Exploração de padrões por crianças do pré-escolar : Um estudo realizado no domínio da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvaterra, Mariana Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1908
Resumo: O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada II, associado à Unidade Curricular de PES II, do Mestrado em Educação Pré-escolar, está subdividido em três partes. A primeira parte do documento refere-se à caracterização do contexto educativo, na segunda descreve-se o estudo realizado e na última parte apresenta-se uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O presente estudo enquadra-se no domínio da Matemática e tem como objetivo compreender a forma como crianças de 4-6 anos resolvem tarefas que envolvem a exploração de padrões. Com base nesta problemática surgiram as seguintes questões de investigação: 1) Que estratégias são usadas pelas crianças na resolução das tarefas apresentadas?; 2) Que dificuldades evidenciam as crianças na resolução das tarefas apresentadas? O estudo enquadrou-se num paradigma construtivista, numa metodologia de natureza qualitativa, com um design de estudo de caso e foi realizado com o grupo de crianças do contexto da PES II. Assim, recorreu-se a diferentes técnicas de recolha de dados, sendo elas: a observação participante, a análise documental, gravações em áudio e vídeo e registos fotográficos. Em relação à proposta didática, preparou-se uma sequência de seis tarefas, quatro envolvendo padrões de repetição e duas com padrões de crescimento. A análise dos dados permitiu verificar que a maioria do grupo conseguiu realizar com sucesso as propostas aplicando diversas estratégias, como a identificação da unidade de repetição e a verbalização e no caso dos padrões de crescimento a estratégia recursiva. As dificuldades mais evidentes surgiram nas variantes de continuar uma sequência para a esquerda e de completar uma sequência. A dificuldade maior foi sentida na última tarefa que implicava um padrão de crescimento devido ao facto de ser a primeira vez que tiveram contacto com este tipo estrutura mais complexa.
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