Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Mariana Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6139
Resumo: Capítulo 1 Este relatório surge no âmbito de estágio pedagógico, inserido no 2º ano do 2º ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico consistiu numa experiência prática e direta com a escola e todo o seu meio envolvente. Foi um ano letivo de muita aprendizagem e evolução e este documento pretende evidenciar as aprendizagens realizadas nas diferentes tarefas que me foram incutidas. Inicialmente, neste relatório, estão expostos os meus objetivos pessoais para este ano letivo, tal como os objetivos da escola e do grupo de educação física. Também foi importante, para a lecionação, realizar a caracterização da escola e da amostra dos alunos que lecionei ao longo do ano letivo, tendo em conta que passei pela experiência de lecionar a turmas de 8º, 10º,11º e 12º anos; sendo a turma de 8º ano, a turma a que lecionei todas as unidades didáticas. Para a preparação das unidades didáticas foram realizados modelos de estrutura do conhecimento (MEC), dos quais consta um exemplo no presente documento, para todas as modalidades; estes modelos serviram-me de apoio, essencialmente, para o aprofundamento dos meus conhecimentos em relação à modalidade, para a sua planificação e progressão de ensino. São descritos, no presente relatório, os recursos disponíveis ao grupo de estágio, sendo que tivemos muito material disponível e colegas de trabalho que contribuíram à experimentação de atividades diversificadas e de apoio em tudo o que foi necessário. Como não poderia faltar, neste documento são, ainda, descritas, resumidamente, as diferentes atividades em que participei e tarefas das quais fui responsabilizada. Assim, é importante transmitir o trabalho realizado para a direção de turma, como a caracterização da mesma, o controlo das faltas e a resolução de problemas relacionados com os alunos desta turma. O grupo de estágio participou em todas as atividades promovidas e organizadas pelo grupo disciplinar de educação física e organizou, ainda, duas atividades, nas quais construímos, desde a base, todo o processo. Para terminar, fomos participantes ativos, ainda, no desporto escolar, sendo que acompanhei durante todo o ano letivo a equipa de basquetebol, que foi uma experiência de aproximação com os alunos muito positiva e de lecionação muito diferente das aulas de educação física. Termino este estágio satisfeita com tudo o que realizei ao longo do ano letivo; tentei ser participativa, ativa e dinâmica ao longo de todas as tarefas em que estive envolvida, sinto que tive uma evolução significativa e que alcancei os objetivos que defini à priori, o que me deixa muito satisfeita. Deste estágio pedagógico para além de novos conhecimentos, levo também boas relações e recordações e penso que todos os alunos devem passar por uma experiência prática como esta enquanto futuros professores. Capítulo 2 Vários estudos afirmam que o esforço físico dos alunos durante as aulas de Educação Física (EF) é baixo, ficando muitas vezes aquém das intensidades desejáveis para provocar adaptações e melhoria da Aptidão Física. Neste estudo, pretendemos analisar os valores médios de Frequência Cardíaca (FC) durante diferentes fases da aula de EF, procurando identificar possíveis diferenças entre aulas de desportos coletivos e de desportos individuais (basquetebol e ginástica de aparelhos). A amostra foi constituída por um grupo de 15 alunos, 5 do sexo feminino e 10 do sexo masculino (15,2 ± 0.56 anos) e o estudo foi realizado ao longo de 10 aulas (5 de cada modalidade), registando-se os valores da FC, em batimentos por minuto (bpm), através da utilização de monitores de FC (Polar Electronic, modelo FT1). Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças significativas na fase de transição (basquetebol: 146 ± 27.2 bpm, p=0.001; ginástica de aparelhos: 138.4 ± 25.8 bpm, p=0.001) e na fase de exercitação (basquetebol: 151.2 ± 26.1 bpm, p=0.000; ginástica de aparelhos: 143.0 ± 27.0 bpm, p=0.000). Na fase de organização as diferenças não foram significativas (basquetebol: 136.8 ± 26.2 bpm, p=0.526; ginástica de aparelhos: 132.3 ± 23.9 bpm, p=0.526). Desta forma, consideramos que os professores de EF deveriam planear aulas que proporcionem maior tempo de atividade, e níveis de intensidade mais elevados aos alunos, especialmente em períodos de exercitação, independentemente do tipo de aula.
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Também foi importante, para a lecionação, realizar a caracterização da escola e da amostra dos alunos que lecionei ao longo do ano letivo, tendo em conta que passei pela experiência de lecionar a turmas de 8º, 10º,11º e 12º anos; sendo a turma de 8º ano, a turma a que lecionei todas as unidades didáticas. Para a preparação das unidades didáticas foram realizados modelos de estrutura do conhecimento (MEC), dos quais consta um exemplo no presente documento, para todas as modalidades; estes modelos serviram-me de apoio, essencialmente, para o aprofundamento dos meus conhecimentos em relação à modalidade, para a sua planificação e progressão de ensino. São descritos, no presente relatório, os recursos disponíveis ao grupo de estágio, sendo que tivemos muito material disponível e colegas de trabalho que contribuíram à experimentação de atividades diversificadas e de apoio em tudo o que foi necessário. Como não poderia faltar, neste documento são, ainda, descritas, resumidamente, as diferentes atividades em que participei e tarefas das quais fui responsabilizada. Assim, é importante transmitir o trabalho realizado para a direção de turma, como a caracterização da mesma, o controlo das faltas e a resolução de problemas relacionados com os alunos desta turma. O grupo de estágio participou em todas as atividades promovidas e organizadas pelo grupo disciplinar de educação física e organizou, ainda, duas atividades, nas quais construímos, desde a base, todo o processo. Para terminar, fomos participantes ativos, ainda, no desporto escolar, sendo que acompanhei durante todo o ano letivo a equipa de basquetebol, que foi uma experiência de aproximação com os alunos muito positiva e de lecionação muito diferente das aulas de educação física. Termino este estágio satisfeita com tudo o que realizei ao longo do ano letivo; tentei ser participativa, ativa e dinâmica ao longo de todas as tarefas em que estive envolvida, sinto que tive uma evolução significativa e que alcancei os objetivos que defini à priori, o que me deixa muito satisfeita. Deste estágio pedagógico para além de novos conhecimentos, levo também boas relações e recordações e penso que todos os alunos devem passar por uma experiência prática como esta enquanto futuros professores. Capítulo 2 Vários estudos afirmam que o esforço físico dos alunos durante as aulas de Educação Física (EF) é baixo, ficando muitas vezes aquém das intensidades desejáveis para provocar adaptações e melhoria da Aptidão Física. Neste estudo, pretendemos analisar os valores médios de Frequência Cardíaca (FC) durante diferentes fases da aula de EF, procurando identificar possíveis diferenças entre aulas de desportos coletivos e de desportos individuais (basquetebol e ginástica de aparelhos). A amostra foi constituída por um grupo de 15 alunos, 5 do sexo feminino e 10 do sexo masculino (15,2 ± 0.56 anos) e o estudo foi realizado ao longo de 10 aulas (5 de cada modalidade), registando-se os valores da FC, em batimentos por minuto (bpm), através da utilização de monitores de FC (Polar Electronic, modelo FT1). Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças significativas na fase de transição (basquetebol: 146 ± 27.2 bpm, p=0.001; ginástica de aparelhos: 138.4 ± 25.8 bpm, p=0.001) e na fase de exercitação (basquetebol: 151.2 ± 26.1 bpm, p=0.000; ginástica de aparelhos: 143.0 ± 27.0 bpm, p=0.000). Na fase de organização as diferenças não foram significativas (basquetebol: 136.8 ± 26.2 bpm, p=0.526; ginástica de aparelhos: 132.3 ± 23.9 bpm, p=0.526). Desta forma, consideramos que os professores de EF deveriam planear aulas que proporcionem maior tempo de atividade, e níveis de intensidade mais elevados aos alunos, especialmente em períodos de exercitação, independentemente do tipo de aula.Chater 1 This report is the outcome of a pedagogic internship, included in the sophomore year of the Post Graduate Degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary Education. The internship consisted of a direct and practical approach with the school and its surroundings. It was a year of in-depth learning and development. This report intends to not only document that development but also highlight the learning curves observed upon the different tasks that were given to me. The beginning of this report exposes my personal objectives for this school year along with the goals of the school and of the physical education group. Having into consideration its relevancy in Teaching, it also exposes the characterization of the school that I have performed, along with a study on a sample of students whom were taught by myself throughout the school year. This report also takes into account my Teaching experience which went from teaching classes of the 8th grade, and between 10th and 12th grade; being that the eighth-grade class, was the only one in which I taught all the didactic units. For the preparation of the didactic units, knowledge structure models (MEC) were applied for all modalities, of which there are examples in this report. These models have provided me with the support to essentially deepen my knowledge regarding modalities, and for their planning and teaching progression. Described in this report, are the resources available to the interns group, being that we had a lot of material that was made available and co-workers who contributed to experimentations with diverse activities and support in everything that was necessary. Not amiss in this report are also the different activities in which I participated and tasks of which it was liable, and that are concisely described. Thus, it is important to convey to the direction of class, the work done in such areas as: the class characterization, the control of faults and troubleshooting with the students in this class. The internship group participated in all the activities promoted and organized by the discipline group of physical education and organized, yet, two activities on which we built the whole process from the ground. Lastly, we were also active participants in the school community sport, being that I have followed and fully throughout supported the school’s basketball team. This was a close experience with the students that was very positive and very different from the experience of teaching the physical education classes. I completed my internship fulfilled with everything that I performed throughout the school year; I tried to be active and dynamic all the way through the tasks in which I was involved. I feel I have went through a momentous growth and that I have accomplished the objectives that I initially set out - which makes me very happy. This pedagogical internship has not only granted me with new knowledge; it has also given me good relationships and cherished memories and I think all students should go through an experience like this as future teachers. Chapter 2 Several studies claim that the physical effort of students during Physical Education (PE) class is low and often falls short of the intensity necessary to promote adaptation and improve physical fitness. In this study, we analysed average Heart Rate (HR) values during different phases of PE class, trying to identify possible differences between team sports and individual sports classes (basketball and apparatus gymnastics). The sample consisted of a group of 15 students, 5 females and 10 males (15.2 ± 0.56 years) and the study was conducted over 10 classes (5 for each type of sport). HR values, in beats per minute (bpm), were recorded using HR monitors (Polar Electronic, FT1model). Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças significativas na fase de transição After exploratory data analysis significant differences were found in the transition phase (basketball: 146.0 ± 27.2 bpm; p = 0.001; apparatus gymnastics: 138.4 ± 25.8 bpm; p = 0.001) and in the exercising phase (basketball: 151.2 ± 26.1 bpm; p = 0.000; apparatus gymnastics: 143.0 ± 27.0 bpm p = 0.000). In the organization phase, differences were not significant (basketball: 136.8 ± 26.2 bpm p = 0.526; apparatus gymnastics: 132.3 ± 23.9 bpm; p = 0.526). Thus, we believe that PE teachers should plan classes that promote increased activity time and increased intensity for the students, especially during exertion periods, regardless of the type of sports.Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daMartins, Júlio Manuel CardosouBibliorumDuarte, Mariana Rodrigues2018-09-04T16:09:25Z2015-11-162015-10-22015-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6139TID:201644282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:26Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:55.966462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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