Diversidade familiar em contexto educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24052 |
Resumo: | As sociedades atuais estão em constante transformação. Sendo a família a sua base estruturante (Delgado, 2016) tem, inevitavelmente, acompanhado a mudança, reconhecendo-se que, atualmente, a diversidade familiar é uma realidade. Esta diversidade familiar também se fez sentir em sala de aula, e tendo como maior orientação a Lei de Bases do Sistema Educativo, o artigo (art.) 3 e alínea d), refere que a identidade escolar deve “assegurar o direito à diferença, mercê do respeito pelas personalidades e pelos projectos individuais da existência, bem como da consideração e valorização dos diferentes saberes e culturas” (p. 3068). É, então, necessário que o universo escolar promova atividades e ações que desenvolvam, na criança, sensação de bem-estar, de valorização e autoestima (M.E., 1997). Devendo também promover o respeito pelo outro e pela sua identidade. Com base nas experiências em contexto de estágio, tornou-se pertinente observar a diversidade familiar e as perspetivas das crianças sobre as suas próprias famílias. Para tal, procurou-se fundamentar o tema recorrendo a vários autores e, ainda, aprofundar alguns conceitos sobre o desenho infantil, como se apresenta na primeira parte do trabalho. O presente trabalho pretende, também, retratar o estudo realizado sobre o modo como as crianças veem as suas próprias famílias, através dos desenhos elaborados, quer em situação de jardim-de-infância (JI) quer pelas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), as quais realizaram, ainda, composições escritas sobre a temática em estudo. Integra-se, também, a análise dos dados obtidos através dos desenhos dos dois grupos de crianças e das composições das crianças do 1.º CEB. Por fim, apresentam-se as considerações finais. |
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