O impacto de fatores de motivação na aprendizagem de português língua estrangeira: análise de estratégias usadas por professores em sala de aula e seus efeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruno T. Herkenhoff d'Alcântara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/51743
Resumo: A presente investigação analisa o impacto das estratégias usadas em sala de aula para o ensino do português língua estrangeira (PLE) sobre a motivação dos aprendentes. A partir das constatações amplamente difundidas na literatura especializada acerca da repercussão positiva da motivação sobre a aprendizagem e do importante papel do professor como promotor da motivação em sala de aula, buscou-se contribuir para o melhor conhecimento desses processos no âmbito do ensino e da aprendizagem de uma L2. Para tanto, foi analisado o uso de um conjunto de estratégias por duas professoras de PLE e os seus efeitos sobre diferentes variáveis relacionadas com a motivação dos alunos. Nesse sentido, examinaram-se fatores como as estratégias e atitudes das professoras, as atividades, os materiais, os conteúdos, o feedback, o formato das aulas, as interações entre os aprendentes, as partilhas de informações pessoais e de emoções/afetividade, entre outros. O estudo teve como instrumentos de pesquisa um questionário respondido pelos alunos, no qual se buscou analisar a motivação ao início e ao final de um período letivo; um questionário respondido pelas professoras, no qual se analisou a perceção das mesmas acerca do uso de estratégias em sala de aula; uma grelha e um diário de observação de aulas, nos quais se registaram as dinâmicas de sala de aula, com especial atenção às estratégias usadas pelas professoras e às partilhas de informação pessoal e emoção/afetividade entre as professoras e os alunos; e entrevistas às professoras e aos alunos. Ao final da pesquisa, chegou-se a um conjunto de dados robusto, cuja análise revelou significativos impactos resultantes do uso das estratégias para o ensino da L2, bem como a perceção dos envolvidos acerca dos variados fatores envolvidos no processo de aprendizagem, com destaque para as relações afetivas desenvolvidas entre as professoras e os alunos.
id RCAP_aaa83e028cc28317411e19b7cb45e9a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/51743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto de fatores de motivação na aprendizagem de português língua estrangeira: análise de estratégias usadas por professores em sala de aula e seus efeitosLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosMotivação em educaçãoTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasA presente investigação analisa o impacto das estratégias usadas em sala de aula para o ensino do português língua estrangeira (PLE) sobre a motivação dos aprendentes. A partir das constatações amplamente difundidas na literatura especializada acerca da repercussão positiva da motivação sobre a aprendizagem e do importante papel do professor como promotor da motivação em sala de aula, buscou-se contribuir para o melhor conhecimento desses processos no âmbito do ensino e da aprendizagem de uma L2. Para tanto, foi analisado o uso de um conjunto de estratégias por duas professoras de PLE e os seus efeitos sobre diferentes variáveis relacionadas com a motivação dos alunos. Nesse sentido, examinaram-se fatores como as estratégias e atitudes das professoras, as atividades, os materiais, os conteúdos, o feedback, o formato das aulas, as interações entre os aprendentes, as partilhas de informações pessoais e de emoções/afetividade, entre outros. O estudo teve como instrumentos de pesquisa um questionário respondido pelos alunos, no qual se buscou analisar a motivação ao início e ao final de um período letivo; um questionário respondido pelas professoras, no qual se analisou a perceção das mesmas acerca do uso de estratégias em sala de aula; uma grelha e um diário de observação de aulas, nos quais se registaram as dinâmicas de sala de aula, com especial atenção às estratégias usadas pelas professoras e às partilhas de informação pessoal e emoção/afetividade entre as professoras e os alunos; e entrevistas às professoras e aos alunos. Ao final da pesquisa, chegou-se a um conjunto de dados robusto, cuja análise revelou significativos impactos resultantes do uso das estratégias para o ensino da L2, bem como a perceção dos envolvidos acerca dos variados fatores envolvidos no processo de aprendizagem, com destaque para as relações afetivas desenvolvidas entre as professoras e os alunos.The present research analyses the impact of the strategies used in class for teaching Portuguese as a Foreign Language (PFL) upon students’ motivation. Based on the evidence widely propagated by the specialized literature concerning the positive effects of motivation upon the learning process and the role of the teacher as an inductor of motivation in the classroom context, this investigation aims at contributing to the better understanding of such processes in the context of the learning and the teaching of an L2. For that, we have examined the use of a number of strategies by two teachers of PFL and their impacts upon several variables related to students’ motivation. Hence, several classroom factors have been investigated, such as teachers’ strategies and attitudes, activities, contents, materials, feedback, the format of the classes, students interactions, the sharing of personal information and emotions/affect, amongst others. The research instruments used were: a students’ questionnaire, in which their motivation was assessed at the beginning and at the end of the course; a teachers’ questionnaire, in which their perception on the use of strategies in class was assessed; a classroom observation grid and a classroom journal, in which data concerning the classroom dynamics was registered, more specifically the strategies used by the teachers and the sharing of personal information and emotions/affect among students and between those and the teachers; and interviews with students and teachers. In the end, a robust collection of data has been comprised, which has revealed both important impacts stemming from the use of teaching strategies in class and the perceptions teachers and students hold on the numerous factors involved in the learning process, in special the affective relationships entailed by teachers and students.Pinto, Jorge Alexandre LoureiroRepositório da Universidade de LisboaCosta, Bruno T. Herkenhoff d'Alcântara2022-03-15T14:13:52Z2022-02-072021-10-282022-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/51743TID:202939499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:56:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/51743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:02:59.962843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto de fatores de motivação na aprendizagem de português língua estrangeira: análise de estratégias usadas por professores em sala de aula e seus efeitos
title O impacto de fatores de motivação na aprendizagem de português língua estrangeira: análise de estratégias usadas por professores em sala de aula e seus efeitos
spellingShingle O impacto de fatores de motivação na aprendizagem de português língua estrangeira: análise de estratégias usadas por professores em sala de aula e seus efeitos
Costa, Bruno T. Herkenhoff d'Alcântara
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Motivação em educação
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O impacto de fatores de motivação na aprendizagem de português língua estrangeira: análise de estratégias usadas por professores em sala de aula e seus efeitos
title_full O impacto de fatores de motivação na aprendizagem de português língua estrangeira: análise de estratégias usadas por professores em sala de aula e seus efeitos
title_fullStr O impacto de fatores de motivação na aprendizagem de português língua estrangeira: análise de estratégias usadas por professores em sala de aula e seus efeitos
title_full_unstemmed O impacto de fatores de motivação na aprendizagem de português língua estrangeira: análise de estratégias usadas por professores em sala de aula e seus efeitos
title_sort O impacto de fatores de motivação na aprendizagem de português língua estrangeira: análise de estratégias usadas por professores em sala de aula e seus efeitos
author Costa, Bruno T. Herkenhoff d'Alcântara
author_facet Costa, Bruno T. Herkenhoff d'Alcântara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge Alexandre Loureiro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruno T. Herkenhoff d'Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Motivação em educação
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Motivação em educação
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description A presente investigação analisa o impacto das estratégias usadas em sala de aula para o ensino do português língua estrangeira (PLE) sobre a motivação dos aprendentes. A partir das constatações amplamente difundidas na literatura especializada acerca da repercussão positiva da motivação sobre a aprendizagem e do importante papel do professor como promotor da motivação em sala de aula, buscou-se contribuir para o melhor conhecimento desses processos no âmbito do ensino e da aprendizagem de uma L2. Para tanto, foi analisado o uso de um conjunto de estratégias por duas professoras de PLE e os seus efeitos sobre diferentes variáveis relacionadas com a motivação dos alunos. Nesse sentido, examinaram-se fatores como as estratégias e atitudes das professoras, as atividades, os materiais, os conteúdos, o feedback, o formato das aulas, as interações entre os aprendentes, as partilhas de informações pessoais e de emoções/afetividade, entre outros. O estudo teve como instrumentos de pesquisa um questionário respondido pelos alunos, no qual se buscou analisar a motivação ao início e ao final de um período letivo; um questionário respondido pelas professoras, no qual se analisou a perceção das mesmas acerca do uso de estratégias em sala de aula; uma grelha e um diário de observação de aulas, nos quais se registaram as dinâmicas de sala de aula, com especial atenção às estratégias usadas pelas professoras e às partilhas de informação pessoal e emoção/afetividade entre as professoras e os alunos; e entrevistas às professoras e aos alunos. Ao final da pesquisa, chegou-se a um conjunto de dados robusto, cuja análise revelou significativos impactos resultantes do uso das estratégias para o ensino da L2, bem como a perceção dos envolvidos acerca dos variados fatores envolvidos no processo de aprendizagem, com destaque para as relações afetivas desenvolvidas entre as professoras e os alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-28
2022-03-15T14:13:52Z
2022-02-07
2022-02-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/51743
TID:202939499
url http://hdl.handle.net/10451/51743
identifier_str_mv TID:202939499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134580076183552