A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14468 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Este trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta e carateriza a instituição onde decorreu a prática educativa supervisionada, denominada Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo aborda toda a componente prática do trabalho desenvolvido em contexto sala de aula, bem como as observações e descrições das aulas lecionadas e atividades assistidas relacionadas com o estágio. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo perceber os benefícios da inclusão da disciplina de Música de Câmara no nível de iniciação musical. A presente dissertação, consiste numa investigação-ação sobre a prática de música de câmara como fator motivacional, bem como o recurso a canções auditivamente familiares no reportório quotidiano das crianças. Foram criados dois grupos de Música de Câmara de forma a avaliar a progressão dos alunos, tendo em conta o aspeto musical e social. As metodologias utilizadas consistiram num registo escrito referente às aulas efetuadas, inquéritos aos professores e encarregados de educação dos alunos, e entrevistas aos alunos participantes. As conclusões obtidas do estudo suportam a ideia que a prática de Música de Câmara desenvolve competências cognitivas nos alunos, tendo esta atividade igualmente influenciado um maior interesse na aprendizagem do instrumento. |
id |
RCAP_8664b006b27998b72128056a1c3906ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14468 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musicalPrática educativaMotivaçãoMúsica de câmaraAprendizagemIniciação musicalCanções auditivamente familiaresEducational practiceMotivationChamber musicLearningMusical initiationAuditively familiar songsO presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Este trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta e carateriza a instituição onde decorreu a prática educativa supervisionada, denominada Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo aborda toda a componente prática do trabalho desenvolvido em contexto sala de aula, bem como as observações e descrições das aulas lecionadas e atividades assistidas relacionadas com o estágio. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo perceber os benefícios da inclusão da disciplina de Música de Câmara no nível de iniciação musical. A presente dissertação, consiste numa investigação-ação sobre a prática de música de câmara como fator motivacional, bem como o recurso a canções auditivamente familiares no reportório quotidiano das crianças. Foram criados dois grupos de Música de Câmara de forma a avaliar a progressão dos alunos, tendo em conta o aspeto musical e social. As metodologias utilizadas consistiram num registo escrito referente às aulas efetuadas, inquéritos aos professores e encarregados de educação dos alunos, e entrevistas aos alunos participantes. As conclusões obtidas do estudo suportam a ideia que a prática de Música de Câmara desenvolve competências cognitivas nos alunos, tendo esta atividade igualmente influenciado um maior interesse na aprendizagem do instrumento.This Professional Internship Report describes the work developed during the current academic year, for the purpose of obtaining the Masters degree in Music Education of Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. This report is divided in three chapters. The first chapter presents and describes the institution where the supervised educational practice was held Academia de Música de Costa Cabral. The second chapter covers the entire practical component of the work developed in the context of the classroom, as well as the observations and descriptions of the lessons given, and the related assisted activities. The third chapter describes the research project developed, which aime was to understand the benefits of the inclusion of the practise of Chamber Music at the level of music initiation. The present dissertation consists in a research about the practice of chamber music as a motivational factor, as well as the inclusion of popular tunes in the daily repertoire of the children. Two groups of Chamber Music were put together in order to evaluate the development of the students, taking into account the musical and social aspects. Difrent methodologies are used, namely; a written diary related to the work carried out in the classes; inquiries to the teachers and legal guardians, and interviews to the partipants students. The conclusions obtained from this reseach reinvorce the idea that the practice of Chamber Music helps in the development of cognitive skills in the students, and atcs as a positive motivational factor also for the learning of the instrument.Lopes, Ricardo SantosFélix, JulianaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Sara Cristina Machado2019-07-23T18:01:53Z2019-07-172019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14468TID:202264530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:28.983319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical |
title |
A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical |
spellingShingle |
A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical Moreira, Sara Cristina Machado Prática educativa Motivação Música de câmara Aprendizagem Iniciação musical Canções auditivamente familiares Educational practice Motivation Chamber music Learning Musical initiation Auditively familiar songs |
title_short |
A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical |
title_full |
A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical |
title_fullStr |
A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical |
title_full_unstemmed |
A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical |
title_sort |
A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical |
author |
Moreira, Sara Cristina Machado |
author_facet |
Moreira, Sara Cristina Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Ricardo Santos Félix, Juliana Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Sara Cristina Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa Motivação Música de câmara Aprendizagem Iniciação musical Canções auditivamente familiares Educational practice Motivation Chamber music Learning Musical initiation Auditively familiar songs |
topic |
Prática educativa Motivação Música de câmara Aprendizagem Iniciação musical Canções auditivamente familiares Educational practice Motivation Chamber music Learning Musical initiation Auditively familiar songs |
description |
O presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Este trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta e carateriza a instituição onde decorreu a prática educativa supervisionada, denominada Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo aborda toda a componente prática do trabalho desenvolvido em contexto sala de aula, bem como as observações e descrições das aulas lecionadas e atividades assistidas relacionadas com o estágio. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo perceber os benefícios da inclusão da disciplina de Música de Câmara no nível de iniciação musical. A presente dissertação, consiste numa investigação-ação sobre a prática de música de câmara como fator motivacional, bem como o recurso a canções auditivamente familiares no reportório quotidiano das crianças. Foram criados dois grupos de Música de Câmara de forma a avaliar a progressão dos alunos, tendo em conta o aspeto musical e social. As metodologias utilizadas consistiram num registo escrito referente às aulas efetuadas, inquéritos aos professores e encarregados de educação dos alunos, e entrevistas aos alunos participantes. As conclusões obtidas do estudo suportam a ideia que a prática de Música de Câmara desenvolve competências cognitivas nos alunos, tendo esta atividade igualmente influenciado um maior interesse na aprendizagem do instrumento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-23T18:01:53Z 2019-07-17 2019-07-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14468 TID:202264530 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14468 |
identifier_str_mv |
TID:202264530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473506205696 |