Estudo do impacto da simulação realística na formação do acadêmico de medicina / Study of the impact of realistic simulation on medical students' training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46728 |
Resumo: | A Simulação Realística é um método de aprendizado que utiliza de técnicas elaboradas com o intuito de produzir cenários próximos da realidade para que haja uma interação do discente com o meio e possa dessa forma aprender e aplicar seus conhecimentos no cenário. A implementação dessa metodologia vem ganhando espaço no exterior e no Brasil, com investimentos consideráveis em centros acadêmicos de simulação realística, com foco nas áreas de saúde. Além disso, é o único método atual que une a teoria, a prática esperada e o gerenciamento emocional da situação. Sua realização é composta de etapas, havendo no final o"debriefing", que é uma análise externa da conduta utilizada pelo estudante, exaltando os acertos e erros ocorridos e esclarecendo as dúvidas pertinentes sobre o tema escolhido. O principal objetivo desse método é fornecer um preparo prévio para o acadêmico, proporcionando-lhe maior confiança e preparo para enfrentar os desafios da futura profissão no cenário real. Esse estudo utilizou um questionário com 21 perguntas sobre o método no curso de Medicina de uma Universidade particular no Brasil, respondido por 92 acadêmicos que possuem a Simulação Realística como parte da grade curricular. A partir desse feedback, foi possível avaliar que a prática nos centros de simulação está repercutindo positivamente sobre os alunos, com o objetivo maior de associação teórica com prática para a construção de um futuro profissional de saúde competente, completo e com habilidades comportamentais e de raciocínio. Além disso, a emergência foi ressaltada pelos alunos como a área de maior significância no cenário e a presença de atores durante a encenação torna o ambiente mais realista, exigindo uma postura mais profissional por parte dos estudantes. Pôde-se, porém, observar um déficit na interdisciplinaridade entre SR, tutoria, morfofuncional e aulas teóricas, não sendo capaz de promover uma base consistente nos quesitos teórico e prático para que os alunos entrem nos cenários de simulação e se sintam seguros em atuar como médicos. Já no que se refere à importância da SR durante o período de pandemia pela COVID-19, em que as aulas práticas presenciais nos ambientes hospitalares foram suspendidas, a SR foi considerada uma alternativa de suma importância para o ensino da prática e consolidação dos aprendizados teóricos. |
id |
VERACRUZ-0_1ebc0b96cfbb7286d3185c11a28a4700 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46728 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo do impacto da simulação realística na formação do acadêmico de medicina / Study of the impact of realistic simulation on medical students' trainingsimulação realísticaacadêmicos de medicinaprofissionais da saúdecompetência clínicapercepção prática.A Simulação Realística é um método de aprendizado que utiliza de técnicas elaboradas com o intuito de produzir cenários próximos da realidade para que haja uma interação do discente com o meio e possa dessa forma aprender e aplicar seus conhecimentos no cenário. A implementação dessa metodologia vem ganhando espaço no exterior e no Brasil, com investimentos consideráveis em centros acadêmicos de simulação realística, com foco nas áreas de saúde. Além disso, é o único método atual que une a teoria, a prática esperada e o gerenciamento emocional da situação. Sua realização é composta de etapas, havendo no final o"debriefing", que é uma análise externa da conduta utilizada pelo estudante, exaltando os acertos e erros ocorridos e esclarecendo as dúvidas pertinentes sobre o tema escolhido. O principal objetivo desse método é fornecer um preparo prévio para o acadêmico, proporcionando-lhe maior confiança e preparo para enfrentar os desafios da futura profissão no cenário real. Esse estudo utilizou um questionário com 21 perguntas sobre o método no curso de Medicina de uma Universidade particular no Brasil, respondido por 92 acadêmicos que possuem a Simulação Realística como parte da grade curricular. A partir desse feedback, foi possível avaliar que a prática nos centros de simulação está repercutindo positivamente sobre os alunos, com o objetivo maior de associação teórica com prática para a construção de um futuro profissional de saúde competente, completo e com habilidades comportamentais e de raciocínio. Além disso, a emergência foi ressaltada pelos alunos como a área de maior significância no cenário e a presença de atores durante a encenação torna o ambiente mais realista, exigindo uma postura mais profissional por parte dos estudantes. Pôde-se, porém, observar um déficit na interdisciplinaridade entre SR, tutoria, morfofuncional e aulas teóricas, não sendo capaz de promover uma base consistente nos quesitos teórico e prático para que os alunos entrem nos cenários de simulação e se sintam seguros em atuar como médicos. Já no que se refere à importância da SR durante o período de pandemia pela COVID-19, em que as aulas práticas presenciais nos ambientes hospitalares foram suspendidas, a SR foi considerada uma alternativa de suma importância para o ensino da prática e consolidação dos aprendizados teóricos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4672810.34117/bjdv8n4-349Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28098-28117Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28098-28117Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28098-281172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46728/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrudente, Eduarda MartinsDutra, Amanda Guedes AssisSilva, Mylena ValadaresDutra, Thiago Guedes AssisSeixas, Lucas Belém Pessôa de Melo GuerraSantos, Gustavo Araújo do NascimentoVabo, Augusto de Oliveira Magalhães doTrindade, Alberto Vilar2022-06-22T19:44:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46728Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:35.057487Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do impacto da simulação realística na formação do acadêmico de medicina / Study of the impact of realistic simulation on medical students' training |
title |
Estudo do impacto da simulação realística na formação do acadêmico de medicina / Study of the impact of realistic simulation on medical students' training |
spellingShingle |
Estudo do impacto da simulação realística na formação do acadêmico de medicina / Study of the impact of realistic simulation on medical students' training Prudente, Eduarda Martins simulação realística acadêmicos de medicina profissionais da saúde competência clínica percepção prática. |
title_short |
Estudo do impacto da simulação realística na formação do acadêmico de medicina / Study of the impact of realistic simulation on medical students' training |
title_full |
Estudo do impacto da simulação realística na formação do acadêmico de medicina / Study of the impact of realistic simulation on medical students' training |
title_fullStr |
Estudo do impacto da simulação realística na formação do acadêmico de medicina / Study of the impact of realistic simulation on medical students' training |
title_full_unstemmed |
Estudo do impacto da simulação realística na formação do acadêmico de medicina / Study of the impact of realistic simulation on medical students' training |
title_sort |
Estudo do impacto da simulação realística na formação do acadêmico de medicina / Study of the impact of realistic simulation on medical students' training |
author |
Prudente, Eduarda Martins |
author_facet |
Prudente, Eduarda Martins Dutra, Amanda Guedes Assis Silva, Mylena Valadares Dutra, Thiago Guedes Assis Seixas, Lucas Belém Pessôa de Melo Guerra Santos, Gustavo Araújo do Nascimento Vabo, Augusto de Oliveira Magalhães do Trindade, Alberto Vilar |
author_role |
author |
author2 |
Dutra, Amanda Guedes Assis Silva, Mylena Valadares Dutra, Thiago Guedes Assis Seixas, Lucas Belém Pessôa de Melo Guerra Santos, Gustavo Araújo do Nascimento Vabo, Augusto de Oliveira Magalhães do Trindade, Alberto Vilar |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prudente, Eduarda Martins Dutra, Amanda Guedes Assis Silva, Mylena Valadares Dutra, Thiago Guedes Assis Seixas, Lucas Belém Pessôa de Melo Guerra Santos, Gustavo Araújo do Nascimento Vabo, Augusto de Oliveira Magalhães do Trindade, Alberto Vilar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
simulação realística acadêmicos de medicina profissionais da saúde competência clínica percepção prática. |
topic |
simulação realística acadêmicos de medicina profissionais da saúde competência clínica percepção prática. |
description |
A Simulação Realística é um método de aprendizado que utiliza de técnicas elaboradas com o intuito de produzir cenários próximos da realidade para que haja uma interação do discente com o meio e possa dessa forma aprender e aplicar seus conhecimentos no cenário. A implementação dessa metodologia vem ganhando espaço no exterior e no Brasil, com investimentos consideráveis em centros acadêmicos de simulação realística, com foco nas áreas de saúde. Além disso, é o único método atual que une a teoria, a prática esperada e o gerenciamento emocional da situação. Sua realização é composta de etapas, havendo no final o"debriefing", que é uma análise externa da conduta utilizada pelo estudante, exaltando os acertos e erros ocorridos e esclarecendo as dúvidas pertinentes sobre o tema escolhido. O principal objetivo desse método é fornecer um preparo prévio para o acadêmico, proporcionando-lhe maior confiança e preparo para enfrentar os desafios da futura profissão no cenário real. Esse estudo utilizou um questionário com 21 perguntas sobre o método no curso de Medicina de uma Universidade particular no Brasil, respondido por 92 acadêmicos que possuem a Simulação Realística como parte da grade curricular. A partir desse feedback, foi possível avaliar que a prática nos centros de simulação está repercutindo positivamente sobre os alunos, com o objetivo maior de associação teórica com prática para a construção de um futuro profissional de saúde competente, completo e com habilidades comportamentais e de raciocínio. Além disso, a emergência foi ressaltada pelos alunos como a área de maior significância no cenário e a presença de atores durante a encenação torna o ambiente mais realista, exigindo uma postura mais profissional por parte dos estudantes. Pôde-se, porém, observar um déficit na interdisciplinaridade entre SR, tutoria, morfofuncional e aulas teóricas, não sendo capaz de promover uma base consistente nos quesitos teórico e prático para que os alunos entrem nos cenários de simulação e se sintam seguros em atuar como médicos. Já no que se refere à importância da SR durante o período de pandemia pela COVID-19, em que as aulas práticas presenciais nos ambientes hospitalares foram suspendidas, a SR foi considerada uma alternativa de suma importância para o ensino da prática e consolidação dos aprendizados teóricos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46728 10.34117/bjdv8n4-349 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46728 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46728/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28098-28117 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28098-28117 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28098-28117 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645592287510528 |