Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica n2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma do 8ºA3, no ano letivo 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Filipe Miguel Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97403
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_863af02a7b35f63648534471217c0c9e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97403
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica n2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma do 8ºA3, no ano letivo 2020/2021TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED AT PAMPILHOSA DO BOTÃO N2 BASIC SCHOOL, WITH THE A3 CLASS OF 8th GRADE, IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAREducação FísicaEstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaPerceçãoPhysical EducationTeacher TrainingPedagogical InterventionPerceptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório representa todo o processo desenvolvido no Estágio Pedagógico, este descreve todos os conhecimentos adquiridos durante os anos de formação académica anterior, realizando a transição da teoria à prática. Assim, este relatório representa a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O mesmo foi desenvolvido na Escola Básica N2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma A3 do 8º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo de 2020/2021.Neste documento está representado toda a componente prática realizada de forma sistemática, assim como todas as decisões, estratégias, sucessos e fracassos, pelo qual passámos durante o presente ano letivo. Assim como a descrição de todo o planeamento, a realização e avaliação das práticas, com vista ao desenvolvimento dos conhecimentos e competências dos alunos.Neste sentido, este documento organiza-se por três capítulos. O primeiro capítulo é alusivo à caracterização do contexto da prática desenvolvida, composto pelas expectativas iniciais, pelo projeto formativo e pela caracterização do contexto. O segundo capítulo, dividido em quatro, diz respeito à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, no qual realizamos uma reflexão aprofundada sobre as várias áreas integrantes do Estágio Pedagógico, nomeadamente, as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Foi necessário incluir, também, neste capítulo, a modalidade de Ensino à Distância. Por último, o terceiro capítulo destina-se ao aprofundamento do Tema-Problema, caracterizado pela análise das perceções sobre a intervenção pedagógica dos professores e respetivos alunos.This report represents the entire process developed in the Teacher Training, which describes all the knowledge adquired during the years of previous academic training, performing the transitioning from theory to practice. Thus, this report represents the conclusion of the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, of the faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The same was developed at the N2 Basic School of Pampilhosa do Botão, with the A3 class of the 8th grade, during the 2020/2021 school year.This document represents the entire practical component carried out in a systematic way, as well as all decisions, strategies, successes and failures, we have gone through during this school year. As well as the description of all planning, realization and evaluation of practices, with a view to developing students’ knowledge and skills.In this sense, this document is organized by three chapters. The first chapter is allusive to the characterization of the context of the practice developed, composed of initial expectations, the training project and the characterization of the context. The second chapter, divided into four, concerns the reflective analysis of pedagogical practice, in which we carry out an in-depth reflection on the various areas that are part of the Teacher Training, namely teaching-learning activities, school organization and management, projects and educational partnerships and ethical-professional attitude. It was also necessary to include in this chapter the Distance Learning modality. Finally, the third chapter is intended to deepen the Theme-Problem, characterized by the analysis of perceptions about the pedagogical intervention of teachers and their students.2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97403http://hdl.handle.net/10316/97403TID:202809307porDias, Filipe Miguel Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:20Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:27.590009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica n2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma do 8ºA3, no ano letivo 2020/2021
TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED AT PAMPILHOSA DO BOTÃO N2 BASIC SCHOOL, WITH THE A3 CLASS OF 8th GRADE, IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR
title Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica n2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma do 8ºA3, no ano letivo 2020/2021
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica n2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma do 8ºA3, no ano letivo 2020/2021
Dias, Filipe Miguel Duarte
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Perceção
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Perception
title_short Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica n2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma do 8ºA3, no ano letivo 2020/2021
title_full Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica n2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma do 8ºA3, no ano letivo 2020/2021
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica n2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma do 8ºA3, no ano letivo 2020/2021
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica n2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma do 8ºA3, no ano letivo 2020/2021
title_sort Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica n2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma do 8ºA3, no ano letivo 2020/2021
author Dias, Filipe Miguel Duarte
author_facet Dias, Filipe Miguel Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Filipe Miguel Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Perceção
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Perception
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Perceção
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Perception
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97403
http://hdl.handle.net/10316/97403
TID:202809307
url http://hdl.handle.net/10316/97403
identifier_str_mv TID:202809307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051527819264