Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12784
Resumo: No paradigma actual da esfera ensino-aprendizagem, altamente impulsionado pelos modelos comunicacionais, exigem-se metodologias adaptadas a uma nova realidade onde impera a intenção de alcançar o sucesso educativo. O presente trabalho apresenta resultados empíricos sobre os factores condutores a hábitos de leitura nos alunos do primeiro ciclo em escolas localizadas em sete freguesias do concelho de Soure e distrito de Coimbra. Perspectiva-se aferir a implicação dos hábitos de leitura na escrita em língua portuguesa e esta, por sua vez, no entendimento transversal do sucesso educativo em língua portuguesa, matemática e estudo do meio. Para tal, e com base na revisão da literatura considerada relevante, elaborou-se um modelo conceptual composto por cinco variáveis (aluno, família, escola, biblioteca e professor), como actores preponderantes na criação dos hábitos de leitura dos alunos, e consequentemente, na avaliação final do domínio da leitura. Seguidamente, testou-se a relação existente entre a leitura e a escrita em Língua Portuguesa. Por fim, pretendeu-se com este modelo, analisar a importância da escrita em língua portuguesa na sua influência em todo o sucesso educativo, e testar se o género dita regras diferenciadas nesta matéria, designadamente na predisposição de frequência da biblioteca escolar.
id RCAP_86841e21a4b9bbee64fcc0e015f43af8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12784
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em portuguêsum estudo no Agrupamento de SoureLíngua PortuguesaInteresse Pela LeituraEstratégias da LeituraBibliotecas EscolaresNo paradigma actual da esfera ensino-aprendizagem, altamente impulsionado pelos modelos comunicacionais, exigem-se metodologias adaptadas a uma nova realidade onde impera a intenção de alcançar o sucesso educativo. O presente trabalho apresenta resultados empíricos sobre os factores condutores a hábitos de leitura nos alunos do primeiro ciclo em escolas localizadas em sete freguesias do concelho de Soure e distrito de Coimbra. Perspectiva-se aferir a implicação dos hábitos de leitura na escrita em língua portuguesa e esta, por sua vez, no entendimento transversal do sucesso educativo em língua portuguesa, matemática e estudo do meio. Para tal, e com base na revisão da literatura considerada relevante, elaborou-se um modelo conceptual composto por cinco variáveis (aluno, família, escola, biblioteca e professor), como actores preponderantes na criação dos hábitos de leitura dos alunos, e consequentemente, na avaliação final do domínio da leitura. Seguidamente, testou-se a relação existente entre a leitura e a escrita em Língua Portuguesa. Por fim, pretendeu-se com este modelo, analisar a importância da escrita em língua portuguesa na sua influência em todo o sucesso educativo, e testar se o género dita regras diferenciadas nesta matéria, designadamente na predisposição de frequência da biblioteca escolar.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumRodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves2016-03-31T13:19:04Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:53.245588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português
um estudo no Agrupamento de Soure
title Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português
spellingShingle Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português
Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves
Língua Portuguesa
Interesse Pela Leitura
Estratégias da Leitura
Bibliotecas Escolares
title_short Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português
title_full Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português
title_fullStr Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português
title_full_unstemmed Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português
title_sort Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português
author Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves
author_facet Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
Interesse Pela Leitura
Estratégias da Leitura
Bibliotecas Escolares
topic Língua Portuguesa
Interesse Pela Leitura
Estratégias da Leitura
Bibliotecas Escolares
description No paradigma actual da esfera ensino-aprendizagem, altamente impulsionado pelos modelos comunicacionais, exigem-se metodologias adaptadas a uma nova realidade onde impera a intenção de alcançar o sucesso educativo. O presente trabalho apresenta resultados empíricos sobre os factores condutores a hábitos de leitura nos alunos do primeiro ciclo em escolas localizadas em sete freguesias do concelho de Soure e distrito de Coimbra. Perspectiva-se aferir a implicação dos hábitos de leitura na escrita em língua portuguesa e esta, por sua vez, no entendimento transversal do sucesso educativo em língua portuguesa, matemática e estudo do meio. Para tal, e com base na revisão da literatura considerada relevante, elaborou-se um modelo conceptual composto por cinco variáveis (aluno, família, escola, biblioteca e professor), como actores preponderantes na criação dos hábitos de leitura dos alunos, e consequentemente, na avaliação final do domínio da leitura. Seguidamente, testou-se a relação existente entre a leitura e a escrita em Língua Portuguesa. Por fim, pretendeu-se com este modelo, analisar a importância da escrita em língua portuguesa na sua influência em todo o sucesso educativo, e testar se o género dita regras diferenciadas nesta matéria, designadamente na predisposição de frequência da biblioteca escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2016-03-31T13:19:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12784
url http://hdl.handle.net/10400.26/12784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130014380195840