Avaliação da resultância do uso de jogos sérios no estudo à demência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21107 |
Resumo: | A demência é um distúrbio mental caracterizado pela diminuição lenta e progressiva da capacidade cognitiva. A preocupação dos pacientes sobre a doença e de onde a mesma advém em cada ser humano dificulta a comunicação com os profissionais de saúde. Assim, por falta de comunicação, existe a falta de oportunidades e experiências numa “fisioterapia” imersiva. Deste modo, os jogos sérios visam ser uma estratégia fundamental de intervenção tendo em conta que o seu principal objetivo se foca na combinação entre a atratividade e a motivação com o estudo de competências educacionais, cognitivas, motoras, entre outras. A principal característica da análise da execução e usabilidade do jogo é o envolvimento total do doente. Enquanto estudante e residente numa área com forte investigação na área da saúde, surge a vontade de fundir os conhecimentos na área dos jogos sérios com a vontade de auxiliar os profissionais de saúde às diferentes formas de terapia desta doença recorrendo assim à terapia digital. Tendo por base, os dados da investigação, procedeu-se ao desenvolvimento da aplicação “CogniMove” que se enquadra na classificação de jogo digital sério para a saúde, e cujo objetivo principal é possibilitar aos profissionais de saúde a realização de um treino cognitivo computorizado com os doentes portadores de demência mental e posterior avaliação do mesmo. A idealização da aplicação teve em conta as especificações definidas no Game Design, e passou pelas fases de esboço, wireframes e a fase de elaboração do protótipo interativo. |
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Avaliação da resultância do uso de jogos sérios no estudo à demênciaDemênciaJogos sériosSaúdeDementiaSerious gamesHealthDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaA demência é um distúrbio mental caracterizado pela diminuição lenta e progressiva da capacidade cognitiva. A preocupação dos pacientes sobre a doença e de onde a mesma advém em cada ser humano dificulta a comunicação com os profissionais de saúde. Assim, por falta de comunicação, existe a falta de oportunidades e experiências numa “fisioterapia” imersiva. Deste modo, os jogos sérios visam ser uma estratégia fundamental de intervenção tendo em conta que o seu principal objetivo se foca na combinação entre a atratividade e a motivação com o estudo de competências educacionais, cognitivas, motoras, entre outras. A principal característica da análise da execução e usabilidade do jogo é o envolvimento total do doente. Enquanto estudante e residente numa área com forte investigação na área da saúde, surge a vontade de fundir os conhecimentos na área dos jogos sérios com a vontade de auxiliar os profissionais de saúde às diferentes formas de terapia desta doença recorrendo assim à terapia digital. Tendo por base, os dados da investigação, procedeu-se ao desenvolvimento da aplicação “CogniMove” que se enquadra na classificação de jogo digital sério para a saúde, e cujo objetivo principal é possibilitar aos profissionais de saúde a realização de um treino cognitivo computorizado com os doentes portadores de demência mental e posterior avaliação do mesmo. A idealização da aplicação teve em conta as especificações definidas no Game Design, e passou pelas fases de esboço, wireframes e a fase de elaboração do protótipo interativo.Dementia is a mental disorder characterized by a slow and progressive decrease in cognitive ability. Patients' concern about the disease and where it comes from in each human being makes communication with health professionals difficult. Thus, due to lack of communication, there is a lack of opportunities and experiences in an immersive “physiotherapy.” Serious games aim to be a fundamental intervention strategy considering that their main objective focuses on the combination of attractiveness and motivation with the study of, among others, educational, cognitive and motor skills. The main characteristic of the analysis of the execution and usability of the game is the total involvement of the patient. In this way, as a student and resident in an area with strong research in the health area, there is a desire to merge knowledge in serious games with the desire to support health professionals in helping the different forms of therapy for this disease, thus resorting to digital therapy. Based on research data, the “CogniMove” application was developed, which fits into the classification of the serious digital game for health, and whose main objective is to enable health professionals to carry out a computerized cognitive training with patients and subsequent mental dementia assessment. The idealization of the application considered the specifications defined the Game Design, and went through the sketch phases, wireframes and elaboration of the interactive prototype.Lima, JorgeRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSampaio, Ângela Andreia da Silva2022-11-29T11:30:22Z2022-10-282022-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21107TID:203106679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:11.909512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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