Modelo de briefing criativo para campanhas de brand entertainment: Briefing Wall
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11503 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
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Modelo de briefing criativo para campanhas de brand entertainment: Briefing WallInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialPublicidadeCriatividadePlaneamento estratégicoBriefing criativoBrand entertainmentAdvertisingCreativityStrategic planningCreative briefingRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.A necessidade cada vez mais frequente das marcas de se diferenciarem junto dos restantes players, reforça a necessidade de as marcas criarem relações de engagement com o público que se revelem numa preferência pela marca. O brand entertainment é uma alternativa capaz de o fazer. A teoria descreve-o enquanto fusão da publicidade ao entretenimento, de forma a criar experiências que os consumidores querem viver. Ainda que se diferencie da publicidade tradicional, também a concepção campanhas de brand entertainment devem contemplar um briefing criativo a fim de garantir o cumprimento dos objetivos do cliente e a relevância das propostas para o público-alvo. O presente trabalho - relativo à realização de um estágio curricular na agência NERVO, uma agência brand entertainment focada na criação de ativações de marcas e eventos onde foram desempenhadas funções de creative strategist e copywriter - tem como objetivo a proposta de criação de um modelo de briefing criativo adaptado ao brand entertainment e às especificidades da NERVO. Recorrendo ao método de investigação-ação, foi levada a cabo uma análise ao funcionamento da agência de acolhimento enquadrado por uma revisão da literatura que destaca o brand entertainment, planeamento estratégico, e as etapas do processo do desenvolvimento criativo de um produto de comunicação. O modelo, cuja configuração é apresentada no Capítulo III, sofreu uma avaliação por parte dos colaboradores da NERVO, que permitiu verificar a adequação deste ao tipo de trabalho levado a cabo pela agência bem como às suas especificidades.ABSTRACT : The increasing need for brands to differentiate themselves from other players, reinforces the need of the brands to create engagement relationship with the public that reveal the preference for the brand. Brand entertainment is an alternative capable of creating these engagement relationships. The theory describes it as a fusion of advertising and entertainment to create experiences that consumers want to live. Although different, from traditional advertising, brand entertainment campaigns should also include a creative briefing to ensure that the client’s objectives are met and that the proposals are relevant to the target. The present work - related to the conclusion of a curricular internship at NERVO, a brand entertainment agency focused on creating brand activations and events, where the role of creative strategist and copywriter was performed - has as its objective the proposal of creating a creative briefing model adapted to brand entertainment and NERVO's specificities. Using the research-action method, an analysis of the agency’s business was carried out, confirmed by literature review which highlights brand entertainment, strategic planning, and the stages behind the creative process of a communication product. The model, presented in Chapter III, was evaluated by NERVO’s collaborators, making it possible to verify its adequacy to the type of work carried out by the agency as well as its specificities.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCorreia, RosárioRCIPLAntoninho, Joana Neves2020-04-23T11:14:38Z2019-11-292019-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11503TID:202336280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:44.708483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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