Ensino da Geografia e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: O contributo da Abordagem Baseada em Problemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/154156 |
Resumo: | O relatório agora apresentado, é o resultado da Prática de Ensino Supervisionado (PES) realizada no âmbito do Mestrado de Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, que decorreu no ano letivo de 2021/2022. O trabalho levado a cabo assumiu como propósito aprofundar o contributo da disciplina de Geografia no Ensino Básico para a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), tomando por referência os objetivos da Década 2030 definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mas a prática pedagógica incrementada em sala de aula pretendeu igualmente articular aqueles objetivos com o desenvolvimento das competências inscritas nos documentos orientadores do currículo para a disciplina de Geografia, designadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e as Aprendizagens Essenciais (AE). A experiência pedagógica decorreu em parceria com uma turma de 9º ano do 3º Ciclo de Ensino Básico e alicerçou-se num dispositivo didático concebido à luz dos princípios conceptuais e metodológicos da Aprendizagem Baseada em Problemas, ou seja, numa abordagem que atribui ao aluno um papel ativo no processo de construção do saber. Para o efeito, o desenho metodológico adotado resultou numa prática alicerçada nos saberes prévios dos alunos, por via da qual se promoveram também aprendizagens mais significativas, porque orientadas para o desenvolvimento das competências específicas e da literacia geográfica dos alunos, mais do que para a mera transmissão dos conteúdos disciplinares. Os resultados obtidos e a avaliação global do percurso de desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), permitem concluir que o principal desafio que se coloca ao incremento de dispositivos metodológicos como o proposto, decorre da dificuldade em conceber um processo de ensino e aprendizagem capaz de, em simultâneo, articular de modo coerente os princípios estruturantes da ABP com a necessidade de desenvolver os saberes e as competências definidos nas AE para a disciplina de geografia. A aplicação desta metodologia exige a reconceptualização do ensino da própria geografia, alicerçando-o em esquemas conceptuais que traduzam uma visão integrada da disciplina, enquanto rompem com as práticas instituídas ou ainda dominantes. Por outro lado, o sucesso desta abordagem metodológica implica igualmente o incremento de dispositivos de avaliação que privilegiem uma efetiva avaliação das aprendizagens dos alunos. A utilização de meios como o portefólio digital e o relatório escrito, em detrimento do teste sumativo escrito, pretendeu dar corpo a esse objetivo, mas exige a construção de novos instrumentos de avaliação, nomeadamente rúbricas de avaliação que reflitam a complexidade inerente a todo o processo de ensino-aprendizagem. |
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O trabalho levado a cabo assumiu como propósito aprofundar o contributo da disciplina de Geografia no Ensino Básico para a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), tomando por referência os objetivos da Década 2030 definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mas a prática pedagógica incrementada em sala de aula pretendeu igualmente articular aqueles objetivos com o desenvolvimento das competências inscritas nos documentos orientadores do currículo para a disciplina de Geografia, designadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e as Aprendizagens Essenciais (AE). A experiência pedagógica decorreu em parceria com uma turma de 9º ano do 3º Ciclo de Ensino Básico e alicerçou-se num dispositivo didático concebido à luz dos princípios conceptuais e metodológicos da Aprendizagem Baseada em Problemas, ou seja, numa abordagem que atribui ao aluno um papel ativo no processo de construção do saber. Para o efeito, o desenho metodológico adotado resultou numa prática alicerçada nos saberes prévios dos alunos, por via da qual se promoveram também aprendizagens mais significativas, porque orientadas para o desenvolvimento das competências específicas e da literacia geográfica dos alunos, mais do que para a mera transmissão dos conteúdos disciplinares. Os resultados obtidos e a avaliação global do percurso de desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), permitem concluir que o principal desafio que se coloca ao incremento de dispositivos metodológicos como o proposto, decorre da dificuldade em conceber um processo de ensino e aprendizagem capaz de, em simultâneo, articular de modo coerente os princípios estruturantes da ABP com a necessidade de desenvolver os saberes e as competências definidos nas AE para a disciplina de geografia. A aplicação desta metodologia exige a reconceptualização do ensino da própria geografia, alicerçando-o em esquemas conceptuais que traduzam uma visão integrada da disciplina, enquanto rompem com as práticas instituídas ou ainda dominantes. Por outro lado, o sucesso desta abordagem metodológica implica igualmente o incremento de dispositivos de avaliação que privilegiem uma efetiva avaliação das aprendizagens dos alunos. A utilização de meios como o portefólio digital e o relatório escrito, em detrimento do teste sumativo escrito, pretendeu dar corpo a esse objetivo, mas exige a construção de novos instrumentos de avaliação, nomeadamente rúbricas de avaliação que reflitam a complexidade inerente a todo o processo de ensino-aprendizagem.The report now presented is the result of the Supervised Teaching Practice carried out within the scope of the master’s degree in Geography Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, of the Faculty of Social and Human Sciences - Universidade Nova de Lisboa, which took place in the academic year 2021/2022. The work carried out had the purpose of deepening the contribution of the discipline of Geography in Basic Education to the promotion of Education for Sustainable Development (ESD), taking as reference the objectives of the 2030s Agenda defined by the United Nations (UN). The increased pedagogical practice in the classroom also intended to articulate those objectives with the development of the competences inscribed in the guiding documents of the curriculum for the discipline of Geography, namely the Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) and Aprendizagens Essenciais (AE). The pedagogical experience took place in partnership with a 9th grade class of the 3rd Cycle of Basic Education and was based on a didactic device conceived in the light of the conceptual and methodological principles of Problem-Based Learning, that is, an approach that assigns the student a role active in the knowledge construction process. To this end, the methodological design adopted resulted in a practice grounded in the students' prior knowledge, through which more significant learning was also promoted, as it was oriented towards the development of the students' specific skills and geographic literacy. The application of this methodology demands the reconceptualization of the teaching of geography itself, basing it on conceptual schemes that translate an integrated vision of the discipline, while breaking with established or still dominant practices. On the other hand, the success of this methodological approach also implies the increase of assessment devices that favor an effective assessment of students' learning. The use of means such as the digital portfolio and the written report, in detriment of the summative written test, but requires the construction of new assessment instruments, namely assessment rubrics that reflect the complexity inherent to the entire teaching learning process.Alexandre, Fernando Manuel da SilvaRoxo, Maria José Leitão BarrosoRUNMendes, Mário Nuno Loureiro Sousa2023-06-20T09:41:10Z2022-11-282022-01-292022-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/154156TID:203118677porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:36:36Zoai:run.unl.pt:10362/154156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:30.659163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O relatório agora apresentado, é o resultado da Prática de Ensino Supervisionado (PES) realizada no âmbito do Mestrado de Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, que decorreu no ano letivo de 2021/2022. O trabalho levado a cabo assumiu como propósito aprofundar o contributo da disciplina de Geografia no Ensino Básico para a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), tomando por referência os objetivos da Década 2030 definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mas a prática pedagógica incrementada em sala de aula pretendeu igualmente articular aqueles objetivos com o desenvolvimento das competências inscritas nos documentos orientadores do currículo para a disciplina de Geografia, designadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e as Aprendizagens Essenciais (AE). A experiência pedagógica decorreu em parceria com uma turma de 9º ano do 3º Ciclo de Ensino Básico e alicerçou-se num dispositivo didático concebido à luz dos princípios conceptuais e metodológicos da Aprendizagem Baseada em Problemas, ou seja, numa abordagem que atribui ao aluno um papel ativo no processo de construção do saber. Para o efeito, o desenho metodológico adotado resultou numa prática alicerçada nos saberes prévios dos alunos, por via da qual se promoveram também aprendizagens mais significativas, porque orientadas para o desenvolvimento das competências específicas e da literacia geográfica dos alunos, mais do que para a mera transmissão dos conteúdos disciplinares. Os resultados obtidos e a avaliação global do percurso de desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), permitem concluir que o principal desafio que se coloca ao incremento de dispositivos metodológicos como o proposto, decorre da dificuldade em conceber um processo de ensino e aprendizagem capaz de, em simultâneo, articular de modo coerente os princípios estruturantes da ABP com a necessidade de desenvolver os saberes e as competências definidos nas AE para a disciplina de geografia. A aplicação desta metodologia exige a reconceptualização do ensino da própria geografia, alicerçando-o em esquemas conceptuais que traduzam uma visão integrada da disciplina, enquanto rompem com as práticas instituídas ou ainda dominantes. Por outro lado, o sucesso desta abordagem metodológica implica igualmente o incremento de dispositivos de avaliação que privilegiem uma efetiva avaliação das aprendizagens dos alunos. A utilização de meios como o portefólio digital e o relatório escrito, em detrimento do teste sumativo escrito, pretendeu dar corpo a esse objetivo, mas exige a construção de novos instrumentos de avaliação, nomeadamente rúbricas de avaliação que reflitam a complexidade inerente a todo o processo de ensino-aprendizagem. |
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