O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cristiana Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23891
Resumo: O presente relatório expõe o estudo realizado ao longo do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB. Reflete a experiência obtida através da implementação de um projeto sobre o uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma do 6º ano, ao longo do ano letivo 2016/2017. Esta investigação teve como objetivo verificar se seria possível fomentar o uso de conectores discursivos em textos, bem como contribuir para a sedimentação do conhecimento linguístico dos alunos. Para isso, foram trabalhados conectores em oficina de gramática e elaboradas várias atividades de reescrita e escrita de textos. É importante o trabalho com conectores discursivos pois estes são elementos fundamentais para a construção da coesão e da coerência textuais. Discutimos os resultados obtidos e avaliamos em que medida a proposta de abordagem pedagógico-didática implementada contribuiu para uma resposta ao nosso principal objetivo. Refletimos, por fim, sobre os resultados obtidos e sobre as opções pedagógico-didáticas escolhidas com o objetivo de encontrar futuras propostas de abordagem a este conteúdo programático.
id RCAP_85fbc22ae5660fdb5063d03a530a7493
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23891
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º anoConectores DiscursivosMarcadores DiscursivosOficina de GramáticaCoesão TextualCoerência TextualO presente relatório expõe o estudo realizado ao longo do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB. Reflete a experiência obtida através da implementação de um projeto sobre o uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma do 6º ano, ao longo do ano letivo 2016/2017. Esta investigação teve como objetivo verificar se seria possível fomentar o uso de conectores discursivos em textos, bem como contribuir para a sedimentação do conhecimento linguístico dos alunos. Para isso, foram trabalhados conectores em oficina de gramática e elaboradas várias atividades de reescrita e escrita de textos. É importante o trabalho com conectores discursivos pois estes são elementos fundamentais para a construção da coesão e da coerência textuais. Discutimos os resultados obtidos e avaliamos em que medida a proposta de abordagem pedagógico-didática implementada contribuiu para uma resposta ao nosso principal objetivo. Refletimos, por fim, sobre os resultados obtidos e sobre as opções pedagógico-didáticas escolhidas com o objetivo de encontrar futuras propostas de abordagem a este conteúdo programático.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Repositório ComumRodrigues, Cristiana Mendes2018-08-28T10:29:46Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23891201962209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:12.958771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano
title O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano
spellingShingle O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano
Rodrigues, Cristiana Mendes
Conectores Discursivos
Marcadores Discursivos
Oficina de Gramática
Coesão Textual
Coerência Textual
title_short O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano
title_full O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano
title_fullStr O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano
title_full_unstemmed O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano
title_sort O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano
author Rodrigues, Cristiana Mendes
author_facet Rodrigues, Cristiana Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cristiana Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Conectores Discursivos
Marcadores Discursivos
Oficina de Gramática
Coesão Textual
Coerência Textual
topic Conectores Discursivos
Marcadores Discursivos
Oficina de Gramática
Coesão Textual
Coerência Textual
description O presente relatório expõe o estudo realizado ao longo do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB. Reflete a experiência obtida através da implementação de um projeto sobre o uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma do 6º ano, ao longo do ano letivo 2016/2017. Esta investigação teve como objetivo verificar se seria possível fomentar o uso de conectores discursivos em textos, bem como contribuir para a sedimentação do conhecimento linguístico dos alunos. Para isso, foram trabalhados conectores em oficina de gramática e elaboradas várias atividades de reescrita e escrita de textos. É importante o trabalho com conectores discursivos pois estes são elementos fundamentais para a construção da coesão e da coerência textuais. Discutimos os resultados obtidos e avaliamos em que medida a proposta de abordagem pedagógico-didática implementada contribuiu para uma resposta ao nosso principal objetivo. Refletimos, por fim, sobre os resultados obtidos e sobre as opções pedagógico-didáticas escolhidas com o objetivo de encontrar futuras propostas de abordagem a este conteúdo programático.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-28T10:29:46Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23891
201962209
url http://hdl.handle.net/10400.26/23891
identifier_str_mv 201962209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130026059235328