Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Rui
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Henriques, Susana
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10696
Resumo: Numa investigação as opções metodológicas tomam-se em função do seu objeto, dos seus objetivos e de muitos outros diferentes fatores, nem todos com o mesmo grau de importância para o investigador e para a própria investigação. Fatores como a extensão do estudo, o seu custo e o tempo disponível para a sua realização são, não raras vezes, determinantes nas opções tomadas. O inquérito por questionário é uma técnica de recolha de dados que pode ser a solução por excelência nessas alturas. Com um comportamento camaleónico, adaptável às diferentes metodologias, cujo nível de resultados não depende de si mesmo, mas, sim, da forma como é construído pelo investigador, o inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, tem como principal fator atrativo o facto de gastar o mesmo tempo seja qual for o tamanho da amostra. De carácter teórico e descritivo, baseado no estado da arte e nas impressões retiradas dos trabalhos investigativos dos seus autores, este trabalho, que não tem qualquer tipo de pretensões de exaustividade quer na descrição quer na reflexão efetuadas, tem como objetivo contribuir para uma sistematização dos aspetos ligados à conceção de um inquérito por questionário, especialmente orientado para o estudo de contextos educativos.
id RCAP_86ba25bcfaf61c1fc76d0b2e69dfeeea
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativosQuestionnaire survey: design and use contributions in educacional contextsInvestigação em educaçãoTécnicas de recolha de dadosInquérito por questionárioEducational researchData collection techniquesQuestionnaireODS::04:Educação de QualidadeNuma investigação as opções metodológicas tomam-se em função do seu objeto, dos seus objetivos e de muitos outros diferentes fatores, nem todos com o mesmo grau de importância para o investigador e para a própria investigação. Fatores como a extensão do estudo, o seu custo e o tempo disponível para a sua realização são, não raras vezes, determinantes nas opções tomadas. O inquérito por questionário é uma técnica de recolha de dados que pode ser a solução por excelência nessas alturas. Com um comportamento camaleónico, adaptável às diferentes metodologias, cujo nível de resultados não depende de si mesmo, mas, sim, da forma como é construído pelo investigador, o inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, tem como principal fator atrativo o facto de gastar o mesmo tempo seja qual for o tamanho da amostra. De carácter teórico e descritivo, baseado no estado da arte e nas impressões retiradas dos trabalhos investigativos dos seus autores, este trabalho, que não tem qualquer tipo de pretensões de exaustividade quer na descrição quer na reflexão efetuadas, tem como objetivo contribuir para uma sistematização dos aspetos ligados à conceção de um inquérito por questionário, especialmente orientado para o estudo de contextos educativos.Its subject, its objectives and several other factors drive the methodological options in a research. Not all of them have the same importance for the researcher and the research. The length of the study, its cost and the time available for its development, are determinants in researchers’ options. The questionnaire is a data collection technique that can be an optimal solution in those cases. With a chameleon-like behaviour, adaptable to different methods, the level of results does not rely on itself, but on how researcher designs it. The survey is a data collection instrument, which the main economic factor is to spend the same time no meter the sample size. This work has a theoretical and descriptive propose as it is based on the state of the art and research. It has no claim of exhaustion, or descriptive description in the requested reflection. With this work we aim to contribute to a systematization of the design of a questionnaire, especially oriented to research in educational contexts.Universidade AbertaRepositório AbertoSantos, José RuiHenriques, Susana2021-05-04T08:41:05Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10696porSantos, José Rui; Henriques, Susana - Inquérito por questionário [Em linha]: contributos de conceção e utilização em contextos educativos. Lisboa: Universidade Aberta, 2021. 37 p. (eUAb. Documentos UAb). ISBN 978-972-674-896-0978-972-674-896-0https://doi.org/10.34627/3s9s-k971info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:36:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:14.437078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos
Questionnaire survey: design and use contributions in educacional contexts
title Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos
spellingShingle Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos
Santos, José Rui
Investigação em educação
Técnicas de recolha de dados
Inquérito por questionário
Educational research
Data collection techniques
Questionnaire
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos
title_full Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos
title_fullStr Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos
title_full_unstemmed Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos
title_sort Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos
author Santos, José Rui
author_facet Santos, José Rui
Henriques, Susana
author_role author
author2 Henriques, Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Rui
Henriques, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação em educação
Técnicas de recolha de dados
Inquérito por questionário
Educational research
Data collection techniques
Questionnaire
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Investigação em educação
Técnicas de recolha de dados
Inquérito por questionário
Educational research
Data collection techniques
Questionnaire
ODS::04:Educação de Qualidade
description Numa investigação as opções metodológicas tomam-se em função do seu objeto, dos seus objetivos e de muitos outros diferentes fatores, nem todos com o mesmo grau de importância para o investigador e para a própria investigação. Fatores como a extensão do estudo, o seu custo e o tempo disponível para a sua realização são, não raras vezes, determinantes nas opções tomadas. O inquérito por questionário é uma técnica de recolha de dados que pode ser a solução por excelência nessas alturas. Com um comportamento camaleónico, adaptável às diferentes metodologias, cujo nível de resultados não depende de si mesmo, mas, sim, da forma como é construído pelo investigador, o inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, tem como principal fator atrativo o facto de gastar o mesmo tempo seja qual for o tamanho da amostra. De carácter teórico e descritivo, baseado no estado da arte e nas impressões retiradas dos trabalhos investigativos dos seus autores, este trabalho, que não tem qualquer tipo de pretensões de exaustividade quer na descrição quer na reflexão efetuadas, tem como objetivo contribuir para uma sistematização dos aspetos ligados à conceção de um inquérito por questionário, especialmente orientado para o estudo de contextos educativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04T08:41:05Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10696
url http://hdl.handle.net/10400.2/10696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, José Rui; Henriques, Susana - Inquérito por questionário [Em linha]: contributos de conceção e utilização em contextos educativos. Lisboa: Universidade Aberta, 2021. 37 p. (eUAb. Documentos UAb). ISBN 978-972-674-896-0
978-972-674-896-0
https://doi.org/10.34627/3s9s-k971
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135090383519744