Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santi Maria, Thalissa Lara Crispim, 1983-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618162
Resumo: Orientador: Gislene de Campos Oliveira
id UNICAMP-30_f025dd0be7e91123e11e3aa70b8a17fb
oai_identifier_str oai::868628
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantilPsychomotor development of students in kindergartenDesenvolvimento psicomotorAvaliaçãoEducação de criançasPsychomotor developmentEvaluationChild educationOrientador: Gislene de Campos OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo da presente pesquisa foi verificar a idade motora de crianças, por meio do diagnóstico das habilidades psicomotoras, no último trimestre da educação infantil. Participaram do estudo 40 crianças de uma escola pública da rede Municipal da cidade de Vinhedo. Como se tratava de quatro turmas de fase II na unidade escolar foram selecionadas 10 crianças de cada sala, sendo cinco meninos e cinco meninas. O diagnóstico foi realizado individualmente por meio de uma avaliação psicomotora, que verifica as habilidades no que se refere à coordenação e equilíbrio, esquema corporal, lateralidade, organização e estruturação espacial e organização e estruturação temporal. Os dados referentes à avaliação psicomotora (Oliveira, 2010b) foram analisados e comparados a partir dos fundamentos teóricos da Psicomotricidade, tendo como referência o nível de desenvolvimento psicomotor compatível com a faixa-etária avaliada. A análise dos dados se deu de forma qualitativa (descrição e discussão do desenvolvimento psicomotor apresentado pelos alunos da escola analisada); descritiva (análise das principais variáveis do banco de dados total); comparativa (discussão das variáveis entre os gêneros através dos testes qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher) e gráfica (apresentação dos principais dados encontrados). Os resultados encontrados revelam que um número elevado de crianças apresentou dificuldade nas provas de Lateralidade e Orientação Temporal. Ao comparar os gêneros, o estudo constatou não haver diferença significativa entre os meninos e as meninas para nenhuma das variáveis avaliadas, apenas uma leve tendência de um melhor desempenho das meninas para Orientação Espacial e Orientação Temporal.Abstract: The objective of this research was to verify the motor age of children, by means of diagnosis of psychomotor skills, in the last three months of child education. Study participants were 40 children in a public school of the city of Vinhedo. As it was fou classes of phase II in school unit were selected 10 children in each room, five boys and five girls. The diagnosis was made individually by means of a psychomotor evaluation, which checks the abilities with regard to the coordination and balance, body scheme, laterality, space organization and structure and time organization and structuring. The data relating to the psychomotor evaluation (Oliveira, 2010b) were analyzed and compared from the theoretical foundations of Psychomotricity, in relation to the level of psychomotor development compatible with the age group assessed. The data analysis was done in a qualitative way (description and discussion of psychomotor development presented by the students of examined school); descriptive (analysis of the main variables of the total database); Comparative (discussion of variables between genders by Person's qui-quadrado test and Fisher's exato) and graphic (presentation of the main data found). The results show that a large number of children had a lot of difficulty in laterality and Temporal Orientation evidence. When compare the genus the study found no significant difference between the boys and girls for any of the variables assessed, only a slight tendency for a better performance of the girls for spatial orientation and Temporal Orientation.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Oliveira, Gislene de Campos, 1945-Fini, Lucila Diehl TolaineToledo, Marcia MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSanti Maria, Thalissa Lara Crispim, 1983-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618162SANTI MARIA, Thalissa Lara Crispim. Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantil. 2012. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618162. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/868628porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:41:05Zoai::868628Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:41:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantil
Psychomotor development of students in kindergarten
title Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantil
spellingShingle Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantil
Santi Maria, Thalissa Lara Crispim, 1983-
Desenvolvimento psicomotor
Avaliação
Educação de crianças
Psychomotor development
Evaluation
Child education
title_short Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantil
title_full Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantil
title_fullStr Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantil
title_full_unstemmed Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantil
title_sort Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantil
author Santi Maria, Thalissa Lara Crispim, 1983-
author_facet Santi Maria, Thalissa Lara Crispim, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
Fini, Lucila Diehl Tolaine
Toledo, Marcia Maria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santi Maria, Thalissa Lara Crispim, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento psicomotor
Avaliação
Educação de crianças
Psychomotor development
Evaluation
Child education
topic Desenvolvimento psicomotor
Avaliação
Educação de crianças
Psychomotor development
Evaluation
Child education
description Orientador: Gislene de Campos Oliveira
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618162
SANTI MARIA, Thalissa Lara Crispim. Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantil. 2012. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618162. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618162
identifier_str_mv SANTI MARIA, Thalissa Lara Crispim. Desenvolvimento psicomotor de alunos na educação infantil. 2012. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618162. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/868628
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
99 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189080763727872