Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12784 |
Resumo: | No paradigma actual da esfera ensino-aprendizagem, altamente impulsionado pelos modelos comunicacionais, exigem-se metodologias adaptadas a uma nova realidade onde impera a intenção de alcançar o sucesso educativo. O presente trabalho apresenta resultados empíricos sobre os factores condutores a hábitos de leitura nos alunos do primeiro ciclo em escolas localizadas em sete freguesias do concelho de Soure e distrito de Coimbra. Perspectiva-se aferir a implicação dos hábitos de leitura na escrita em língua portuguesa e esta, por sua vez, no entendimento transversal do sucesso educativo em língua portuguesa, matemática e estudo do meio. Para tal, e com base na revisão da literatura considerada relevante, elaborou-se um modelo conceptual composto por cinco variáveis (aluno, família, escola, biblioteca e professor), como actores preponderantes na criação dos hábitos de leitura dos alunos, e consequentemente, na avaliação final do domínio da leitura. Seguidamente, testou-se a relação existente entre a leitura e a escrita em Língua Portuguesa. Por fim, pretendeu-se com este modelo, analisar a importância da escrita em língua portuguesa na sua influência em todo o sucesso educativo, e testar se o género dita regras diferenciadas nesta matéria, designadamente na predisposição de frequência da biblioteca escolar. |
id |
RCAP_86841e21a4b9bbee64fcc0e015f43af8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12784 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em portuguêsum estudo no Agrupamento de SoureLíngua PortuguesaInteresse Pela LeituraEstratégias da LeituraBibliotecas EscolaresNo paradigma actual da esfera ensino-aprendizagem, altamente impulsionado pelos modelos comunicacionais, exigem-se metodologias adaptadas a uma nova realidade onde impera a intenção de alcançar o sucesso educativo. O presente trabalho apresenta resultados empíricos sobre os factores condutores a hábitos de leitura nos alunos do primeiro ciclo em escolas localizadas em sete freguesias do concelho de Soure e distrito de Coimbra. Perspectiva-se aferir a implicação dos hábitos de leitura na escrita em língua portuguesa e esta, por sua vez, no entendimento transversal do sucesso educativo em língua portuguesa, matemática e estudo do meio. Para tal, e com base na revisão da literatura considerada relevante, elaborou-se um modelo conceptual composto por cinco variáveis (aluno, família, escola, biblioteca e professor), como actores preponderantes na criação dos hábitos de leitura dos alunos, e consequentemente, na avaliação final do domínio da leitura. Seguidamente, testou-se a relação existente entre a leitura e a escrita em Língua Portuguesa. Por fim, pretendeu-se com este modelo, analisar a importância da escrita em língua portuguesa na sua influência em todo o sucesso educativo, e testar se o género dita regras diferenciadas nesta matéria, designadamente na predisposição de frequência da biblioteca escolar.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumRodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves2016-03-31T13:19:04Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:53.245588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português um estudo no Agrupamento de Soure |
title |
Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português |
spellingShingle |
Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves Língua Portuguesa Interesse Pela Leitura Estratégias da Leitura Bibliotecas Escolares |
title_short |
Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português |
title_full |
Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português |
title_fullStr |
Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português |
title_full_unstemmed |
Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português |
title_sort |
Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português |
author |
Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves |
author_facet |
Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Portuguesa Interesse Pela Leitura Estratégias da Leitura Bibliotecas Escolares |
topic |
Língua Portuguesa Interesse Pela Leitura Estratégias da Leitura Bibliotecas Escolares |
description |
No paradigma actual da esfera ensino-aprendizagem, altamente impulsionado pelos modelos comunicacionais, exigem-se metodologias adaptadas a uma nova realidade onde impera a intenção de alcançar o sucesso educativo. O presente trabalho apresenta resultados empíricos sobre os factores condutores a hábitos de leitura nos alunos do primeiro ciclo em escolas localizadas em sete freguesias do concelho de Soure e distrito de Coimbra. Perspectiva-se aferir a implicação dos hábitos de leitura na escrita em língua portuguesa e esta, por sua vez, no entendimento transversal do sucesso educativo em língua portuguesa, matemática e estudo do meio. Para tal, e com base na revisão da literatura considerada relevante, elaborou-se um modelo conceptual composto por cinco variáveis (aluno, família, escola, biblioteca e professor), como actores preponderantes na criação dos hábitos de leitura dos alunos, e consequentemente, na avaliação final do domínio da leitura. Seguidamente, testou-se a relação existente entre a leitura e a escrita em Língua Portuguesa. Por fim, pretendeu-se com este modelo, analisar a importância da escrita em língua portuguesa na sua influência em todo o sucesso educativo, e testar se o género dita regras diferenciadas nesta matéria, designadamente na predisposição de frequência da biblioteca escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2016-03-31T13:19:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12784 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130014380195840 |