Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sandra Liliana Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24628
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
id RCAP_a7d7bb7a1dd5e7b3378c5adc016b5eac
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo806.90:372.88372.88:806.90373.5Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino SecundárioO presente relatório é o resultado final de um ano de estágio curricular integrado no Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas. Como o título deixa antever o presente trabalho de investigação debruça-se sobre o ensino da escrita na aula de Português, concretizado em atividades de produção do texto argumentativo. A escolha do tema deste trabalho resulta de o facto de ter observado, durante o período de observação de aulas, que, os alunos apresentavam dificuldades relativamente à escrita. Este relatório de estágio é composto por duas partes: uma parte teórica, em que se procede a uma contextualização da escrita, da argumentação (texto argumentativo) e da obra literária Felizmente Há Luar!, cujo estudo enquadrou a concretização do projeto de intervenção; e uma parte prática, em que se procede à contextualização do trabalho e de descrevem as atividades desenvolvidas tendo em vista desenvolver as competências dos alunos no que respeita às suas produções escritas. O relatório termina com a avaliação do trabalho desenvolvido, a partir da análise dos textos produzidos pelos alunos.This present report describes the work developed during the pre-service teacher training period. This is part of the Portuguese and Classical Languages Teacher Training Master Programme. We describe the development of a project aiming at the development of students’ writing skills, focused on the argumentative text. The choice of this topic emerged from the identification of students’ writing problems and difficulties. This report has two parts. In the first part, we present the theoretical ground in which we based our work. In the second part, we describe the development of the project: we describe the teacher training context and the activities performed in order to enhance students’ skills when writing argumentative texts; we also evaluate the results of our work based on the analysis of students’ written products.Carvalho, José António BrandãoCurado, Ana LúciaUniversidade do MinhoLopes, Sandra Liliana Pereira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:12.981333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo
title Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo
spellingShingle Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo
Lopes, Sandra Liliana Pereira
806.90:372.88
372.88:806.90
373.5
title_short Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo
title_full Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo
title_fullStr Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo
title_full_unstemmed Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo
title_sort Ensinar a escrever na aula de Português: o texto argumentativo
author Lopes, Sandra Liliana Pereira
author_facet Lopes, Sandra Liliana Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
Curado, Ana Lúcia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Sandra Liliana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv 806.90:372.88
372.88:806.90
373.5
topic 806.90:372.88
372.88:806.90
373.5
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24628
url http://hdl.handle.net/1822/24628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132848913907712