissional docente Cooperative learning Construction Cooperation Initial formation Teacher’s identity Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Investigando(-me): a promoção da cooperação na educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Investigando(-me): a promoção da cooperação na educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Investigando(-me): a promoção da cooperação na educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Investigando(-me): a promoção da cooperação na educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Investigando(-me): a promoção da cooperação na educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Vaz, Soraia Jorge |
author_facet |
Vaz, Soraia Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Soraia Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Construção Cooperação Formação inicial Identidade profissional docente Cooperative learning Construction Cooperation Initial formation Teacher’s identity Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem cooperativa Construção Cooperação Formação inicial Identidade profissional docente Cooperative learning Construction Cooperation Initial formation Teacher’s identity Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-09 2021-04-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/77957 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/77957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202989429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132709176475648 |