A formação académica em Medicina: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Clara Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Feio, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41830
Resumo: Neste artigo, dá-se a conhecer um estudo sobre o impacto da formação académica de médicos, em Portugal, no que se refere à prática clínica. A metodologia foi de tipo misto, com passagem de inquérito por questionário, semi-estruturado; na análise de resultados utilizou-se análise temática conteúdo e tratamento de dados básicos em SPSS. Os grupos temáticos criados para análise, tratamento e discussão de dados foram ‘Ciências básicas’, ‘Áreas clínicas’, ‘Especialidades’, ‘Saúde pública’, ‘Humanidades em Medicina’ e ‘Outras’; nelas se incluíram áreas/valências/disciplinas e unidades curriculares explicitadas pelos entrevistados. Os resultados apontam para áreas que claramente são consideradas menos importantes face às áreas clínicas (bem como da Medicina interna), nomeadamente as ‘Ciências básicas’. No que respeita a outras áreas, como a de ‘Humanidades em Medicina’, os resultados são contraditórios, dado surgir simultaneamente como uma das áreas com menor influência na prática clínica, bem como a área mais requisitada no que se refere à necessidade formativa. O número de questionários validados para o estudo (124) apenas permite cunhar este estudo de exploratório, pelo que os dados aqui mencionados deverão ser confrontados com outras pesquisas que se venham a realizar, neste âmbito.
id RCAP_85df4554a346eb9218f41edbced6e24a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação académica em Medicina: um estudo exploratórioFormação académicaPrática clínicaMédicosPortugalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste artigo, dá-se a conhecer um estudo sobre o impacto da formação académica de médicos, em Portugal, no que se refere à prática clínica. A metodologia foi de tipo misto, com passagem de inquérito por questionário, semi-estruturado; na análise de resultados utilizou-se análise temática conteúdo e tratamento de dados básicos em SPSS. Os grupos temáticos criados para análise, tratamento e discussão de dados foram ‘Ciências básicas’, ‘Áreas clínicas’, ‘Especialidades’, ‘Saúde pública’, ‘Humanidades em Medicina’ e ‘Outras’; nelas se incluíram áreas/valências/disciplinas e unidades curriculares explicitadas pelos entrevistados. Os resultados apontam para áreas que claramente são consideradas menos importantes face às áreas clínicas (bem como da Medicina interna), nomeadamente as ‘Ciências básicas’. No que respeita a outras áreas, como a de ‘Humanidades em Medicina’, os resultados são contraditórios, dado surgir simultaneamente como uma das áreas com menor influência na prática clínica, bem como a área mais requisitada no que se refere à necessidade formativa. O número de questionários validados para o estudo (124) apenas permite cunhar este estudo de exploratório, pelo que os dados aqui mencionados deverão ser confrontados com outras pesquisas que se venham a realizar, neste âmbito.The impact of physicians' academic training in clinical practice in Portugal: an exploratory study In this article, we present a study on the impact of doctors' academic training in Portugal in relation to clinical practice. The methodology was mainly, but not exclusively, qualitative, with passage of semi-structured questionnaire survey; in the analysis of results we used thematic content analysis and processing of basic data in SPSS. The thematic groups created for analysis and discussion of treatment data were 'Basic Sciences', 'Clinical Areas', 'Specialties', 'Public health', 'Humanities in Medicine' and 'Others'. These include the areas/themes mentioned by the respondents. The results clearly point to areas that are considered less important with regard to clinical areas (as well as to internal medicine), including 'basic sciences'. With regard to other areas, such as 'Humanities in Medicine', the results are contradictory, since it appears simultaneously as one of the areas with less influence on clinical practice, as well as the area most requested regarding the need for training. The number of validated questionnaires for the study (124) only allows for coining it as an exploratory study; so the data herein should be confronted with other research that should be performed in this context.Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP)Universidade do MinhoOliveira, Clara CostaFeio, Ana2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41830por0870-0311http://www.medicoscatolicos.pt/images/pdf/revista_acao_medica/2014/marco2014.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:17.555407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação académica em Medicina: um estudo exploratório
title A formação académica em Medicina: um estudo exploratório
spellingShingle A formação académica em Medicina: um estudo exploratório
Oliveira, Clara Costa
Formação académica
Prática clínica
Médicos
Portugal
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A formação académica em Medicina: um estudo exploratório
title_full A formação académica em Medicina: um estudo exploratório
title_fullStr A formação académica em Medicina: um estudo exploratório
title_full_unstemmed A formação académica em Medicina: um estudo exploratório
title_sort A formação académica em Medicina: um estudo exploratório
author Oliveira, Clara Costa
author_facet Oliveira, Clara Costa
Feio, Ana
author_role author
author2 Feio, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Clara Costa
Feio, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação académica
Prática clínica
Médicos
Portugal
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação académica
Prática clínica
Médicos
Portugal
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste artigo, dá-se a conhecer um estudo sobre o impacto da formação académica de médicos, em Portugal, no que se refere à prática clínica. A metodologia foi de tipo misto, com passagem de inquérito por questionário, semi-estruturado; na análise de resultados utilizou-se análise temática conteúdo e tratamento de dados básicos em SPSS. Os grupos temáticos criados para análise, tratamento e discussão de dados foram ‘Ciências básicas’, ‘Áreas clínicas’, ‘Especialidades’, ‘Saúde pública’, ‘Humanidades em Medicina’ e ‘Outras’; nelas se incluíram áreas/valências/disciplinas e unidades curriculares explicitadas pelos entrevistados. Os resultados apontam para áreas que claramente são consideradas menos importantes face às áreas clínicas (bem como da Medicina interna), nomeadamente as ‘Ciências básicas’. No que respeita a outras áreas, como a de ‘Humanidades em Medicina’, os resultados são contraditórios, dado surgir simultaneamente como uma das áreas com menor influência na prática clínica, bem como a área mais requisitada no que se refere à necessidade formativa. O número de questionários validados para o estudo (124) apenas permite cunhar este estudo de exploratório, pelo que os dados aqui mencionados deverão ser confrontados com outras pesquisas que se venham a realizar, neste âmbito.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03
2014-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/41830
url http://hdl.handle.net/1822/41830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0870-0311
http://www.medicoscatolicos.pt/images/pdf/revista_acao_medica/2014/marco2014.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP)
publisher.none.fl_str_mv Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132598187851776