Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demeda, Clenice Teresinha Favero
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5179
Resumo: A dissertação “Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil” tem por objeto de estudo o desenvolvimento psicomotor e a grafomotricidade sendo essa um dos aspectos preponderantes para à aquisição da escrita. Para tanto, contou-se com um grupo de seis crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade integrantes do nível V da educação infantil. A investigação recorreu aos princípios da pesquisa participante nos conformes da abordagem qualitativa, na qual se pode observar e acompanhar o desempenho psicomotor das crianças através da relação teoria/prática da psicomotricidade. Assim, foi possível entender a complexidade que envolve corpo, desenvolvimento psicomotor, cognição e psique como princípios que unificam o ser humano, possibilitando à criança apropriar-se das aquisições psicomotoras, principalmente a grafomotricidade. A abordagem teve como referencial teórico as obras de Acouturie (2007), Boscaini(1998), Fonseca (2008), Levin (2002), Le Boulch (2001), Ferreira(2008) , Piaget(1973), Oliveira (2010) Kramer (2009), Vygotsky (1996), entre outros. Com esse cenário, podem-se apresentar três pontos fundamentais: o princípio da educação infantil no Brasil, corpo e desenvolvimento psicomotor como pressuposto da grafomotricidade, escrita e aprendizagem a partir da concepção da psicomotricidade e da educação e seus efeitos no desenvolvimento infantil. Através dos recursos metodológicos da psicomotriciade pudemos constatar que ocorreu evolução no desenvolvimento psicomotor e grafomotor das crianças colaboradoras.
id RCAP_85f84f97dd3f2b9ebcedf9b6de90bea7
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantilEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INFANTILDESENVOLVIMENTO PSICOMOTORESCRITAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONCHILD EDUCATIONPSYCHOMOTOR DEVELOPMENTWRITINGA dissertação “Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil” tem por objeto de estudo o desenvolvimento psicomotor e a grafomotricidade sendo essa um dos aspectos preponderantes para à aquisição da escrita. Para tanto, contou-se com um grupo de seis crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade integrantes do nível V da educação infantil. A investigação recorreu aos princípios da pesquisa participante nos conformes da abordagem qualitativa, na qual se pode observar e acompanhar o desempenho psicomotor das crianças através da relação teoria/prática da psicomotricidade. Assim, foi possível entender a complexidade que envolve corpo, desenvolvimento psicomotor, cognição e psique como princípios que unificam o ser humano, possibilitando à criança apropriar-se das aquisições psicomotoras, principalmente a grafomotricidade. A abordagem teve como referencial teórico as obras de Acouturie (2007), Boscaini(1998), Fonseca (2008), Levin (2002), Le Boulch (2001), Ferreira(2008) , Piaget(1973), Oliveira (2010) Kramer (2009), Vygotsky (1996), entre outros. Com esse cenário, podem-se apresentar três pontos fundamentais: o princípio da educação infantil no Brasil, corpo e desenvolvimento psicomotor como pressuposto da grafomotricidade, escrita e aprendizagem a partir da concepção da psicomotricidade e da educação e seus efeitos no desenvolvimento infantil. Através dos recursos metodológicos da psicomotriciade pudemos constatar que ocorreu evolução no desenvolvimento psicomotor e grafomotor das crianças colaboradoras.The dissertation "Body and writing: the graphomotricity in early childhood education" aims to study the psychomotor development and graphomotricity, which is one of the compelling aspects to the acquisition of writing. To do so, a group of six children aged between 5 and 6 years old, members of the 5th level of early childhood education, was selected. The investigation used the principles of the research participant according to the qualitative approach, in which one can observe and follow the psychomotor performance of the children through the relation theory/practice of psychomotricity. Thus, it was possible to understand the complexity that involves body, psychomotor development, cognition and psyche as principles that unify the human being, enabling the child to take ownership of the psychomotor acquisitions, mainly graphomotricity, which is responsible for writing acquisition. The approach had as theoretical references, works by Acouturier, Levin, Fonseca Boscaini, Le Boulch, Ferreira, Piaget, Oliveira, Kramer, Vygotsky, among others. In this scenario, three fundamental points can be presented: the principle of child education in Brazil, body and psychomotor development as assumption of graphomotricity, writing and learning from the conception of psychomotricity and education and its effects on child development. Through methodological psychomotricity resources we established that evolution occurred in the psychomotor and graphomotor development of collaborators children.2014-07-04T11:00:04Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5179TID:201252198porDemeda, Clenice Teresinha Faveroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:33.627804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil
title Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil
spellingShingle Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil
Demeda, Clenice Teresinha Favero
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
ESCRITA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
CHILD EDUCATION
PSYCHOMOTOR DEVELOPMENT
WRITING
title_short Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil
title_full Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil
title_fullStr Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil
title_full_unstemmed Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil
title_sort Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil
author Demeda, Clenice Teresinha Favero
author_facet Demeda, Clenice Teresinha Favero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demeda, Clenice Teresinha Favero
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
ESCRITA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
CHILD EDUCATION
PSYCHOMOTOR DEVELOPMENT
WRITING
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
ESCRITA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
CHILD EDUCATION
PSYCHOMOTOR DEVELOPMENT
WRITING
description A dissertação “Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil” tem por objeto de estudo o desenvolvimento psicomotor e a grafomotricidade sendo essa um dos aspectos preponderantes para à aquisição da escrita. Para tanto, contou-se com um grupo de seis crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade integrantes do nível V da educação infantil. A investigação recorreu aos princípios da pesquisa participante nos conformes da abordagem qualitativa, na qual se pode observar e acompanhar o desempenho psicomotor das crianças através da relação teoria/prática da psicomotricidade. Assim, foi possível entender a complexidade que envolve corpo, desenvolvimento psicomotor, cognição e psique como princípios que unificam o ser humano, possibilitando à criança apropriar-se das aquisições psicomotoras, principalmente a grafomotricidade. A abordagem teve como referencial teórico as obras de Acouturie (2007), Boscaini(1998), Fonseca (2008), Levin (2002), Le Boulch (2001), Ferreira(2008) , Piaget(1973), Oliveira (2010) Kramer (2009), Vygotsky (1996), entre outros. Com esse cenário, podem-se apresentar três pontos fundamentais: o princípio da educação infantil no Brasil, corpo e desenvolvimento psicomotor como pressuposto da grafomotricidade, escrita e aprendizagem a partir da concepção da psicomotricidade e da educação e seus efeitos no desenvolvimento infantil. Através dos recursos metodológicos da psicomotriciade pudemos constatar que ocorreu evolução no desenvolvimento psicomotor e grafomotor das crianças colaboradoras.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-07-04T11:00:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5179
TID:201252198
url http://hdl.handle.net/10437/5179
identifier_str_mv TID:201252198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131273013231616