Relatório da prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10348/12162 |
Resumo: | O presente relatório advém de uma exposição e reflexão final da Prática de Ensino Supervisionada (PES), Unidade Curricular pertencente ao 2º ano do 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), com vista à obtenção de grau Mestre. O Estágio foi realizado, de setembro de 2022 a junho de 2023, na Escola Sá de Miranda, em Braga, sob a supervisão da Professora Orientadora Supervisora, da UTAD, Sara Santos, e da Professora Orientadora Cooperante, professora experiente de Educação Física da Escola Cooperante, Olga Couto. A autora, estudante estagiária, conduziu a sua prática pedagógica em duas turmas do ensino secundário, ambas do 12º ano, uma vez que a Professora Orientadora Cooperante apenas lecionava a este nível de ensino. Para a conceção do relato desta experiência, foram seguidas as normas vigentes no Documento Orientador da PES da UTAD. Durante o estágio pedagógico, foram utilizados instrumentos como Unidades Didáticas, Planos de Aula, atividades inseridas no Plano Anual de Atividades do Grupo de Educação Física da Escola já mencionada, a fim de apresentar uma breve análise relativamente a cada um desses fatores. A estudante estagiária elaborou, no início do ano letivo, um Estudo de Turma por forma a conhecer os elementos de cada turma, podendo, assim, abordar diferentes estratégias para um melhor entendimento geral. Posteriormente, aparte das aulas e das atividades realizadas pelo Grupo Disciplinar de Educação Física, realizou um Estudo Complementar sobre a perceção do nível de saúde que cada aluno tinha sobre si mesmo (Sentido Interno de Coerência) estabelecendo uma relação com os resultados FITescola®, em dois momentos distintos: avaliação inicial - início do 1º período - e final - final do 2º período. Verificou-se uma melhoria estatisticamente significativa nos resultados do FITescola®. Os valores de Sentido Interno de Coerência tiveram uma tendência positiva. Assim, perceção do nível de saúde que as pessoas têm de si poderá ser um fator preponderante de comutação em resultados de avaliação. No fim, a estudante estagiária apresenta uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2023/24, onde menciona os aspetos que considera que sejam suscetíveis de melhoria. Além da transmissão de conhecimentos, o objetivo foi, também, incutir, aos alunos, a ideia de trabalho e espírito de equipa; mostrar-lhes que trabalharem no mesmo sentido, tornará mais fácil a concretização dos objetivos propostos da disciplina de Educação Física, na sua generalidade. |
id |
RCAP_c30e638df4d76fd2ef1118c51f83a1ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/12162 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionadaPrática de Ensino SupervisionadaEscolaO presente relatório advém de uma exposição e reflexão final da Prática de Ensino Supervisionada (PES), Unidade Curricular pertencente ao 2º ano do 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), com vista à obtenção de grau Mestre. O Estágio foi realizado, de setembro de 2022 a junho de 2023, na Escola Sá de Miranda, em Braga, sob a supervisão da Professora Orientadora Supervisora, da UTAD, Sara Santos, e da Professora Orientadora Cooperante, professora experiente de Educação Física da Escola Cooperante, Olga Couto. A autora, estudante estagiária, conduziu a sua prática pedagógica em duas turmas do ensino secundário, ambas do 12º ano, uma vez que a Professora Orientadora Cooperante apenas lecionava a este nível de ensino. Para a conceção do relato desta experiência, foram seguidas as normas vigentes no Documento Orientador da PES da UTAD. Durante o estágio pedagógico, foram utilizados instrumentos como Unidades Didáticas, Planos de Aula, atividades inseridas no Plano Anual de Atividades do Grupo de Educação Física da Escola já mencionada, a fim de apresentar uma breve análise relativamente a cada um desses fatores. A estudante estagiária elaborou, no início do ano letivo, um Estudo de Turma por forma a conhecer os elementos de cada turma, podendo, assim, abordar diferentes estratégias para um melhor entendimento geral. Posteriormente, aparte das aulas e das atividades realizadas pelo Grupo Disciplinar de Educação Física, realizou um Estudo Complementar sobre a perceção do nível de saúde que cada aluno tinha sobre si mesmo (Sentido Interno de Coerência) estabelecendo uma relação com os resultados FITescola®, em dois momentos distintos: avaliação inicial - início do 1º período - e final - final do 2º período. Verificou-se uma melhoria estatisticamente significativa nos resultados do FITescola®. Os valores de Sentido Interno de Coerência tiveram uma tendência positiva. Assim, perceção do nível de saúde que as pessoas têm de si poderá ser um fator preponderante de comutação em resultados de avaliação. No fim, a estudante estagiária apresenta uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2023/24, onde menciona os aspetos que considera que sejam suscetíveis de melhoria. Além da transmissão de conhecimentos, o objetivo foi, também, incutir, aos alunos, a ideia de trabalho e espírito de equipa; mostrar-lhes que trabalharem no mesmo sentido, tornará mais fácil a concretização dos objetivos propostos da disciplina de Educação Física, na sua generalidade.This report comes from an exposition and final reflection of the Supervised Teaching Practice (PES), Curricular Unit belonging to the 2nd year of the 2nd Cycle of Studies of the Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education (MEEFEBS), at the University of Trás -Os-Montes and Alto Douro (UTAD), with a view to obtaining a Master's degree. The Internship was carried out, from September 2022 to June 2023, at Escola Sá de Miranda, in Braga, under the supervision of the Supervisory Guiding Teacher, from UTAD, Sara Santos, and the Cooperating Guiding Teacher, an experienced Physical Education teacher at the School Cooperant, Olga Couto. The author, a trainee student, conducted her pedagogical practice in two classes of secondary education, both in the 12th year, since the Cooperating Guiding Teacher only taught at this level of education. For the design of the report of this experience, the rules in force in the UTAD PES Guiding Document were followed. During the pedagogical internship, instruments such as Didactic Units, Lesson Plans, activities included in the Annual Plan of Activities of the Physical Education Group of the aforementioned School were used, in order to present a brief analysis regarding each of these factors. At the beginning of the school year, the trainee teacher prepared a Class Study in order to get to know the elements of each class, thus being able to approach different strategies for a better general understanding. Subsequently, apart from the classes and activities carried out by the Physical Education Disciplinary Group, a Complementary Study was carried out on the perception of the level of health that each student had about himself (Internal Sense of Coherence), establishing a relationship with the FITescola® results, in two distinct moments: initial assessment - beginning of the 1st period - and final - end of the 2nd period. There was a statistically significant improvement in the FITescola® results. The Internal Sense of Coherence values had a positive trend. Thus, the perception of the level of health that people have of themselves could be a preponderant switching factor in assessment results. In the end, the intern teacher presents a critical reflection on the work carried out during the 2023/24 school year, where she mentions the aspects that she considers likely to be improved. In addition to transmitting knowledge, the aim was also to instill in students the idea of work and team spirit; show them that working in the same direction will make it easier to achieve the proposed objectives of the Physical Education discipline, in general.2024-02-22T11:57:31Z2023-08-26T00:00:00Z2023-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10348/12162porAdães, Ana Rita de Castro Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T02:01:13Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:28.850504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada Adães, Ana Rita de Castro Paiva Prática de Ensino Supervisionada Escola |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
author |
Adães, Ana Rita de Castro Paiva |
author_facet |
Adães, Ana Rita de Castro Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adães, Ana Rita de Castro Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada Escola |
topic |
Prática de Ensino Supervisionada Escola |
description |
O presente relatório advém de uma exposição e reflexão final da Prática de Ensino Supervisionada (PES), Unidade Curricular pertencente ao 2º ano do 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), com vista à obtenção de grau Mestre. O Estágio foi realizado, de setembro de 2022 a junho de 2023, na Escola Sá de Miranda, em Braga, sob a supervisão da Professora Orientadora Supervisora, da UTAD, Sara Santos, e da Professora Orientadora Cooperante, professora experiente de Educação Física da Escola Cooperante, Olga Couto. A autora, estudante estagiária, conduziu a sua prática pedagógica em duas turmas do ensino secundário, ambas do 12º ano, uma vez que a Professora Orientadora Cooperante apenas lecionava a este nível de ensino. Para a conceção do relato desta experiência, foram seguidas as normas vigentes no Documento Orientador da PES da UTAD. Durante o estágio pedagógico, foram utilizados instrumentos como Unidades Didáticas, Planos de Aula, atividades inseridas no Plano Anual de Atividades do Grupo de Educação Física da Escola já mencionada, a fim de apresentar uma breve análise relativamente a cada um desses fatores. A estudante estagiária elaborou, no início do ano letivo, um Estudo de Turma por forma a conhecer os elementos de cada turma, podendo, assim, abordar diferentes estratégias para um melhor entendimento geral. Posteriormente, aparte das aulas e das atividades realizadas pelo Grupo Disciplinar de Educação Física, realizou um Estudo Complementar sobre a perceção do nível de saúde que cada aluno tinha sobre si mesmo (Sentido Interno de Coerência) estabelecendo uma relação com os resultados FITescola®, em dois momentos distintos: avaliação inicial - início do 1º período - e final - final do 2º período. Verificou-se uma melhoria estatisticamente significativa nos resultados do FITescola®. Os valores de Sentido Interno de Coerência tiveram uma tendência positiva. Assim, perceção do nível de saúde que as pessoas têm de si poderá ser um fator preponderante de comutação em resultados de avaliação. No fim, a estudante estagiária apresenta uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2023/24, onde menciona os aspetos que considera que sejam suscetíveis de melhoria. Além da transmissão de conhecimentos, o objetivo foi, também, incutir, aos alunos, a ideia de trabalho e espírito de equipa; mostrar-lhes que trabalharem no mesmo sentido, tornará mais fácil a concretização dos objetivos propostos da disciplina de Educação Física, na sua generalidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-26T00:00:00Z 2023-08-26 2024-02-22T11:57:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10348/12162 |
url |
https://hdl.handle.net/10348/12162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137764912922624 |