Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10696 |
Resumo: | Numa investigação as opções metodológicas tomam-se em função do seu objeto, dos seus objetivos e de muitos outros diferentes fatores, nem todos com o mesmo grau de importância para o investigador e para a própria investigação. Fatores como a extensão do estudo, o seu custo e o tempo disponível para a sua realização são, não raras vezes, determinantes nas opções tomadas. O inquérito por questionário é uma técnica de recolha de dados que pode ser a solução por excelência nessas alturas. Com um comportamento camaleónico, adaptável às diferentes metodologias, cujo nível de resultados não depende de si mesmo, mas, sim, da forma como é construído pelo investigador, o inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, tem como principal fator atrativo o facto de gastar o mesmo tempo seja qual for o tamanho da amostra. De carácter teórico e descritivo, baseado no estado da arte e nas impressões retiradas dos trabalhos investigativos dos seus autores, este trabalho, que não tem qualquer tipo de pretensões de exaustividade quer na descrição quer na reflexão efetuadas, tem como objetivo contribuir para uma sistematização dos aspetos ligados à conceção de um inquérito por questionário, especialmente orientado para o estudo de contextos educativos. |
id |
RCAP_86ba25bcfaf61c1fc76d0b2e69dfeeea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10696 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativosQuestionnaire survey: design and use contributions in educacional contextsInvestigação em educaçãoTécnicas de recolha de dadosInquérito por questionárioEducational researchData collection techniquesQuestionnaireODS::04:Educação de QualidadeNuma investigação as opções metodológicas tomam-se em função do seu objeto, dos seus objetivos e de muitos outros diferentes fatores, nem todos com o mesmo grau de importância para o investigador e para a própria investigação. Fatores como a extensão do estudo, o seu custo e o tempo disponível para a sua realização são, não raras vezes, determinantes nas opções tomadas. O inquérito por questionário é uma técnica de recolha de dados que pode ser a solução por excelência nessas alturas. Com um comportamento camaleónico, adaptável às diferentes metodologias, cujo nível de resultados não depende de si mesmo, mas, sim, da forma como é construído pelo investigador, o inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, tem como principal fator atrativo o facto de gastar o mesmo tempo seja qual for o tamanho da amostra. De carácter teórico e descritivo, baseado no estado da arte e nas impressões retiradas dos trabalhos investigativos dos seus autores, este trabalho, que não tem qualquer tipo de pretensões de exaustividade quer na descrição quer na reflexão efetuadas, tem como objetivo contribuir para uma sistematização dos aspetos ligados à conceção de um inquérito por questionário, especialmente orientado para o estudo de contextos educativos.Its subject, its objectives and several other factors drive the methodological options in a research. Not all of them have the same importance for the researcher and the research. The length of the study, its cost and the time available for its development, are determinants in researchers’ options. The questionnaire is a data collection technique that can be an optimal solution in those cases. With a chameleon-like behaviour, adaptable to different methods, the level of results does not rely on itself, but on how researcher designs it. The survey is a data collection instrument, which the main economic factor is to spend the same time no meter the sample size. This work has a theoretical and descriptive propose as it is based on the state of the art and research. It has no claim of exhaustion, or descriptive description in the requested reflection. With this work we aim to contribute to a systematization of the design of a questionnaire, especially oriented to research in educational contexts.Universidade AbertaRepositório AbertoSantos, José RuiHenriques, Susana2021-05-04T08:41:05Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10696porSantos, José Rui; Henriques, Susana - Inquérito por questionário [Em linha]: contributos de conceção e utilização em contextos educativos. Lisboa: Universidade Aberta, 2021. 37 p. (eUAb. Documentos UAb). ISBN 978-972-674-896-0978-972-674-896-0https://doi.org/10.34627/3s9s-k971info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:36:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:14.437078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos Questionnaire survey: design and use contributions in educacional contexts |
title |
Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos |
spellingShingle |
Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos Santos, José Rui Investigação em educação Técnicas de recolha de dados Inquérito por questionário Educational research Data collection techniques Questionnaire ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos |
title_full |
Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos |
title_fullStr |
Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos |
title_full_unstemmed |
Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos |
title_sort |
Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos |
author |
Santos, José Rui |
author_facet |
Santos, José Rui Henriques, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Henriques, Susana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Rui Henriques, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação em educação Técnicas de recolha de dados Inquérito por questionário Educational research Data collection techniques Questionnaire ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Investigação em educação Técnicas de recolha de dados Inquérito por questionário Educational research Data collection techniques Questionnaire ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Numa investigação as opções metodológicas tomam-se em função do seu objeto, dos seus objetivos e de muitos outros diferentes fatores, nem todos com o mesmo grau de importância para o investigador e para a própria investigação. Fatores como a extensão do estudo, o seu custo e o tempo disponível para a sua realização são, não raras vezes, determinantes nas opções tomadas. O inquérito por questionário é uma técnica de recolha de dados que pode ser a solução por excelência nessas alturas. Com um comportamento camaleónico, adaptável às diferentes metodologias, cujo nível de resultados não depende de si mesmo, mas, sim, da forma como é construído pelo investigador, o inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, tem como principal fator atrativo o facto de gastar o mesmo tempo seja qual for o tamanho da amostra. De carácter teórico e descritivo, baseado no estado da arte e nas impressões retiradas dos trabalhos investigativos dos seus autores, este trabalho, que não tem qualquer tipo de pretensões de exaustividade quer na descrição quer na reflexão efetuadas, tem como objetivo contribuir para uma sistematização dos aspetos ligados à conceção de um inquérito por questionário, especialmente orientado para o estudo de contextos educativos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-04T08:41:05Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/10696 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/10696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, José Rui; Henriques, Susana - Inquérito por questionário [Em linha]: contributos de conceção e utilização em contextos educativos. Lisboa: Universidade Aberta, 2021. 37 p. (eUAb. Documentos UAb). ISBN 978-972-674-896-0 978-972-674-896-0 https://doi.org/10.34627/3s9s-k971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135090383519744 |