Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24628 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário |
id |
RCAP_a7d7bb7a1dd5e7b3378c5adc016b5eac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24628 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo806.90:372.88372.88:806.90373.5Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino SecundárioO presente relatório é o resultado final de um ano de estágio curricular integrado no Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas. Como o título deixa antever o presente trabalho de investigação debruça-se sobre o ensino da escrita na aula de Português, concretizado em atividades de produção do texto argumentativo. A escolha do tema deste trabalho resulta de o facto de ter observado, durante o período de observação de aulas, que, os alunos apresentavam dificuldades relativamente à escrita. Este relatório de estágio é composto por duas partes: uma parte teórica, em que se procede a uma contextualização da escrita, da argumentação (texto argumentativo) e da obra literária Felizmente Há Luar!, cujo estudo enquadrou a concretização do projeto de intervenção; e uma parte prática, em que se procede à contextualização do trabalho e de descrevem as atividades desenvolvidas tendo em vista desenvolver as competências dos alunos no que respeita às suas produções escritas. O relatório termina com a avaliação do trabalho desenvolvido, a partir da análise dos textos produzidos pelos alunos.This present report describes the work developed during the pre-service teacher training period. This is part of the Portuguese and Classical Languages Teacher Training Master Programme. We describe the development of a project aiming at the development of students’ writing skills, focused on the argumentative text. The choice of this topic emerged from the identification of students’ writing problems and difficulties. This report has two parts. In the first part, we present the theoretical ground in which we based our work. In the second part, we describe the development of the project: we describe the teacher training context and the activities performed in order to enhance students’ skills when writing argumentative texts; we also evaluate the results of our work based on the analysis of students’ written products.Carvalho, José António BrandãoCurado, Ana LúciaUniversidade do MinhoLopes, Sandra Liliana Pereira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:12.981333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo |
title |
Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo |
spellingShingle |
Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo Lopes, Sandra Liliana Pereira 806.90:372.88 372.88:806.90 373.5 |
title_short |
Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo |
title_full |
Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo |
title_fullStr |
Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo |
title_full_unstemmed |
Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo |
title_sort |
Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo |
author |
Lopes, Sandra Liliana Pereira |
author_facet |
Lopes, Sandra Liliana Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, José António Brandão Curado, Ana Lúcia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Sandra Liliana Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
806.90:372.88 372.88:806.90 373.5 |
topic |
806.90:372.88 372.88:806.90 373.5 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/24628 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/24628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132848913907712 |