Relatório de estágio na agência de publicidade Uzina: a direção de arte na resposta ao briefing criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Mariana Rodrigues dos Santos Jordão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43329
Resumo: O presente Relatório de Estágio tem por finalidade retratar os quatro meses de estágio curricular desempenhados na Agência de Publicidade UZINA, no período compreendido entre 30 de agosto de 2021 e 14 de janeiro de 2022. Ao longo do relatório, serão descritos o percurso e o desempenho da aluna enquanto Diretora de Arte Júnior, bem como os diversos projetos e desafios nos quais teve a possibilidade de participar, enquanto elemento integrado em Dupla Criativa. O objeto de estudo da investigação debruça-se sobre as funções que desempenhou ao longo do estágio, a partir da sua integração no Departamento Criativo da Agência. Em especial, destaca-se a problemática associada à forma como a Direção de Arte responde a Briefings Criativos. A motivação em abordar a temática em causa centra-se em clarificar a função que a Direção de Arte desempenha, no contexto publicitário, de forma a desmistificartodos os procedimentos diários que a mesma atravessa na resposta a Briefings Criativos. A partir de uma melhor compreensão da área de atuação do Design e da Publicidade em contexto profissional, pretende-se ainda esclarecer potenciais alunos interessados em introduzir-se neste meio. Posto isto, a abordagem e metodologias aplicadas definem-se, por um lado, na pesquisa e recolha literária sobre os conteúdos teóricos inerentes à problemática e, por outro lado, numa análise minuciosa de dois casos práticos desenvolvidos para as marcas IKEA e FREE NOW.
id RCAP_8646cbafe2828e2e01a733ecd157f8fb
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43329
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio na agência de publicidade Uzina: a direção de arte na resposta ao briefing criativoPublicidadeDireção de arteBriefing criativoAgência UZINAProcesso criativo de ideiasProcesso de execução visualO presente Relatório de Estágio tem por finalidade retratar os quatro meses de estágio curricular desempenhados na Agência de Publicidade UZINA, no período compreendido entre 30 de agosto de 2021 e 14 de janeiro de 2022. Ao longo do relatório, serão descritos o percurso e o desempenho da aluna enquanto Diretora de Arte Júnior, bem como os diversos projetos e desafios nos quais teve a possibilidade de participar, enquanto elemento integrado em Dupla Criativa. O objeto de estudo da investigação debruça-se sobre as funções que desempenhou ao longo do estágio, a partir da sua integração no Departamento Criativo da Agência. Em especial, destaca-se a problemática associada à forma como a Direção de Arte responde a Briefings Criativos. A motivação em abordar a temática em causa centra-se em clarificar a função que a Direção de Arte desempenha, no contexto publicitário, de forma a desmistificartodos os procedimentos diários que a mesma atravessa na resposta a Briefings Criativos. A partir de uma melhor compreensão da área de atuação do Design e da Publicidade em contexto profissional, pretende-se ainda esclarecer potenciais alunos interessados em introduzir-se neste meio. Posto isto, a abordagem e metodologias aplicadas definem-se, por um lado, na pesquisa e recolha literária sobre os conteúdos teóricos inerentes à problemática e, por outro lado, numa análise minuciosa de dois casos práticos desenvolvidos para as marcas IKEA e FREE NOW.This Internship Report aims to portray the four months of curricular internship carried out at the UZINA Advertising Agency, in the period between August 30, 2021 and January 14, 2022. Throughout the report, the path and performance of the student as Junior Art Director will be described, as well as the various projects and challenges in which she had the opportunity to participate, as part of the Creative Team. The object of study of the research focuses on the functions that she performed throughout the internship, from her integration into the Creative Department of the Agency. In particular, the problem associated with the way in which the Art Direction answers to Creative Briefings is highlighted. The motivation to approach this subject is centred on clarifying the role that the Art Direction plays in the advertising context, in order to demystify all the daily procedures that it goes through when answering to Creative Briefings. From a better understanding of the area of action of Design and Advertising in a professional context, it is also intended to clarify potential students interested in entering this field. Having said this, the approach and methodologies applied are defined, on the one hand, in the research and literary approach on the theoretical contents inherent to the problematic and, on the other hand, in a detailed analysis of two practical cases developed for the brands IKEA and FREE NOW.Santos, Sílvia Maria Rala dosRepositório ComumTrindade, Mariana Rodrigues dos Santos Jordão2023-01-24T13:00:41Z2023-012023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43329TID:203188888porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-09T16:00:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:46.494584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio na agência de publicidade Uzina: a direção de arte na resposta ao briefing criativo
title Relatório de estágio na agência de publicidade Uzina: a direção de arte na resposta ao briefing criativo
spellingShingle Relatório de estágio na agência de publicidade Uzina: a direção de arte na resposta ao briefing criativo
Trindade, Mariana Rodrigues dos Santos Jordão
Publicidade
Direção de arte
Briefing criativo
Agência UZINA
Processo criativo de ideias
Processo de execução visual
title_short Relatório de estágio na agência de publicidade Uzina: a direção de arte na resposta ao briefing criativo
title_full Relatório de estágio na agência de publicidade Uzina: a direção de arte na resposta ao briefing criativo
title_fullStr Relatório de estágio na agência de publicidade Uzina: a direção de arte na resposta ao briefing criativo
title_full_unstemmed Relatório de estágio na agência de publicidade Uzina: a direção de arte na resposta ao briefing criativo
title_sort Relatório de estágio na agência de publicidade Uzina: a direção de arte na resposta ao briefing criativo
author Trindade, Mariana Rodrigues dos Santos Jordão
author_facet Trindade, Mariana Rodrigues dos Santos Jordão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sílvia Maria Rala dos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Mariana Rodrigues dos Santos Jordão
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Direção de arte
Briefing criativo
Agência UZINA
Processo criativo de ideias
Processo de execução visual
topic Publicidade
Direção de arte
Briefing criativo
Agência UZINA
Processo criativo de ideias
Processo de execução visual
description O presente Relatório de Estágio tem por finalidade retratar os quatro meses de estágio curricular desempenhados na Agência de Publicidade UZINA, no período compreendido entre 30 de agosto de 2021 e 14 de janeiro de 2022. Ao longo do relatório, serão descritos o percurso e o desempenho da aluna enquanto Diretora de Arte Júnior, bem como os diversos projetos e desafios nos quais teve a possibilidade de participar, enquanto elemento integrado em Dupla Criativa. O objeto de estudo da investigação debruça-se sobre as funções que desempenhou ao longo do estágio, a partir da sua integração no Departamento Criativo da Agência. Em especial, destaca-se a problemática associada à forma como a Direção de Arte responde a Briefings Criativos. A motivação em abordar a temática em causa centra-se em clarificar a função que a Direção de Arte desempenha, no contexto publicitário, de forma a desmistificartodos os procedimentos diários que a mesma atravessa na resposta a Briefings Criativos. A partir de uma melhor compreensão da área de atuação do Design e da Publicidade em contexto profissional, pretende-se ainda esclarecer potenciais alunos interessados em introduzir-se neste meio. Posto isto, a abordagem e metodologias aplicadas definem-se, por um lado, na pesquisa e recolha literária sobre os conteúdos teóricos inerentes à problemática e, por outro lado, numa análise minuciosa de dois casos práticos desenvolvidos para as marcas IKEA e FREE NOW.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-24T13:00:41Z
2023-01
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43329
TID:203188888
url http://hdl.handle.net/10400.26/43329
identifier_str_mv TID:203188888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130929009000448