Animação sociocultural: importância dos documentos de suporte para uma prática sustentada e reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Ribeiro, Ruben Alexandre
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/179
Resumo: A Animação Sociocultural, tem desde o início do Sec. XX afirmado o seu papel no quotidiano, sendo utilizada na gíria comum e com um papel cada vez mais presente em inúmeros contextos. Para sustentar a sua prática, encontra- se regulada por elementos normativos como o estatuto do animador sociocultural e o código deontológico do animador. Infelizmente, a prática de animação sociocultural, não é legislada por nenhum tipo de ordem, ao contrário de uma enormidade de outras profissões. O objetivo deste artigo, além de dar a conhecer o que é a animação sociocultural, pretende informar que a prática de atividades levadas a cabo pelos animadores deve ser sustentada em elementos normativos, numa ótica de promoção das relações entre pares e numa base de prática reflexiva. Esta prática reflexiva, pretende que o animador seja capaz de analisar as suas ações, perspectivando o que correu bem e menos bem, tendo em conta o seu público, meio e atividade.
id RCAP_86a25ca8d8edc0a17d05d0944c47ba4e
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Animação sociocultural: importância dos documentos de suporte para uma prática sustentada e reflexivaA Animação Sociocultural, tem desde o início do Sec. XX afirmado o seu papel no quotidiano, sendo utilizada na gíria comum e com um papel cada vez mais presente em inúmeros contextos. Para sustentar a sua prática, encontra- se regulada por elementos normativos como o estatuto do animador sociocultural e o código deontológico do animador. Infelizmente, a prática de animação sociocultural, não é legislada por nenhum tipo de ordem, ao contrário de uma enormidade de outras profissões. O objetivo deste artigo, além de dar a conhecer o que é a animação sociocultural, pretende informar que a prática de atividades levadas a cabo pelos animadores deve ser sustentada em elementos normativos, numa ótica de promoção das relações entre pares e numa base de prática reflexiva. Esta prática reflexiva, pretende que o animador seja capaz de analisar as suas ações, perspectivando o que correu bem e menos bem, tendo em conta o seu público, meio e atividade.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2019-09-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/179oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/179Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 2 (2019); 89-105Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 89-105Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 2 (2019); 89-105Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 2 (2019); 89-1052182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/179https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/179/316https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/179/334Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Ribeiro, Ruben Alexandre2022-09-22T10:36:34Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:33.330410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Animação sociocultural: importância dos documentos de suporte para uma prática sustentada e reflexiva
title Animação sociocultural: importância dos documentos de suporte para uma prática sustentada e reflexiva
spellingShingle Animação sociocultural: importância dos documentos de suporte para uma prática sustentada e reflexiva
Almeida Ribeiro, Ruben Alexandre
title_short Animação sociocultural: importância dos documentos de suporte para uma prática sustentada e reflexiva
title_full Animação sociocultural: importância dos documentos de suporte para uma prática sustentada e reflexiva
title_fullStr Animação sociocultural: importância dos documentos de suporte para uma prática sustentada e reflexiva
title_full_unstemmed Animação sociocultural: importância dos documentos de suporte para uma prática sustentada e reflexiva
title_sort Animação sociocultural: importância dos documentos de suporte para uma prática sustentada e reflexiva
author Almeida Ribeiro, Ruben Alexandre
author_facet Almeida Ribeiro, Ruben Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Ribeiro, Ruben Alexandre
description A Animação Sociocultural, tem desde o início do Sec. XX afirmado o seu papel no quotidiano, sendo utilizada na gíria comum e com um papel cada vez mais presente em inúmeros contextos. Para sustentar a sua prática, encontra- se regulada por elementos normativos como o estatuto do animador sociocultural e o código deontológico do animador. Infelizmente, a prática de animação sociocultural, não é legislada por nenhum tipo de ordem, ao contrário de uma enormidade de outras profissões. O objetivo deste artigo, além de dar a conhecer o que é a animação sociocultural, pretende informar que a prática de atividades levadas a cabo pelos animadores deve ser sustentada em elementos normativos, numa ótica de promoção das relações entre pares e numa base de prática reflexiva. Esta prática reflexiva, pretende que o animador seja capaz de analisar as suas ações, perspectivando o que correu bem e menos bem, tendo em conta o seu público, meio e atividade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/179
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/179
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/179
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/179
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/179/316
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/179/334
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 2 (2019); 89-105
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 89-105
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 2 (2019); 89-105
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 2 (2019); 89-105
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453090762752