Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Lídia Sofia Araújo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12118
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e o seu principal objetivo consiste em aprofundar a reflexão sobre a prática educativa que desenvolvemos numa instituição da rede pública de educação pré-escolar, com um grupo de crianças com cinco anos de idade. Ao nível do enquadramento teórico relevam-se as dimensões curriculares e as perspetivas de aprendizagem e desenvolvimento de matriz participativa, acentuando os seus contributos para a construção de práticas facilitadoras de uma progressiva autonomia e integração social das crianças. Incluem-se, ainda, experiências de aprendizagem promovidas com as crianças, acentuando o recurso a uma abordagem globalizante e integrada das diferentes áreas e domínios de conteúdo. Nesse processo releva-se a participação e envolvimento ativo das crianças nas atividades desenvolvidas, bem como o papel que nesse processo os adultos assumem. Centrando a reflexão sobre a globalidade da ação educativa desenvolvida, sublinha-se a importância das oportunidades de aprendizagem criadas e os seus potenciais contributos para a progressão e o bem-estar de todos, crianças e adultos.
id RCAP_860c97caf6d28e9582207a96b8688c6f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12118
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarAutonomia e aprendizagens integradasO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e o seu principal objetivo consiste em aprofundar a reflexão sobre a prática educativa que desenvolvemos numa instituição da rede pública de educação pré-escolar, com um grupo de crianças com cinco anos de idade. Ao nível do enquadramento teórico relevam-se as dimensões curriculares e as perspetivas de aprendizagem e desenvolvimento de matriz participativa, acentuando os seus contributos para a construção de práticas facilitadoras de uma progressiva autonomia e integração social das crianças. Incluem-se, ainda, experiências de aprendizagem promovidas com as crianças, acentuando o recurso a uma abordagem globalizante e integrada das diferentes áreas e domínios de conteúdo. Nesse processo releva-se a participação e envolvimento ativo das crianças nas atividades desenvolvidas, bem como o papel que nesse processo os adultos assumem. Centrando a reflexão sobre a globalidade da ação educativa desenvolvida, sublinha-se a importância das oportunidades de aprendizagem criadas e os seus potenciais contributos para a progressão e o bem-estar de todos, crianças e adultos.This report was developed within the course of Supervised Teaching Practice of the Masters in Preschool Education and its main objective is to deepen reflection on educational practice we develop an institution of public preschool education, with a group of children five years of age . To the theoretical framework level if the fall - curricular dimensions and perspectives of learning and development of participatory matrix, stressing their contributions to the construction of facilitating practices of progressive autonomy and social integration of children . Also included are learning experiences promoted with children , emphasizing the use of a holistic and integrated the different areas and content areas approach . In this case falls within the participation and active involvement of children in the developed activities , as well as the role that adults take in this process . Focusing reflection on the whole of the developed educational activities , stresses the importance of learning opportunities created and their potential contributions to the progress and welfare of all children and adults .Sanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBDomingues, Lídia Sofia Araújo2015-09-30T14:36:16Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12118TID:201989875porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:27Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:32.136414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Domingues, Lídia Sofia Araújo
Educação pré-escolar
Autonomia e aprendizagens integradas
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Domingues, Lídia Sofia Araújo
author_facet Domingues, Lídia Sofia Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Lídia Sofia Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Autonomia e aprendizagens integradas
topic Educação pré-escolar
Autonomia e aprendizagens integradas
description O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e o seu principal objetivo consiste em aprofundar a reflexão sobre a prática educativa que desenvolvemos numa instituição da rede pública de educação pré-escolar, com um grupo de crianças com cinco anos de idade. Ao nível do enquadramento teórico relevam-se as dimensões curriculares e as perspetivas de aprendizagem e desenvolvimento de matriz participativa, acentuando os seus contributos para a construção de práticas facilitadoras de uma progressiva autonomia e integração social das crianças. Incluem-se, ainda, experiências de aprendizagem promovidas com as crianças, acentuando o recurso a uma abordagem globalizante e integrada das diferentes áreas e domínios de conteúdo. Nesse processo releva-se a participação e envolvimento ativo das crianças nas atividades desenvolvidas, bem como o papel que nesse processo os adultos assumem. Centrando a reflexão sobre a globalidade da ação educativa desenvolvida, sublinha-se a importância das oportunidades de aprendizagem criadas e os seus potenciais contributos para a progressão e o bem-estar de todos, crianças e adultos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2015-09-30T14:36:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12118
TID:201989875
url http://hdl.handle.net/10198/12118
identifier_str_mv TID:201989875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135263930187776