O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/5743 |
Resumo: | O cavalo Puro-Sangue Lusitano (PSL), a principal raça equina autóctone de Portugal, considerado por muitos o melhor cavalo de sela do mundo, é dotado de grande funcionalidade e polivalência. Dado o seu crescente reconhecimento e a sua consequente contribuição na promoção da raça, com a presente dissertação pretende-se avaliar o estado da “Marca” Cavalo Lusitano, identificando as variáveis que melhor a definem, e o amor à marca do ponto de vista dos produtores e consumidores, nas vertentes nacional e internacional. Este estudo foi realizado a uma amostra de 257 indivíduos (161 nacionais e 96 internacionais) de diversas partes do mundo. Numa primeira fase, apresenta-se a contextualização bibliográfica do Cavalo Lusitano desde a sua origem até ao presente e de conceitos relativos à marca. Numa segunda fase, a partir das respostas aos questionários, procura-se expor o estado atual da imagem da marca Cavalo Lusitano e medir o amor à marca, identificando quais os aspetos mais e menos valorizados. Através da análise fatorial definiu-se o brand equity da marca Cavalo Lusitano, constituído pelas componentes “Barroco” e “Contemporâneo”. Com a análise correlacional identificaram-se correlações válidas entre a imagem e o amor à marca, realçando a necessidade de as promover através da implementação de estratégias adequadas de gestão e marketing. No global, os resultados foram muito positivos, no entanto, existe ainda um longo caminho a percorrer até que se consiga claramente definir a marca “Cavalo Lusitano”. |
id |
RCAP_85d8045366d058d09d538aefd2badb41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/5743 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modeloCavalo LusitanoImagem da Marca,Amor à MarcaValor da MarcaO cavalo Puro-Sangue Lusitano (PSL), a principal raça equina autóctone de Portugal, considerado por muitos o melhor cavalo de sela do mundo, é dotado de grande funcionalidade e polivalência. Dado o seu crescente reconhecimento e a sua consequente contribuição na promoção da raça, com a presente dissertação pretende-se avaliar o estado da “Marca” Cavalo Lusitano, identificando as variáveis que melhor a definem, e o amor à marca do ponto de vista dos produtores e consumidores, nas vertentes nacional e internacional. Este estudo foi realizado a uma amostra de 257 indivíduos (161 nacionais e 96 internacionais) de diversas partes do mundo. Numa primeira fase, apresenta-se a contextualização bibliográfica do Cavalo Lusitano desde a sua origem até ao presente e de conceitos relativos à marca. Numa segunda fase, a partir das respostas aos questionários, procura-se expor o estado atual da imagem da marca Cavalo Lusitano e medir o amor à marca, identificando quais os aspetos mais e menos valorizados. Através da análise fatorial definiu-se o brand equity da marca Cavalo Lusitano, constituído pelas componentes “Barroco” e “Contemporâneo”. Com a análise correlacional identificaram-se correlações válidas entre a imagem e o amor à marca, realçando a necessidade de as promover através da implementação de estratégias adequadas de gestão e marketing. No global, os resultados foram muito positivos, no entanto, existe ainda um longo caminho a percorrer até que se consiga claramente definir a marca “Cavalo Lusitano”.2023-01-17T12:58:47Z2023-11-30T00:00:00Z2022-11-28T00:00:00Z2022-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/5743TID:203123042porDuarte, Rafael Patrocínio Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:18:11Zoai:repositorio.ual.pt:11144/5743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:33:35.081112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo |
title |
O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo |
spellingShingle |
O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo Duarte, Rafael Patrocínio Batista Cavalo Lusitano Imagem da Marca, Amor à Marca Valor da Marca |
title_short |
O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo |
title_full |
O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo |
title_fullStr |
O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo |
title_full_unstemmed |
O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo |
title_sort |
O cavalo lusitano: as variáveis determinantes na escolha da marca – proposta de modelo |
author |
Duarte, Rafael Patrocínio Batista |
author_facet |
Duarte, Rafael Patrocínio Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Rafael Patrocínio Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cavalo Lusitano Imagem da Marca, Amor à Marca Valor da Marca |
topic |
Cavalo Lusitano Imagem da Marca, Amor à Marca Valor da Marca |
description |
O cavalo Puro-Sangue Lusitano (PSL), a principal raça equina autóctone de Portugal, considerado por muitos o melhor cavalo de sela do mundo, é dotado de grande funcionalidade e polivalência. Dado o seu crescente reconhecimento e a sua consequente contribuição na promoção da raça, com a presente dissertação pretende-se avaliar o estado da “Marca” Cavalo Lusitano, identificando as variáveis que melhor a definem, e o amor à marca do ponto de vista dos produtores e consumidores, nas vertentes nacional e internacional. Este estudo foi realizado a uma amostra de 257 indivíduos (161 nacionais e 96 internacionais) de diversas partes do mundo. Numa primeira fase, apresenta-se a contextualização bibliográfica do Cavalo Lusitano desde a sua origem até ao presente e de conceitos relativos à marca. Numa segunda fase, a partir das respostas aos questionários, procura-se expor o estado atual da imagem da marca Cavalo Lusitano e medir o amor à marca, identificando quais os aspetos mais e menos valorizados. Através da análise fatorial definiu-se o brand equity da marca Cavalo Lusitano, constituído pelas componentes “Barroco” e “Contemporâneo”. Com a análise correlacional identificaram-se correlações válidas entre a imagem e o amor à marca, realçando a necessidade de as promover através da implementação de estratégias adequadas de gestão e marketing. No global, os resultados foram muito positivos, no entanto, existe ainda um longo caminho a percorrer até que se consiga claramente definir a marca “Cavalo Lusitano”. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-28T00:00:00Z 2022-11-28 2023-01-17T12:58:47Z 2023-11-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/5743 TID:203123042 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/5743 |
identifier_str_mv |
TID:203123042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136814519287808 |