STEM no ensino da transformação de energia : um estudo com alunos do 9.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Inês Alexandra Lourenço
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47195
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
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spelling STEM no ensino da transformação de energia : um estudo com alunos do 9.º anoEstruturas cognitivasCiências - Estudo e ensinoMotivaçãoAtitudesTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Com este estudo pretendeu-se conhecer a influência de uma abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), para o ensino do tema Transformação de energia, no desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, na realização de aprendizagens sobre o tema e na mudança de atitudes e motivação pela Ciência. No âmbito desta problemática surgiram as seguintes questões orientadoras da investigação: Qual é a evolução nas estruturas cognitivas dos alunos após a realização da tarefa STEM? Que aprendizagens sobre a Transformação de energia realizam os alunos com a implementação da tarefa STEM? Que mudanças ocorrem na atitude e motivação dos alunos pela Ciência, decorrentes da tarefa STEM sobre a Transformação de energia? Para atingir as finalidades do estudo utilizou-se uma metodologia mista, com recolha de dados qualitativos e quantitativos. Usou-se como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. Participaram neste estudo 31 alunos de uma turma de 9.º ano de escolaridade de uma escola do Distrito de Lisboa, Concelho de Torres Vedras. Este estudo insere-se no âmbito do projeto de investigação “Let’s GoSTEM”, financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/31480/2017). Para a concretização desta investigação, aplicou-se em sala de aula uma tarefa elaborada de acordo com abordagem STEM. Para ajudar a compreender a evolução das estruturas cognitivas dos alunos e as suas aprendizagens neste tema, aplicou-se um teste de associação de palavras, WAT (Word Association Test), antes e após a realização da tarefa STEM, analisaram-se os registos efetuados pelos alunos durante a realização da tarefa e realizou-se ainda uma entrevista em grupo focado. Para verificar a mudança de atitude e motivação dos alunos em relação à disciplina de Físico-Química foi aplicado um questionário no início e no final do estudo. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados. Os resultados revelaram que durante a realização da tarefa STEM houve uma evolução nas estruturas cognitivas dos alunos, adquiriram as aprendizagens preconizadas nas metas curriculares e houve um maior envolvimento dos alunos. Assim a abordagem STEM para o tema Transformação de energia pode ter contribuído a nível de construção do conhecimento, das aprendizagens e a nível emocional.This study aims to know the influence of a STEM approach (Science, Technology, Engineering and Mathematics), for the teaching of the topic energy transformation, in the development of students' cognitive structures, in the learning of the subject and in the change in their attitudes and motivation by Science. Under this problematic issue, the following research guiding questions emerged: What is the evolution in the students' cognitive structures after the completion of the STEM task? What do students learn about energy transformation with the implementation of the STEM task? What changes occur in the students' attitude and motivation towards Science, resulting from the STEM task on energy transformation? To achieve the purposes of the study a mixed methodology was used, collecting qualitative and quantitative data. A study on the practice itself was used as an investigation strategy. 31 students from a 9th grade class from a school in the District of Lisbon, Torres Vedras municipality, participated in this study. This study is part of the research project “Let’s GoSTEM”, funded by FCT (PTDC / CED-EDG / 31480/2017). In order to carry out this investigation, a practical activity developed in accordance with the STEM approach, was applied in the classroom. To help understand the evolution of students' cognitive structures and their learning on this topic, a word association test, WAT (Word Association Test), was applied before and after the STEM task, the records made by the students during the task were observed and a focused group interview was also carried out. To verify the change in attitude and motivation of the students regarding the subject Physics and Chemistry, a questionnaire was applied at the beginning and at the end of the study. In the analysis process, the data were coded and categorized. The results revealed that during the performance of the STEM task there was an evolution in the students' cognitive structures, they acquired the learning recommended in the curricular goals and there was a greater involvement of the students. Thus, the STEM approach to the topic of Energy Transformation may have contributed in what concerns the construction of knowledge, learning as well as at an emotional level.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaTomé, Inês Alexandra Lourenço2021-04-01T09:03:08Z20212020-12-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47195TID:202970329porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:05:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:05:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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