O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rafael Patrocínio Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5743
Resumo: O cavalo Puro-Sangue Lusitano (PSL), a principal raça equina autóctone de Portugal, considerado por muitos o melhor cavalo de sela do mundo, é dotado de grande funcionalidade e polivalência. Dado o seu crescente reconhecimento e a sua consequente contribuição na promoção da raça, com a presente dissertação pretende-se avaliar o estado da “Marca” Cavalo Lusitano, identificando as variáveis que melhor a definem, e o amor à marca do ponto de vista dos produtores e consumidores, nas vertentes nacional e internacional. Este estudo foi realizado a uma amostra de 257 indivíduos (161 nacionais e 96 internacionais) de diversas partes do mundo. Numa primeira fase, apresenta-se a contextualização bibliográfica do Cavalo Lusitano desde a sua origem até ao presente e de conceitos relativos à marca. Numa segunda fase, a partir das respostas aos questionários, procura-se expor o estado atual da imagem da marca Cavalo Lusitano e medir o amor à marca, identificando quais os aspetos mais e menos valorizados. Através da análise fatorial definiu-se o brand equity da marca Cavalo Lusitano, constituído pelas componentes “Barroco” e “Contemporâneo”. Com a análise correlacional identificaram-se correlações válidas entre a imagem e o amor à marca, realçando a necessidade de as promover através da implementação de estratégias adequadas de gestão e marketing. No global, os resultados foram muito positivos, no entanto, existe ainda um longo caminho a percorrer até que se consiga claramente definir a marca “Cavalo Lusitano”.
id RCAP_85d8045366d058d09d538aefd2badb41
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/5743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modeloCavalo LusitanoImagem da Marca,Amor à MarcaValor da MarcaO cavalo Puro-Sangue Lusitano (PSL), a principal raça equina autóctone de Portugal, considerado por muitos o melhor cavalo de sela do mundo, é dotado de grande funcionalidade e polivalência. Dado o seu crescente reconhecimento e a sua consequente contribuição na promoção da raça, com a presente dissertação pretende-se avaliar o estado da “Marca” Cavalo Lusitano, identificando as variáveis que melhor a definem, e o amor à marca do ponto de vista dos produtores e consumidores, nas vertentes nacional e internacional. Este estudo foi realizado a uma amostra de 257 indivíduos (161 nacionais e 96 internacionais) de diversas partes do mundo. Numa primeira fase, apresenta-se a contextualização bibliográfica do Cavalo Lusitano desde a sua origem até ao presente e de conceitos relativos à marca. Numa segunda fase, a partir das respostas aos questionários, procura-se expor o estado atual da imagem da marca Cavalo Lusitano e medir o amor à marca, identificando quais os aspetos mais e menos valorizados. Através da análise fatorial definiu-se o brand equity da marca Cavalo Lusitano, constituído pelas componentes “Barroco” e “Contemporâneo”. Com a análise correlacional identificaram-se correlações válidas entre a imagem e o amor à marca, realçando a necessidade de as promover através da implementação de estratégias adequadas de gestão e marketing. No global, os resultados foram muito positivos, no entanto, existe ainda um longo caminho a percorrer até que se consiga claramente definir a marca “Cavalo Lusitano”.2023-01-17T12:58:47Z2023-11-30T00:00:00Z2022-11-28T00:00:00Z2022-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/5743TID:203123042porDuarte, Rafael Patrocínio Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:18:11Zoai:repositorio.ual.pt:11144/5743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:33:35.081112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo
title O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo
spellingShingle O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo
Duarte, Rafael Patrocínio Batista
Cavalo Lusitano
Imagem da Marca,
Amor à Marca
Valor da Marca
title_short O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo
title_full O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo
title_fullStr O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo
title_full_unstemmed O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo
title_sort O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo
author Duarte, Rafael Patrocínio Batista
author_facet Duarte, Rafael Patrocínio Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rafael Patrocínio Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Cavalo Lusitano
Imagem da Marca,
Amor à Marca
Valor da Marca
topic Cavalo Lusitano
Imagem da Marca,
Amor à Marca
Valor da Marca
description O cavalo Puro-Sangue Lusitano (PSL), a principal raça equina autóctone de Portugal, considerado por muitos o melhor cavalo de sela do mundo, é dotado de grande funcionalidade e polivalência. Dado o seu crescente reconhecimento e a sua consequente contribuição na promoção da raça, com a presente dissertação pretende-se avaliar o estado da “Marca” Cavalo Lusitano, identificando as variáveis que melhor a definem, e o amor à marca do ponto de vista dos produtores e consumidores, nas vertentes nacional e internacional. Este estudo foi realizado a uma amostra de 257 indivíduos (161 nacionais e 96 internacionais) de diversas partes do mundo. Numa primeira fase, apresenta-se a contextualização bibliográfica do Cavalo Lusitano desde a sua origem até ao presente e de conceitos relativos à marca. Numa segunda fase, a partir das respostas aos questionários, procura-se expor o estado atual da imagem da marca Cavalo Lusitano e medir o amor à marca, identificando quais os aspetos mais e menos valorizados. Através da análise fatorial definiu-se o brand equity da marca Cavalo Lusitano, constituído pelas componentes “Barroco” e “Contemporâneo”. Com a análise correlacional identificaram-se correlações válidas entre a imagem e o amor à marca, realçando a necessidade de as promover através da implementação de estratégias adequadas de gestão e marketing. No global, os resultados foram muito positivos, no entanto, existe ainda um longo caminho a percorrer até que se consiga claramente definir a marca “Cavalo Lusitano”.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28T00:00:00Z
2022-11-28
2023-01-17T12:58:47Z
2023-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/5743
TID:203123042
url http://hdl.handle.net/11144/5743
identifier_str_mv TID:203123042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136814519287808