Plano de negócios para associação cultural "Capsula"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Francisco dos Santos Raposo de Quadros
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26230
Resumo: A Associação sem fins lucrativos a ser criada pretende contribuir para o setor artístico e cultural em Lisboa através do desenvolvimento de eventos de música e arte, debates e workshops. O objetivo principal deste Plano de Negócios é apresentar a estratégia para o primeiro ano de programação. Para tal, foi realizada uma análise dos fatores externos que podem impactar o sector através de uma pesquisa descritiva e exploratória, pelo meio de um questionário realizado junto do público-alvo. Relativamente aos fatores internos, estes resultam da descrição das capacidades dos intervenientes e sua visão da identidade da Associação. O aumento do turismo e do interesse em participar em atividades culturais, e a oferta reduzida de produtos multidisciplinares em Lisboa, demonstram uma oportunidade de negócio clara. Tendo em conta as medidas resultantes do cruzamento dos fatores externos e internos, identificaram-se as diretrizes estratégicas; atendendo ao fato de existirem diferenças claras nas diferentes iniciativas, foram identificados diferentes segmentos para cada uma. O plano de ações apresenta as medidas que devem ser realizadas para a Associação iniciar a sua Programação em Outubro de 2022. Estas ações apresentam um custo reduzido, decorrente de uma estratégia de minimização dos custos. Ainda assim, para o estudo da viabilidade económico-financeira foram contabilizados os custos e receitas provenientes do primeiro ano, com vista a concluir sobre exequibilidade do projeto – que se apresenta como um projeto viável ao final de um ano de atividade.
id RCAP_86065aa4c53c6eae75ac3ade7d6b2a21
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de negócios para associação cultural "Capsula"Plano de negóciosAssociação culturalMarketingCulturaComunidadeEventosBusiness planCultural associationMarketingCultureCommunityEventsA Associação sem fins lucrativos a ser criada pretende contribuir para o setor artístico e cultural em Lisboa através do desenvolvimento de eventos de música e arte, debates e workshops. O objetivo principal deste Plano de Negócios é apresentar a estratégia para o primeiro ano de programação. Para tal, foi realizada uma análise dos fatores externos que podem impactar o sector através de uma pesquisa descritiva e exploratória, pelo meio de um questionário realizado junto do público-alvo. Relativamente aos fatores internos, estes resultam da descrição das capacidades dos intervenientes e sua visão da identidade da Associação. O aumento do turismo e do interesse em participar em atividades culturais, e a oferta reduzida de produtos multidisciplinares em Lisboa, demonstram uma oportunidade de negócio clara. Tendo em conta as medidas resultantes do cruzamento dos fatores externos e internos, identificaram-se as diretrizes estratégicas; atendendo ao fato de existirem diferenças claras nas diferentes iniciativas, foram identificados diferentes segmentos para cada uma. O plano de ações apresenta as medidas que devem ser realizadas para a Associação iniciar a sua Programação em Outubro de 2022. Estas ações apresentam um custo reduzido, decorrente de uma estratégia de minimização dos custos. Ainda assim, para o estudo da viabilidade económico-financeira foram contabilizados os custos e receitas provenientes do primeiro ano, com vista a concluir sobre exequibilidade do projeto – que se apresenta como um projeto viável ao final de um ano de atividade.The non-profit Association to be created aims to contribute to the artistic and cultural sector by developing music and arts events, debates and workshops. The main goal in this Business Plan is to develop a strategy for the first-year program, based on the creation of a viable business model that contributes to the dynamization of the cultural offer in the city of Lisbon. For this reason, an analysis of the external factors that could have an impact on this sector was performed through a descriptive and explorative investigation. Regarding its internal factors, they result from a description of the workgroup skills and vision for the Association's identity. The increase in tourism and interest in participating in cultural activities, as well as the small offer of multidisciplinary products in Lisbon demonstrated a clear business opportunity. Considering the measures that resulted from the connection of external and internal factors, the strategic guidelines of the project were identified; according to the fact that its activities present clear differences, different segments were recognized for each initiative. The action plan introduces the measures that have to be executed for the Association to start its program in October 2022. Most of these measures present low costs due to a cost minimization strategy taken by the core group. Nevertheless, for the economic and financial feasibility analysis, all costs and revenue for the first-year program were taken into account and the non-profit project was considered viable after one year of activity.2023-07-06T00:00:00Z2022-07-06T00:00:00Z2022-07-062022-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26230TID:203052064porMartins, Francisco dos Santos Raposo de Quadrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:00.932957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios para associação cultural "Capsula"
title Plano de negócios para associação cultural "Capsula"
spellingShingle Plano de negócios para associação cultural "Capsula"
Martins, Francisco dos Santos Raposo de Quadros
Plano de negócios
Associação cultural
Marketing
Cultura
Comunidade
Eventos
Business plan
Cultural association
Marketing
Culture
Community
Events
title_short Plano de negócios para associação cultural "Capsula"
title_full Plano de negócios para associação cultural "Capsula"
title_fullStr Plano de negócios para associação cultural "Capsula"
title_full_unstemmed Plano de negócios para associação cultural "Capsula"
title_sort Plano de negócios para associação cultural "Capsula"
author Martins, Francisco dos Santos Raposo de Quadros
author_facet Martins, Francisco dos Santos Raposo de Quadros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Francisco dos Santos Raposo de Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de negócios
Associação cultural
Marketing
Cultura
Comunidade
Eventos
Business plan
Cultural association
Marketing
Culture
Community
Events
topic Plano de negócios
Associação cultural
Marketing
Cultura
Comunidade
Eventos
Business plan
Cultural association
Marketing
Culture
Community
Events
description A Associação sem fins lucrativos a ser criada pretende contribuir para o setor artístico e cultural em Lisboa através do desenvolvimento de eventos de música e arte, debates e workshops. O objetivo principal deste Plano de Negócios é apresentar a estratégia para o primeiro ano de programação. Para tal, foi realizada uma análise dos fatores externos que podem impactar o sector através de uma pesquisa descritiva e exploratória, pelo meio de um questionário realizado junto do público-alvo. Relativamente aos fatores internos, estes resultam da descrição das capacidades dos intervenientes e sua visão da identidade da Associação. O aumento do turismo e do interesse em participar em atividades culturais, e a oferta reduzida de produtos multidisciplinares em Lisboa, demonstram uma oportunidade de negócio clara. Tendo em conta as medidas resultantes do cruzamento dos fatores externos e internos, identificaram-se as diretrizes estratégicas; atendendo ao fato de existirem diferenças claras nas diferentes iniciativas, foram identificados diferentes segmentos para cada uma. O plano de ações apresenta as medidas que devem ser realizadas para a Associação iniciar a sua Programação em Outubro de 2022. Estas ações apresentam um custo reduzido, decorrente de uma estratégia de minimização dos custos. Ainda assim, para o estudo da viabilidade económico-financeira foram contabilizados os custos e receitas provenientes do primeiro ano, com vista a concluir sobre exequibilidade do projeto – que se apresenta como um projeto viável ao final de um ano de atividade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06T00:00:00Z
2022-07-06
2022-02
2023-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/26230
TID:203052064
url http://hdl.handle.net/10071/26230
identifier_str_mv TID:203052064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134770835226624