A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Élio David Rodrigues da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8121
Resumo: As expressões dramática e corporal são uma ferramenta fantástica de integração e de desenvolvimento do individuo independentemente das suas limitações ou barreiras físicas ou psicológicas. Estas práticas obrigam a altos níveis de concentração e raciocínio que ajudam no desenvolvimento de tarefas e atividades. Por sua vez, numa deficiência ou imperfeição física ou psicológica registada numa criança que tem dificuldade em atingir objetivos da mesma forma que outras crianças num ambiente escolar, entende-se que essa criança requer de necessidades educativas especiais. Crianças com necessidades educativas especiais necessitam de um complemento educativo adicional e diferente, com objetivo de promover o seu desenvolvimento e a sua aprendizagem, utilizando todo o seu potencial, logo as expressões dramáticas e corporais podem ser esse complemento e a ferramenta essencial para potenciar essas crianças. Este estudo é uma revisão bibliográfica ligada as duas principais temáticas acima apresentadas e com base nessa revisão é realizado uma reflexão teórica.
id RCAP_4874216096c26ba170ba98ceffc1967e
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8121
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiaisTeatroExpressão dramáticaJogos dramáticosEducação especialAs expressões dramática e corporal são uma ferramenta fantástica de integração e de desenvolvimento do individuo independentemente das suas limitações ou barreiras físicas ou psicológicas. Estas práticas obrigam a altos níveis de concentração e raciocínio que ajudam no desenvolvimento de tarefas e atividades. Por sua vez, numa deficiência ou imperfeição física ou psicológica registada numa criança que tem dificuldade em atingir objetivos da mesma forma que outras crianças num ambiente escolar, entende-se que essa criança requer de necessidades educativas especiais. Crianças com necessidades educativas especiais necessitam de um complemento educativo adicional e diferente, com objetivo de promover o seu desenvolvimento e a sua aprendizagem, utilizando todo o seu potencial, logo as expressões dramáticas e corporais podem ser esse complemento e a ferramenta essencial para potenciar essas crianças. Este estudo é uma revisão bibliográfica ligada as duas principais temáticas acima apresentadas e com base nessa revisão é realizado uma reflexão teórica.The dramatic and body expressions are a fantastic tool for integration and individual development regardless of their limitations or physical or psychological barriers. These practices require high levels of concentration and reasoning that help in the development of tasks and activities. In turn, disability or physical or psychological imperfection recorded in a child who has difficulty achieving goals in the same way that other children in a school setting, it is understood that the child requires special education needs. Children with special needs require additional and different educational supplement, in order to promote their development and their learning, using their full potential, so the dramatic expressions and body can be the complement and the essential tool to empower these children . This study is a literature review linked the two main themes presented above and based on that review is carried out a theoretical reflection.2017-11-08T15:00:25Z2017-11-08T00:00:00Z2017-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8121porSilva, Élio David Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:05.591334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais
title A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais
spellingShingle A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais
Silva, Élio David Rodrigues da
Teatro
Expressão dramática
Jogos dramáticos
Educação especial
title_short A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais
title_full A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais
title_fullStr A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais
title_sort A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais
author Silva, Élio David Rodrigues da
author_facet Silva, Élio David Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Élio David Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Expressão dramática
Jogos dramáticos
Educação especial
topic Teatro
Expressão dramática
Jogos dramáticos
Educação especial
description As expressões dramática e corporal são uma ferramenta fantástica de integração e de desenvolvimento do individuo independentemente das suas limitações ou barreiras físicas ou psicológicas. Estas práticas obrigam a altos níveis de concentração e raciocínio que ajudam no desenvolvimento de tarefas e atividades. Por sua vez, numa deficiência ou imperfeição física ou psicológica registada numa criança que tem dificuldade em atingir objetivos da mesma forma que outras crianças num ambiente escolar, entende-se que essa criança requer de necessidades educativas especiais. Crianças com necessidades educativas especiais necessitam de um complemento educativo adicional e diferente, com objetivo de promover o seu desenvolvimento e a sua aprendizagem, utilizando todo o seu potencial, logo as expressões dramáticas e corporais podem ser esse complemento e a ferramenta essencial para potenciar essas crianças. Este estudo é uma revisão bibliográfica ligada as duas principais temáticas acima apresentadas e com base nessa revisão é realizado uma reflexão teórica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-08T15:00:25Z
2017-11-08T00:00:00Z
2017-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8121
url http://hdl.handle.net/10348/8121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137116010053632