Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/799 |
Resumo: | Tese de mestrado em Ciências da Educação (Avaliação da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008 |
id |
RCAP_85c40783127a028bd3ebbeb70c49f786 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/799 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestradoAvaliação das aprendizagensAvaliação formativaAvaliação sumativaAvaliação da educação - PortugalTeses de mestrado - 2008Tese de mestrado em Ciências da Educação (Avaliação da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008A partir dos anos 1990, assiste-se, a nível internacional, a uma significativa produção de trabalhos de reflexão e de investigação centrados na avaliação das aprendizagens, fruto de uma tomada de consciência da sua importância na melhoria das aprendizagens dos alunos. No nosso país, a importância crescente da avaliação das aprendizagens verificou-se, essencialmente, a três níveis: políticas educativas, produção de materiais e investigação. No presente estudo fez-se uma caracterização de dissertações de mestrado produzidas em Portugal entre 1993/94 e 2002/2003, sobretudo ao nível dos contextos em que se realizaram, dos problemas e questões de investigação, bem como das estratégias e dos procedimentos metodológicos utilizados. A nível metodológico, seguiram-se os processos de uma síntese de investigação, na linha de Suri e Clarke (1999), utilizando-se critérios de inclusão/exclusão de carácter conceptual e não valorativos, com recurso a categorias de análise, leitura focada e sínteses. Os resultados desta investigação evidenciam que a maioria dos estudos tiveram como objectivo o estudo das concepções e práticas de avaliação de professores ou apenas as práticas de avaliação. No entanto, a principal fonte de informação foi baseada em entrevistas a professores, com pouco recurso à observação de aulas. Desta forma, na grande maioria dos estudos as práticas de avaliação dos professores não foram efectivamente observadas. O contexto disciplinar mais utilizado tem sido o da disciplina de matemática, sendo o secundário o nível de ensino mais estudado. O estudo demonstrou ainda o primeiro ciclo foi o nível de ensino menos investigado.Fernandes, Domingos, 1953-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Carla Maria Lopes, 1969-2010-07-21T10:52:19Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:01:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:01:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado |
title |
Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado |
spellingShingle |
Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado Martins, Carla Maria Lopes, 1969- Avaliação das aprendizagens Avaliação formativa Avaliação sumativa Avaliação da educação - Portugal Teses de mestrado - 2008 |
title_short |
Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado |
title_full |
Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado |
title_fullStr |
Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado |
title_full_unstemmed |
Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado |
title_sort |
Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens : reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado |
author |
Martins, Carla Maria Lopes, 1969- |
author_facet |
Martins, Carla Maria Lopes, 1969- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Domingos, 1953- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Carla Maria Lopes, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação das aprendizagens Avaliação formativa Avaliação sumativa Avaliação da educação - Portugal Teses de mestrado - 2008 |
topic |
Avaliação das aprendizagens Avaliação formativa Avaliação sumativa Avaliação da educação - Portugal Teses de mestrado - 2008 |
description |
Tese de mestrado em Ciências da Educação (Avaliação da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008 |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2010-07-21T10:52:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/799 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548723811516416 |