Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de Engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/25527 |
Resumo: | Neste estudo comparam-se as expectativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionário sobre as suas expectativas em torno da experiência no ES versando cinco dimensões: Formação para o emprego/carreira, Qualidade da formação, Integração social, Ajustamento à pressão social, e Envolvimento político e cidadania. Os resultados mostram um padrão de elevadas expectativas nos estudantes mais jovens. Esta diferença é mais expressiva nas dimensões Pressão Social e Interação Social, sendo menos expressivos nas dimensões Envolvimento político e cidadania e Formação para o emprego/carreira. As expectativas em torno da Qualidade da formação não se diferenciam em função dos dois grupos de estudantes. |
id |
RCAP_b0cb7dd30f6d8991c9a6f51b0888e50a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25527 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de EngenhariaNon-traditional and traditional engineering students’ academic expectationsEnsino SuperiorExpectativas acadêmicasAlunos não-tradicionaisAjustamento académicoHigher educationAcademic expectationsNon-traditional studentsAcademic adjustmentNeste estudo comparam-se as expectativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionário sobre as suas expectativas em torno da experiência no ES versando cinco dimensões: Formação para o emprego/carreira, Qualidade da formação, Integração social, Ajustamento à pressão social, e Envolvimento político e cidadania. Os resultados mostram um padrão de elevadas expectativas nos estudantes mais jovens. Esta diferença é mais expressiva nas dimensões Pressão Social e Interação Social, sendo menos expressivos nas dimensões Envolvimento político e cidadania e Formação para o emprego/carreira. As expectativas em torno da Qualidade da formação não se diferenciam em função dos dois grupos de estudantes.This study compares the initial academic expectations of two groups of Portuguese first-year colege students in engineering programs: traditional students and non-traditional students. Non-traditional students were considered all students who assessed Higher Education (HE) with over 23 years of age. Participants included 430 students. Students answered a questionnaire about their expectations regarding experiences in the focusing on five dimensions: Training for career development, Quality of training, Social interaction, Adjustment to social pressure, and Political engagement and citizenship. Results showed that younger students present a profile of overall higher expectations, when compared to older students. Such a difference is more evident in the dimensions Adjustment to social pressure and Social interaction, and weaker in the dimensions Political engagement and citizenship, and Training for career development. Expectations for Quality of training were not different regarding both groups of students.Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETEFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)Universidad Inca Garcilaso de la Vega. Facultad de Psicología y Trabajo SocialUniversidade do MinhoCosta, Alexandra RibeiroAraújo, Alexandra Maria Dantas de CastroGonçalves, PaulaAlmeida, Leandro S.20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25527por2304-165Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:59:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:59:13Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de Engenharia Non-traditional and traditional engineering students’ academic expectations |
title |
Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de Engenharia |
spellingShingle |
Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de Engenharia Costa, Alexandra Ribeiro Ensino Superior Expectativas acadêmicas Alunos não-tradicionais Ajustamento académico Higher education Academic expectations Non-traditional students Academic adjustment |
title_short |
Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de Engenharia |
title_full |
Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de Engenharia |
title_fullStr |
Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de Engenharia |
title_full_unstemmed |
Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de Engenharia |
title_sort |
Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de Engenharia |
author |
Costa, Alexandra Ribeiro |
author_facet |
Costa, Alexandra Ribeiro Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro Gonçalves, Paula Almeida, Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro Gonçalves, Paula Almeida, Leandro S. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Alexandra Ribeiro Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro Gonçalves, Paula Almeida, Leandro S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Expectativas acadêmicas Alunos não-tradicionais Ajustamento académico Higher education Academic expectations Non-traditional students Academic adjustment |
topic |
Ensino Superior Expectativas acadêmicas Alunos não-tradicionais Ajustamento académico Higher education Academic expectations Non-traditional students Academic adjustment |
description |
Neste estudo comparam-se as expectativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionário sobre as suas expectativas em torno da experiência no ES versando cinco dimensões: Formação para o emprego/carreira, Qualidade da formação, Integração social, Ajustamento à pressão social, e Envolvimento político e cidadania. Os resultados mostram um padrão de elevadas expectativas nos estudantes mais jovens. Esta diferença é mais expressiva nas dimensões Pressão Social e Interação Social, sendo menos expressivos nas dimensões Envolvimento político e cidadania e Formação para o emprego/carreira. As expectativas em torno da Qualidade da formação não se diferenciam em função dos dois grupos de estudantes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/25527 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/25527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2304-165X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Inca Garcilaso de la Vega. Facultad de Psicología y Trabajo Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Inca Garcilaso de la Vega. Facultad de Psicología y Trabajo Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545162112368640 |