Exploração de padrões por crianças do pré-escolar : Um estudo realizado no domínio da matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1908 |
Resumo: | O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada II, associado à Unidade Curricular de PES II, do Mestrado em Educação Pré-escolar, está subdividido em três partes. A primeira parte do documento refere-se à caracterização do contexto educativo, na segunda descreve-se o estudo realizado e na última parte apresenta-se uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O presente estudo enquadra-se no domínio da Matemática e tem como objetivo compreender a forma como crianças de 4-6 anos resolvem tarefas que envolvem a exploração de padrões. Com base nesta problemática surgiram as seguintes questões de investigação: 1) Que estratégias são usadas pelas crianças na resolução das tarefas apresentadas?; 2) Que dificuldades evidenciam as crianças na resolução das tarefas apresentadas? O estudo enquadrou-se num paradigma construtivista, numa metodologia de natureza qualitativa, com um design de estudo de caso e foi realizado com o grupo de crianças do contexto da PES II. Assim, recorreu-se a diferentes técnicas de recolha de dados, sendo elas: a observação participante, a análise documental, gravações em áudio e vídeo e registos fotográficos. Em relação à proposta didática, preparou-se uma sequência de seis tarefas, quatro envolvendo padrões de repetição e duas com padrões de crescimento. A análise dos dados permitiu verificar que a maioria do grupo conseguiu realizar com sucesso as propostas aplicando diversas estratégias, como a identificação da unidade de repetição e a verbalização e no caso dos padrões de crescimento a estratégia recursiva. As dificuldades mais evidentes surgiram nas variantes de continuar uma sequência para a esquerda e de completar uma sequência. A dificuldade maior foi sentida na última tarefa que implicava um padrão de crescimento devido ao facto de ser a primeira vez que tiveram contacto com este tipo estrutura mais complexa. |
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Exploração de padrões por crianças do pré-escolar : Um estudo realizado no domínio da matemáticaEducação pré-escolarMatemáticaPadrões de repetiçãoPadrões de crescimentoPre-school educationMathematicsPatterns of repetitionPatterns of growthO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada II, associado à Unidade Curricular de PES II, do Mestrado em Educação Pré-escolar, está subdividido em três partes. A primeira parte do documento refere-se à caracterização do contexto educativo, na segunda descreve-se o estudo realizado e na última parte apresenta-se uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O presente estudo enquadra-se no domínio da Matemática e tem como objetivo compreender a forma como crianças de 4-6 anos resolvem tarefas que envolvem a exploração de padrões. Com base nesta problemática surgiram as seguintes questões de investigação: 1) Que estratégias são usadas pelas crianças na resolução das tarefas apresentadas?; 2) Que dificuldades evidenciam as crianças na resolução das tarefas apresentadas? O estudo enquadrou-se num paradigma construtivista, numa metodologia de natureza qualitativa, com um design de estudo de caso e foi realizado com o grupo de crianças do contexto da PES II. Assim, recorreu-se a diferentes técnicas de recolha de dados, sendo elas: a observação participante, a análise documental, gravações em áudio e vídeo e registos fotográficos. Em relação à proposta didática, preparou-se uma sequência de seis tarefas, quatro envolvendo padrões de repetição e duas com padrões de crescimento. A análise dos dados permitiu verificar que a maioria do grupo conseguiu realizar com sucesso as propostas aplicando diversas estratégias, como a identificação da unidade de repetição e a verbalização e no caso dos padrões de crescimento a estratégia recursiva. As dificuldades mais evidentes surgiram nas variantes de continuar uma sequência para a esquerda e de completar uma sequência. A dificuldade maior foi sentida na última tarefa que implicava um padrão de crescimento devido ao facto de ser a primeira vez que tiveram contacto com este tipo estrutura mais complexa.The Report on Supervised Teaching Practice II, associated with the PES II Course Unit, of the Master in Pre-school Education, is subdivided into three parts. The first part of the document refers to the characterization of the educational context, the second describes the case of study and the last part presents a reflection on the Supervised Teaching Practice. The study falls within the domain of Mathematics and aims to understand how 4-6 year-olds solve tasks that involve the exploration of patterns. Based on this problem, the following research questions emerged: 1) What strategies are used by children in solving the presented tasks?; 2) What difficulties children have in solving the presented tasks? The study was framed in a constructivist paradigm, in a methodology of a qualitative nature, with a case study design and was carried out with the group of children in the context of PES II. There before, different techniques of data collection were used: participant observation, documentary analysis, audio and video recordings and photographic records. In relation to the didactic proposal, a sequence of six tasks was prepared, four involving repetition patterns and two involving growth patterns. The analysis of the data shows that the majority of the group was able to successfully carry out the proposals applying several strategies, such as the identification of the repetition unit, the verbalization and in the case of growth patterns - the recursive strategy. The most obvious difficulties emerged in the variants of continuing a sequence to the left and completing a sequence. The greatest difficulty was observed in the last task which implied a pattern of growth because it was the first time they had contact with this type of structure.2017-08-25T18:02:10Z2017-07-27T00:00:00Z2017-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1908TID:201729520porSalvaterra, Mariana Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:13Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:39.817530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada II, associado à Unidade Curricular de PES II, do Mestrado em Educação Pré-escolar, está subdividido em três partes. A primeira parte do documento refere-se à caracterização do contexto educativo, na segunda descreve-se o estudo realizado e na última parte apresenta-se uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O presente estudo enquadra-se no domínio da Matemática e tem como objetivo compreender a forma como crianças de 4-6 anos resolvem tarefas que envolvem a exploração de padrões. Com base nesta problemática surgiram as seguintes questões de investigação: 1) Que estratégias são usadas pelas crianças na resolução das tarefas apresentadas?; 2) Que dificuldades evidenciam as crianças na resolução das tarefas apresentadas? O estudo enquadrou-se num paradigma construtivista, numa metodologia de natureza qualitativa, com um design de estudo de caso e foi realizado com o grupo de crianças do contexto da PES II. Assim, recorreu-se a diferentes técnicas de recolha de dados, sendo elas: a observação participante, a análise documental, gravações em áudio e vídeo e registos fotográficos. Em relação à proposta didática, preparou-se uma sequência de seis tarefas, quatro envolvendo padrões de repetição e duas com padrões de crescimento. A análise dos dados permitiu verificar que a maioria do grupo conseguiu realizar com sucesso as propostas aplicando diversas estratégias, como a identificação da unidade de repetição e a verbalização e no caso dos padrões de crescimento a estratégia recursiva. As dificuldades mais evidentes surgiram nas variantes de continuar uma sequência para a esquerda e de completar uma sequência. A dificuldade maior foi sentida na última tarefa que implicava um padrão de crescimento devido ao facto de ser a primeira vez que tiveram contacto com este tipo estrutura mais complexa. |
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