O desenvolvimento de competências de leitura em alunos do ensino secundário : o labirinto dos conhecimentos prévios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24619 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
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O desenvolvimento de competências de leitura em alunos do ensino secundário : o labirinto dos conhecimentos prévios806.90:372.88372.88:806.90373.5Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste Relatório de Estágio constitui um documento onde são analisadas as principais atividades que contribuíram para a concretização do nosso Projeto de Intervenção. A prática pedagógica relativa a esse projeto foi realizada nas áreas da docência de Português e de Línguas Clássicas, na Escola Secundária de Alberto Sampaio, em Braga. A relevância do projeto foi determinada pela análise de necessidades pedagógicas à luz do contexto de intervenção. As decisões científico-pedagógicas foram tomadas através da observação direta em contexto de sala de aula e na forma de um questionário de avaliação preliminar. As conclusões inferidas destes instrumentos de recolha de informação evidenciaram que o principal eixo da intervenção deveria situar-se no âmbito da Leitura, instituída como uma das competências nucleares do ensino das línguas. Ainda assim, e de forma a evitar uma ação demasiado generalista, a intervenção incidiu no desenvolvimento da capacidade de mobilizar conhecimentos prévios no ato de ler. Na disciplina de Português, a intervenção pedagógica centrou-se na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem através da utilização dos conhecimentos prévios dos alunos no acesso à compreensão de enunciados. A análise do texto literário e a leitura de imagens foram os mecanismos mais usados para atingir os objetivos da intervenção. Neste âmbito, a obra poética de Cesário Verde acabaria por favorecer substancialmente as finalidades da ação pedagógica. Em relação às Línguas Clássicas, o objetivo consistiu em sensibilizar os alunos para a importância de guiar os conhecimentos prévios até atingir, corretamente, o fim do labirinto, ou seja, a compreensão e a fruição da língua. Assim, o conteúdo da mitologia clássica enriqueceu o tema do Projeto de Intervenção e recuperou aspetos culturais das Línguas Clássicas. Em suma, o impacto da intervenção acabou por se manifestar de forma positiva nos trabalhos que os alunos desenvolveram ao longo do ano letivo. As conclusões retiradas da prática pedagógica apontam no sentido de uma evolução do nível de leitura dos alunos, através de uma maior organização e agilidade dos processos inferenciais. Paralelamente, os resultados do Projeto de Intervenção estenderam-se às dimensões pedagógico-investigativas ao beneficiarem a aprendizagem dos alunos e a nossa própria competência profissional.This report presents the main activities developed during the implementation of our intervention project. The teaching practice discussed in this study was carried out within the subjects of Portuguese and Classical Languages, at Alberto Sampaio Secondary School, in Braga. The relevance of the project was determined by an analysis of educational needs in the light of the intervention. The pedagogical decisions were taken by direct observation of the classroom context and through a survey for preliminary assessment. The conclusions from the data collection showed that the main focus of the intervention should be in the Reading component, which is considered as one of the core competencies of the language teaching. Nevertheless, and in order to avoid a generic perspective, the intervention focused on developing the capacity of mobilizing prior knowledge on the act of reading. In the subject of Portuguese, the educational intervention focused on improving the teaching-learning processes through the use of student´s prior knowledge to understand the statements. The analysis of literary texts and image reading were the main techniques used to achieve the goals of the intervention. In this context, the poetic work of Cesário Verde promoted the enhancement of the objectives of the pedagogical action. Regarding Classical Languages, the aim was to show students the importance of prior knowledge to guide and achieve the final goal, reach the end of the labyrinth, ie, understanding and enjoying the language. Thus, the content of classical mythology enriched the theme of the intervention project and recovered cultural aspects of Classical Languages. In short, the intervention had a positive impact in the work that students developed throughout the school year. The conclusions drawn from the pedagogical practice point towards a progress in the reading level of the students, through greater organization and agility of inferential processes. Thus, the results of the project can be extended to the pedagogic and investigative dimensions, by giving benefit to student learning and to our own professional competence.Silva, António Carvalho daUniversidade do MinhoCosta, Luís Carlos Gonçalves20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:13.376747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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