Diferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casal, Joana Filipa Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43196
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito do projeto de investigação, foi desenvolvido no decorrer do 2.o ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico. O projeto decorreu no último período de estágio de intervenção numa turma de 4.o ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Este projeto tem como principal objetivo perceber quais os desafios com que me deparo na preparação e exploração de tarefas que visem a Diferenciação Pedagógica em Matemática. No que diz respeito à metodologia utilizada, esta recai sobre uma abordagem qualitativa centrada na prática, onde se prevê a capacidade de reflexão sobre o trabalho que vai sendo desenvolvido ao longo do tempo. Quanto às técnicas para recolha de dados foram utilizadas a observação participante e direta (notas de campo e gravações áudio) e recolha documental. No que se refere aos resultados do estudo, destaca-se que o trabalho em torno de tarefas paralelas envolve um conjunto de desafios para o professor associados aos diferentes momentos desse trabalho. Na seleção/adaptação das tarefas destaca-se a elaboração de questões que se mostrem adequadas aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos da turma. Na preparação das tarefas realça-se a antecipação das estratégias de resolução das tarefas e das dificuldades dos alunos, como aspetos mais desafiantes por exigirem um conhecimento aprofundado dos alunos e dos seus níveis de aprendizagem. Finalmente, na exploração das tarefas na sala de aula, apesar de em todos os seus momentos existirem desafios, destaca-se o momento de monitorização do trabalho dos alunos em que se destaca o desafio de apoiar os alunos na interpretação e compreensão do enunciado do problema sem lhes dar a resposta às questões colocadas.
id RCAP_86c1a8e9fbc38b8654ed74888df58512
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43196
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridadeDiferenciação PedagógicaTarefas paralelasMatemáticaDesafios do professorPedagogical DifferentiationParallel tasksMathTeacher challengesO presente relatório, realizado no âmbito do projeto de investigação, foi desenvolvido no decorrer do 2.o ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico. O projeto decorreu no último período de estágio de intervenção numa turma de 4.o ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Este projeto tem como principal objetivo perceber quais os desafios com que me deparo na preparação e exploração de tarefas que visem a Diferenciação Pedagógica em Matemática. No que diz respeito à metodologia utilizada, esta recai sobre uma abordagem qualitativa centrada na prática, onde se prevê a capacidade de reflexão sobre o trabalho que vai sendo desenvolvido ao longo do tempo. Quanto às técnicas para recolha de dados foram utilizadas a observação participante e direta (notas de campo e gravações áudio) e recolha documental. No que se refere aos resultados do estudo, destaca-se que o trabalho em torno de tarefas paralelas envolve um conjunto de desafios para o professor associados aos diferentes momentos desse trabalho. Na seleção/adaptação das tarefas destaca-se a elaboração de questões que se mostrem adequadas aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos da turma. Na preparação das tarefas realça-se a antecipação das estratégias de resolução das tarefas e das dificuldades dos alunos, como aspetos mais desafiantes por exigirem um conhecimento aprofundado dos alunos e dos seus níveis de aprendizagem. Finalmente, na exploração das tarefas na sala de aula, apesar de em todos os seus momentos existirem desafios, destaca-se o momento de monitorização do trabalho dos alunos em que se destaca o desafio de apoiar os alunos na interpretação e compreensão do enunciado do problema sem lhes dar a resposta às questões colocadas.This report, carried out within the scope of the research project, was developed during the 2nd year of my Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education. The project took place in the last period of the intervention internship in a 4th grade class of the 1st cycle of Basic Education. The main objective of this project is to understand the challenges I face in the preparation and exploration of tasks aimed at Pedagogical Differentiation in Mathematics. With regard to the methodology used, this relies on a qualitative approach centered on practice, which provides for the ability to reflect on the work that is being developed over time. As for the techniques for data collection, participant and direct observation (field notes and audiovisual recordings) and documentary collection were used. With regard to the results of the study, it is highlighted that the work around parallel tasks involves a set of challenges for the teacher associated with the different moments of this work. In the selection/adaptation of the tasks, emphasis is placed on the elaboration of questions that are suitable for the different learning levels of the students in the class. In the preparation of tasks, anticipation of strategies for solving tasks and students' difficulties is highlighted, as more challenging aspects as they require in-depth knowledge of students and their learning levels. Finally, in the exploration of tasks in the classroom, despite the fact that there are challenges at all times, the moment of monitoring the students' work stands out, in which the challenge of supporting students in the interpretation and understanding of the statement of the problem without giving them the answer to the questions posed.Delgado, CatarinaRepositório ComumCasal, Joana Filipa Silva2023-01-13T15:16:24Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43196TID:203156579porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:46.923396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridade
title Diferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridade
spellingShingle Diferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridade
Casal, Joana Filipa Silva
Diferenciação Pedagógica
Tarefas paralelas
Matemática
Desafios do professor
Pedagogical Differentiation
Parallel tasks
Math
Teacher challenges
title_short Diferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridade
title_full Diferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridade
title_fullStr Diferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Diferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridade
title_sort Diferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridade
author Casal, Joana Filipa Silva
author_facet Casal, Joana Filipa Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Catarina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Casal, Joana Filipa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação Pedagógica
Tarefas paralelas
Matemática
Desafios do professor
Pedagogical Differentiation
Parallel tasks
Math
Teacher challenges
topic Diferenciação Pedagógica
Tarefas paralelas
Matemática
Desafios do professor
Pedagogical Differentiation
Parallel tasks
Math
Teacher challenges
description O presente relatório, realizado no âmbito do projeto de investigação, foi desenvolvido no decorrer do 2.o ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico. O projeto decorreu no último período de estágio de intervenção numa turma de 4.o ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Este projeto tem como principal objetivo perceber quais os desafios com que me deparo na preparação e exploração de tarefas que visem a Diferenciação Pedagógica em Matemática. No que diz respeito à metodologia utilizada, esta recai sobre uma abordagem qualitativa centrada na prática, onde se prevê a capacidade de reflexão sobre o trabalho que vai sendo desenvolvido ao longo do tempo. Quanto às técnicas para recolha de dados foram utilizadas a observação participante e direta (notas de campo e gravações áudio) e recolha documental. No que se refere aos resultados do estudo, destaca-se que o trabalho em torno de tarefas paralelas envolve um conjunto de desafios para o professor associados aos diferentes momentos desse trabalho. Na seleção/adaptação das tarefas destaca-se a elaboração de questões que se mostrem adequadas aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos da turma. Na preparação das tarefas realça-se a antecipação das estratégias de resolução das tarefas e das dificuldades dos alunos, como aspetos mais desafiantes por exigirem um conhecimento aprofundado dos alunos e dos seus níveis de aprendizagem. Finalmente, na exploração das tarefas na sala de aula, apesar de em todos os seus momentos existirem desafios, destaca-se o momento de monitorização do trabalho dos alunos em que se destaca o desafio de apoiar os alunos na interpretação e compreensão do enunciado do problema sem lhes dar a resposta às questões colocadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-01-13T15:16:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43196
TID:203156579
url http://hdl.handle.net/10400.26/43196
identifier_str_mv TID:203156579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135401674276864