Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, João Paulo Faustino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5574
Resumo: Neste capítulo, encontra-se exposto o relatório de estágio do ano letivo 2013/2014, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão e orientado pelo docente Luís Moreira. Este tem início com a apresentação da introdução, onde constam todos os conspectos abordados durante este ano letivo, os objetivos da escola e do grupo de Educação Física. Seguidamente, apresento as atividades desenvolvidas na escola, relativas à lecionação da turma 6º D. Consta ainda o acompanhamento do Desporto Escolar, na equipa de Futsal Feminino – Juvenis, e a descrição da participação nas atividades desenvolvidas no grupo disciplinar e no grupo de estágio. Finalizando este capítulo, saliento os aspetos positivos e negativos do estágio, mas também as principais reflexões e considerações do mesmo, para a minha formação académica e profissional. Resumo Capítulo 2 O presente projecto de investigação prende-se com a necessidade de avaliar a influência dos dois modelos de ensino no desempenho técnico (habilidades técnicas) dos discentes, percecionando ainda o grau de motivação dos alunos segundo o tipo de modelo de ensino aplicado (ao longo de uma unidade didáctica de basquetebol, com duração de 8 aulas). Os dois modelos de ensino remetem para diferentes abordagens de instrução. Para a execução deste projecto foram utilizados os seguintes instrumentos: o Inquérito por Questionário incidente na Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) e a Bateria AAHPERD (Kirkendall, 1987 e Strand e Wilson, 1993). Após a aplicação dos instrumentos aferimos que, tendo em conta a aplicação do método de ensino TGFU ao Grupo B e a aplicação do Método de Ensino Tradicional ao Grupo A, este apresenta um nível de aprendizagem das técnicas da modalidade de basquetebol superior ao do Grupo B. Verificou-se que no Grupo A, subsistem diferenças significativas nas técnicas de drible e lançamento, enquanto no Grupo B se verificam diferenças significativas em todas as técnicas. Nas técnicas de passe e lançamento, verifica-se um diferencial de média superior no Grupo B (61,4 no passe e 22,818 no lançamento) em comparação ao Grupo A (54,4 no passe e 17,6 no lançamento). Em suma, constatou-se em termos médios, um aumento nas aprendizagens do passe e do lançamento nas duas turmas, embora esta evolução no Grupo B se apresente mais evidente. Findando, é possível aferir que o grupo que apresenta um maior nível de aprendizagem ao longo das 8 aulas, face ao método de ensino utilizado, é o Grupo B, correspondendo ao grupo onde se aplicou o método de ensino TGFU.
id RCAP_61dff125ccd7380466a794d62a8e1bd8
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio PedagógicoAgrupamento de Escolas do FundãoAprendizagemEducação FísicaEstágio PedagógicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisNeste capítulo, encontra-se exposto o relatório de estágio do ano letivo 2013/2014, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão e orientado pelo docente Luís Moreira. Este tem início com a apresentação da introdução, onde constam todos os conspectos abordados durante este ano letivo, os objetivos da escola e do grupo de Educação Física. Seguidamente, apresento as atividades desenvolvidas na escola, relativas à lecionação da turma 6º D. Consta ainda o acompanhamento do Desporto Escolar, na equipa de Futsal Feminino – Juvenis, e a descrição da participação nas atividades desenvolvidas no grupo disciplinar e no grupo de estágio. Finalizando este capítulo, saliento os aspetos positivos e negativos do estágio, mas também as principais reflexões e considerações do mesmo, para a minha formação académica e profissional. Resumo Capítulo 2 O presente projecto de investigação prende-se com a necessidade de avaliar a influência dos dois modelos de ensino no desempenho técnico (habilidades técnicas) dos discentes, percecionando ainda o grau de motivação dos alunos segundo o tipo de modelo de ensino aplicado (ao longo de uma unidade didáctica de basquetebol, com duração de 8 aulas). Os dois modelos de ensino remetem para diferentes abordagens de instrução. Para a execução deste projecto foram utilizados os seguintes instrumentos: o Inquérito por Questionário incidente na Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) e a Bateria AAHPERD (Kirkendall, 1987 e Strand e Wilson, 1993). Após a aplicação dos instrumentos aferimos que, tendo em conta a aplicação do método de ensino TGFU ao Grupo B e a aplicação do Método de Ensino Tradicional ao Grupo A, este apresenta um nível de aprendizagem das técnicas da modalidade de basquetebol superior ao do Grupo B. Verificou-se que no Grupo A, subsistem diferenças significativas nas técnicas de drible e lançamento, enquanto no Grupo B se verificam diferenças significativas em todas as técnicas. Nas técnicas de passe e lançamento, verifica-se um diferencial de média superior no Grupo B (61,4 no passe e 22,818 no lançamento) em comparação ao Grupo A (54,4 no passe e 17,6 no lançamento). Em suma, constatou-se em termos médios, um aumento nas aprendizagens do passe e do lançamento nas duas turmas, embora esta evolução no Grupo B se apresente mais evidente. Findando, é possível aferir que o grupo que apresenta um maior nível de aprendizagem ao longo das 8 aulas, face ao método de ensino utilizado, é o Grupo B, correspondendo ao grupo onde se aplicou o método de ensino TGFU.Chapter 1 In this chapter, is exposed the internship report of 2013/2014, realized in Agrupamento de Escolas do Fundão oriented by teacher Luís Moreira. This report begins with the introduction, which contains all the aspects addressed during this school year, the school and the Physical Education group goals. Then, I present the activities developed in school, concerning the teaching of the class D, 6thgrade. It still features the monitoring of School Sports, with the Juvenile-Female Futsal Team, and the description of the participation in the activities developed in the disciplinary group and in the internship group. To finalize, I emphasize the positive and negative aspects of the internship, but also the main reflexions and considerations of it, for my own academic and professional training. Chapter 2 This research project relates to the need to assess the influence of the two teaching models in the technical performance (technical skills) of the students and also realizing the degree of student motivation according to the type of teaching model applied (along a didactic unit of basketball, lasting 8 lessons). The two teaching models refer to different instructional approaches. For the implementation of this project, there were used the following instruments: the Questionnaire Survey focused in Motivation for Sports Activities (QMSA) and the Battery AAHPERD (Kirkendall, 1987 e Strand e Wilson, 1993). After the application of the instruments we checked that, taking into account the application of the teaching method TGFU in group B and the application of the Traditional Teaching Method in group A, the last one presents a learning level of the basketball modality techniques higher than group B. It appears that in group A, there are significant differences in the dribbling and release techniques, while in group B there are significant differences in all the techniques. In the pass and release techniques, there is an average differential higher in group B (61,4 in the pass and 22,818 in the release) comparing to group A (54,4 in the pass and 17,6 in the release). In short, it was found on average, an increase in learning the pass and the release in the two classes, although this development in group B is more obvious. To finalize, is possible to check that the group that has a higher learning level along the 8 lessons, compared with the method used, its group B, in which was applied the teaching method TGFU.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumMarques, João Paulo Faustino2018-07-31T15:56:34Z2014-6-192014-07-152014-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5574TID:201645874porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:35Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:27.568198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico
Agrupamento de Escolas do Fundão
title Relatório de Estágio Pedagógico
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico
Marques, João Paulo Faustino
Aprendizagem
Educação Física
Estágio Pedagógico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de Estágio Pedagógico
title_full Relatório de Estágio Pedagógico
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico
author Marques, João Paulo Faustino
author_facet Marques, João Paulo Faustino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, João Paulo Faustino
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação Física
Estágio Pedagógico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Aprendizagem
Educação Física
Estágio Pedagógico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Neste capítulo, encontra-se exposto o relatório de estágio do ano letivo 2013/2014, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão e orientado pelo docente Luís Moreira. Este tem início com a apresentação da introdução, onde constam todos os conspectos abordados durante este ano letivo, os objetivos da escola e do grupo de Educação Física. Seguidamente, apresento as atividades desenvolvidas na escola, relativas à lecionação da turma 6º D. Consta ainda o acompanhamento do Desporto Escolar, na equipa de Futsal Feminino – Juvenis, e a descrição da participação nas atividades desenvolvidas no grupo disciplinar e no grupo de estágio. Finalizando este capítulo, saliento os aspetos positivos e negativos do estágio, mas também as principais reflexões e considerações do mesmo, para a minha formação académica e profissional. Resumo Capítulo 2 O presente projecto de investigação prende-se com a necessidade de avaliar a influência dos dois modelos de ensino no desempenho técnico (habilidades técnicas) dos discentes, percecionando ainda o grau de motivação dos alunos segundo o tipo de modelo de ensino aplicado (ao longo de uma unidade didáctica de basquetebol, com duração de 8 aulas). Os dois modelos de ensino remetem para diferentes abordagens de instrução. Para a execução deste projecto foram utilizados os seguintes instrumentos: o Inquérito por Questionário incidente na Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) e a Bateria AAHPERD (Kirkendall, 1987 e Strand e Wilson, 1993). Após a aplicação dos instrumentos aferimos que, tendo em conta a aplicação do método de ensino TGFU ao Grupo B e a aplicação do Método de Ensino Tradicional ao Grupo A, este apresenta um nível de aprendizagem das técnicas da modalidade de basquetebol superior ao do Grupo B. Verificou-se que no Grupo A, subsistem diferenças significativas nas técnicas de drible e lançamento, enquanto no Grupo B se verificam diferenças significativas em todas as técnicas. Nas técnicas de passe e lançamento, verifica-se um diferencial de média superior no Grupo B (61,4 no passe e 22,818 no lançamento) em comparação ao Grupo A (54,4 no passe e 17,6 no lançamento). Em suma, constatou-se em termos médios, um aumento nas aprendizagens do passe e do lançamento nas duas turmas, embora esta evolução no Grupo B se apresente mais evidente. Findando, é possível aferir que o grupo que apresenta um maior nível de aprendizagem ao longo das 8 aulas, face ao método de ensino utilizado, é o Grupo B, correspondendo ao grupo onde se aplicou o método de ensino TGFU.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-6-19
2014-07-15
2014-07-15T00:00:00Z
2018-07-31T15:56:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5574
TID:201645874
url http://hdl.handle.net/10400.6/5574
identifier_str_mv TID:201645874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136361042673664