Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carla Maria Lopes, 1969-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/799
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Avaliação da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
id RCAP_85c40783127a028bd3ebbeb70c49f786
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestradoAvaliação das aprendizagensAvaliação formativaAvaliação sumativaAvaliação da educação - PortugalTeses de mestrado - 2008Tese de mestrado em Ciências da Educação (Avaliação da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008A partir dos anos 1990, assiste-se, a nível internacional, a uma significativa produção de trabalhos de reflexão e de investigação centrados na avaliação das aprendizagens, fruto de uma tomada de consciência da sua importância na melhoria das aprendizagens dos alunos. No nosso país, a importância crescente da avaliação das aprendizagens verificou-se, essencialmente, a três níveis: políticas educativas, produção de materiais e investigação. No presente estudo fez-se uma caracterização de dissertações de mestrado produzidas em Portugal entre 1993/94 e 2002/2003, sobretudo ao nível dos contextos em que se realizaram, dos problemas e questões de investigação, bem como das estratégias e dos procedimentos metodológicos utilizados. A nível metodológico, seguiram-se os processos de uma síntese de investigação, na linha de Suri e Clarke (1999), utilizando-se critérios de inclusão/exclusão de carácter conceptual e não valorativos, com recurso a categorias de análise, leitura focada e sínteses. Os resultados desta investigação evidenciam que a maioria dos estudos tiveram como objectivo o estudo das concepções e práticas de avaliação de professores ou apenas as práticas de avaliação. No entanto, a principal fonte de informação foi baseada em entrevistas a professores, com pouco recurso à observação de aulas. Desta forma, na grande maioria dos estudos as práticas de avaliação dos professores não foram efectivamente observadas. O contexto disciplinar mais utilizado tem sido o da disciplina de matemática, sendo o secundário o nível de ensino mais estudado. O estudo demonstrou ainda o primeiro ciclo foi o nível de ensino menos investigado.Fernandes, Domingos, 1953-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Carla Maria Lopes, 1969-2010-07-21T10:52:19Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:01:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:01:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado
title Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado
spellingShingle Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado
Martins, Carla Maria Lopes, 1969-
Avaliação das aprendizagens
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Avaliação da educação - Portugal
Teses de mestrado - 2008
title_short Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado
title_full Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado
title_fullStr Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado
title_full_unstemmed Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado
title_sort Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado
author Martins, Carla Maria Lopes, 1969-
author_facet Martins, Carla Maria Lopes, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Domingos, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Carla Maria Lopes, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Avaliação da educação - Portugal
Teses de mestrado - 2008
topic Avaliação das aprendizagens
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Avaliação da educação - Portugal
Teses de mestrado - 2008
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Avaliação da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:52:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/799
url http://hdl.handle.net/10451/799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548723811516416