Soluções de apoio ao transporte público em interseções semaforizadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16602 |
Resumo: | A implementação de medidas de prioridade aos Transportes Públicos em interseções semaforizadas visa uma melhoria das suas condições operacionais. Estas medidas podem ser uma opção para o benefício da circulação deste tipo de veículos garantindo assim melhorias globais para o sistema de transporte. No entanto, deverá ser necessário avaliar os impactos das medidas não só nos veículos que se pretende prioritários, mas também no restante tráfego. Os modelos de simulação de tráfego são programas informáticos que têm vindo a ser cada vez mais utilizados pelos técnicos. Esta constatação deve-se em muito ao facto de estas ferramentas serem um importante apoio na resolução de problemas relacionados com o tráfego, já que estes apresentam um elevado grau de complexidade. Assim sendo, a simulação torna-se uma ótima ferramenta para ultrapassar a variabilidade dos sistemas de transporte com maior facilidade. Desta forma, pode-se referir que estes modelos foram criados com o intuito de permitir testar e analisar soluções, antes que estas sejam implementadas na rede rodoviária existente. No entanto, os resultados obtidos em modelos de simulação deverão ter um significado claro, bem como serem adequados à realidade, pelo que as fases de calibração e, sua posterior validação são fundamentais no grau de confiança dos resultados obtidos pelo modelo. O presente trabalho consistiu na apresentação e respetiva avaliação de várias soluções de apoio ao Transporte Público, mais concretamente autocarros, nas interseções semaforizadas numa Avenida da cidade de Aveiro, a Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Para avaliar a implementação das medidas de prioridade foi utilizado o programa de simulação AIMSUN, que permitiu comparar o cenário atual com os diferentes cenários propostos, através dos resultados obtidos para vários indicadores de desempenho. Neste contexto foram testados três cenários, sendo que no primeiro foi introduzida uma via BUS nos dois sentidos da Avenida, no segundo foram colocados detetores para a deteção dos autocarros e por último, foram combinadas as soluções dos dois primeiros cenários. Por fim, e uma vez alcançado o objetivo deste trabalho, os resultados obtidos indicam que todos os cenários são benéficos para o Transporte Público. No entanto, e tendo em conta como indicador de desempenho, o atraso dos veículos, com o terceiro cenário houve uma redução deste indicador de cerca 38% no eixo (toda a avenida Dr. Lourenço Peixinho) e de 15% na rede total. Assim, este cenário é o que assegura melhores condições de circulação e garante um melhor desempenho destes veículos. Também, no eixo, com a implementação do primeiro e segundo cenários houve uma diminuição do indicador de desempenho, de 22% e 19%, respetivamente. Já na rede total o primeiro cenário apresentou uma melhoria de 4% e o segundo cenário de 16%. |
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Assim sendo, a simulação torna-se uma ótima ferramenta para ultrapassar a variabilidade dos sistemas de transporte com maior facilidade. Desta forma, pode-se referir que estes modelos foram criados com o intuito de permitir testar e analisar soluções, antes que estas sejam implementadas na rede rodoviária existente. No entanto, os resultados obtidos em modelos de simulação deverão ter um significado claro, bem como serem adequados à realidade, pelo que as fases de calibração e, sua posterior validação são fundamentais no grau de confiança dos resultados obtidos pelo modelo. O presente trabalho consistiu na apresentação e respetiva avaliação de várias soluções de apoio ao Transporte Público, mais concretamente autocarros, nas interseções semaforizadas numa Avenida da cidade de Aveiro, a Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Para avaliar a implementação das medidas de prioridade foi utilizado o programa de simulação AIMSUN, que permitiu comparar o cenário atual com os diferentes cenários propostos, através dos resultados obtidos para vários indicadores de desempenho. Neste contexto foram testados três cenários, sendo que no primeiro foi introduzida uma via BUS nos dois sentidos da Avenida, no segundo foram colocados detetores para a deteção dos autocarros e por último, foram combinadas as soluções dos dois primeiros cenários. Por fim, e uma vez alcançado o objetivo deste trabalho, os resultados obtidos indicam que todos os cenários são benéficos para o Transporte Público. No entanto, e tendo em conta como indicador de desempenho, o atraso dos veículos, com o terceiro cenário houve uma redução deste indicador de cerca 38% no eixo (toda a avenida Dr. Lourenço Peixinho) e de 15% na rede total. Assim, este cenário é o que assegura melhores condições de circulação e garante um melhor desempenho destes veículos. Também, no eixo, com a implementação do primeiro e segundo cenários houve uma diminuição do indicador de desempenho, de 22% e 19%, respetivamente. Já na rede total o primeiro cenário apresentou uma melhoria de 4% e o segundo cenário de 16%.The implementation of priority measures relatively to public transportation in signalized intersections seeks to the improvement of its operational conditions. These measures can be an option to the benefit of the circulation of these types of vehicles safeguarding thereby overall improvements to the transport system. However, it is necessary to assess the impact of the measures not only to the vehicles intended to have higher primacy but also to the remaining traffic. The traffic simulation models are software, which have been more increasingly used by the technicians. This phenomenon is owed to the fact that these tools are an important support to the resolution of traffic related problems, since they present an extreme complexity level. Thereby, the simulation becomes an excellent tool to overpass the variability of transport systems with some easiness. In this way, it may be referred that the models were created with the aim to allow the test and analysis of solutions, before they are implemented in the current highway network. Although the obtained results in simulation models should have an obvious meaning, as well as they may be suited to the reality, the calibration stages and the afterward validation of the model are fundamental in the level of confidence obtained by the model. The present work consisted in the presentation and the respective assessment of several solutions of support of public transportation, namely buses, in the signalized intersections in a particular avenue in the city of Aveiro, named “Dr. Lourenço Peixinho”. To evaluate the implementation of the priority measures it was used the simulation program AIMSUN that allowed comparing the actual scenario with different suggested scenarios, through the obtained results of performance indicators. In this context, it were tested three scenarios, in the first one it was introduced a BUS route in both ways of the avenue, in the second one they were placed sensors to detect the buses and at last, they were combined the first two scenarios. Lastly, and once achieved the goal of this work, the obtained results indicate that all scenarios are beneficial for Public Transport. However, and taking into consideration as a performance indicator the delay of the vehicle, with the third scenario there was a reduction of this index around 38% on the axis ( entire Dr. Lawrence Avenue) and 15% of the total network. Thus, this scenario is what assures better flow conditions and ensures better performance of such vehicles. Also, in axis with the implementation of the first and second scenarios there was a decrease in the performance index of 22% and 19%, respectively. In the first scenario the overall network was improved by 4% and on the second scenario of 16%.Universidade de Aveiro2017-01-06T09:58:40Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16602TID:201603926porPereira, Tânia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:31:10Zoai:ria.ua.pt:10773/16602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:45.947122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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