Os efeitos da animação artística : a música como factor de inclusão dos alunos de necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fernanda Maria Pereira Pires
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/4305
Resumo: Estimular e promover a Inclusão, assim como educar na diversidade, não é tarefa fácil para as escolas, bem como para todos os agentes que nela intervêm. Para que o espaço escola se traduza num lugar onde todos os alunos se sintam integrados e vejam os seus direitos garantidos, haverá com certeza um grande caminho a percorrer, independentemente do género, idade, cultura, religião ou classe social. Neste contexto, o trabalho de investigação-acção aqui desenvolvido, pretende dar um contributo significativo para o conhecimento e para as práticas educativas na escola, uma vez que se reconhece a Educação como um corpus singular e multidimensional, capaz de convocar e reunir sinergias num projecto educacional plural e integrador. E é neste projecto que a Animação Artística joga um papel imprescindível e determinante na educação do sujeito, na medida em que ela constitui um veículo para o desenvolvimento da criatividade e da prática reflexiva em geral, onde a Educação Musical tem um papel de destaque. Este trabalho pretende ainda estimular e promover momentos de aprendizagem através do lúdico, indispensáveis para os alunos de Necessidades Educativas Especiais e, em particular, os que se inserem no Currículo Específico Individual, onde os ritmos individuais sejam respeitados, e o desenvolvimento de expressão pessoal, social e cultural do aluno se faça com base na persistência, dedicação e diversificação de estratégias de ensino/aprendizagem. Este trabalho socorre-se de diferentes metodologias e ferramentas nas áreas da Música, da Expressão Dramática e da Animação Artística, com o claro propósito de facilitar a aprendizagem das 5 crianças com Necessidades Educativas Especiais, alvo deste estudo, e assim contribuir para um melhor desenvolvimento pedagógico e inclusão na comunidade educativa.Stimulating and promoting inclusion, as well as educating for diversity, are no easy tasks for schools, nor for all the people involved in them. In order for the school area to be regarded as a place where all students feel integrated and their rights guaranteed, there is still a long path to follow, regardless of gender, age, culture, religion or social class. Within this context, our research intends to provide a significant contribution to the knowledge and educational practices of schools, considering that education is both a single and multidimensional corpus, capable of gathering synergies in a plural and integrative educational project. It is within this project that the Arts play an essential and determining role in developing creativity and reflection in general, where music plays a leading role. This study aims at stimulating and promoting learning moments through fun, an essential component for Special Education students and, in particular, those with a specially designed individual curriculum (CEI) where the individual paces are respected and the development of personal, social and cultural expression of the student is done though persistence, dedication and diversification of teaching/learning strategies. This study is based on different methodologies and tools from the areas of music, drama and Community development and art education, with the clear objective of facilitating learning for 5 children in the Special Education programme, and, therefore contributing for a better pedagogical development and inclusion within the educational community.
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