O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23891 |
Resumo: | O presente relatório expõe o estudo realizado ao longo do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB. Reflete a experiência obtida através da implementação de um projeto sobre o uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma do 6º ano, ao longo do ano letivo 2016/2017. Esta investigação teve como objetivo verificar se seria possível fomentar o uso de conectores discursivos em textos, bem como contribuir para a sedimentação do conhecimento linguístico dos alunos. Para isso, foram trabalhados conectores em oficina de gramática e elaboradas várias atividades de reescrita e escrita de textos. É importante o trabalho com conectores discursivos pois estes são elementos fundamentais para a construção da coesão e da coerência textuais. Discutimos os resultados obtidos e avaliamos em que medida a proposta de abordagem pedagógico-didática implementada contribuiu para uma resposta ao nosso principal objetivo. Refletimos, por fim, sobre os resultados obtidos e sobre as opções pedagógico-didáticas escolhidas com o objetivo de encontrar futuras propostas de abordagem a este conteúdo programático. |
id |
RCAP_85fbc22ae5660fdb5063d03a530a7493 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23891 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º anoConectores DiscursivosMarcadores DiscursivosOficina de GramáticaCoesão TextualCoerência TextualO presente relatório expõe o estudo realizado ao longo do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB. Reflete a experiência obtida através da implementação de um projeto sobre o uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma do 6º ano, ao longo do ano letivo 2016/2017. Esta investigação teve como objetivo verificar se seria possível fomentar o uso de conectores discursivos em textos, bem como contribuir para a sedimentação do conhecimento linguístico dos alunos. Para isso, foram trabalhados conectores em oficina de gramática e elaboradas várias atividades de reescrita e escrita de textos. É importante o trabalho com conectores discursivos pois estes são elementos fundamentais para a construção da coesão e da coerência textuais. Discutimos os resultados obtidos e avaliamos em que medida a proposta de abordagem pedagógico-didática implementada contribuiu para uma resposta ao nosso principal objetivo. Refletimos, por fim, sobre os resultados obtidos e sobre as opções pedagógico-didáticas escolhidas com o objetivo de encontrar futuras propostas de abordagem a este conteúdo programático.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Repositório ComumRodrigues, Cristiana Mendes2018-08-28T10:29:46Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23891201962209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:12.958771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano |
title |
O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano |
spellingShingle |
O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano Rodrigues, Cristiana Mendes Conectores Discursivos Marcadores Discursivos Oficina de Gramática Coesão Textual Coerência Textual |
title_short |
O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano |
title_full |
O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano |
title_fullStr |
O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano |
title_full_unstemmed |
O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano |
title_sort |
O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano |
author |
Rodrigues, Cristiana Mendes |
author_facet |
Rodrigues, Cristiana Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cristiana Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conectores Discursivos Marcadores Discursivos Oficina de Gramática Coesão Textual Coerência Textual |
topic |
Conectores Discursivos Marcadores Discursivos Oficina de Gramática Coesão Textual Coerência Textual |
description |
O presente relatório expõe o estudo realizado ao longo do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB. Reflete a experiência obtida através da implementação de um projeto sobre o uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma do 6º ano, ao longo do ano letivo 2016/2017. Esta investigação teve como objetivo verificar se seria possível fomentar o uso de conectores discursivos em textos, bem como contribuir para a sedimentação do conhecimento linguístico dos alunos. Para isso, foram trabalhados conectores em oficina de gramática e elaboradas várias atividades de reescrita e escrita de textos. É importante o trabalho com conectores discursivos pois estes são elementos fundamentais para a construção da coesão e da coerência textuais. Discutimos os resultados obtidos e avaliamos em que medida a proposta de abordagem pedagógico-didática implementada contribuiu para uma resposta ao nosso principal objetivo. Refletimos, por fim, sobre os resultados obtidos e sobre as opções pedagógico-didáticas escolhidas com o objetivo de encontrar futuras propostas de abordagem a este conteúdo programático. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-28T10:29:46Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/23891 201962209 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/23891 |
identifier_str_mv |
201962209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130026059235328 |