Abandono no ensino superior: modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova, Joana R.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/55710
Resumo: Considerando que os perfis dos estudantes estão em constante mudança ao longo do tempo e em função das instituições, o conceito de abandono tem necessariamente de ir sendo atualizado por forma a refletir a realidade que consubstancia. O aumento de estudantes no Ensino Superior, o aumento das possibilidades de mobilidade dentro e entre instituições, assim como as possibilidades de reingresso, complexificam um sentido único para o conceito de abandono. Recorrendo à descrição do fenómeno, importa diferenciar o abandono (dropout) de momentos de pausa na formação (stopout) e de opções de mudança de curso ou instituição (optout). O presente artigo clarifica o significado de abandono nas suas várias formas de ocorrência e implicações, diferenciando o abandono em situação-estado atual, o abandono enquanto evento e o abandono enquanto processo. Descrevem-se os modelos teóricos subjacentes ao fenómeno, na sua diferenciação e complementaridade, dando destaque aos fatores valorizados e às suas evidências empíricas. O artigo termina apontando algumas linhas de atuação por parte das IES tendo em vista minorar a frequência e o impacto do abandono dos seus estudantes.
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spelling Abandono no ensino superior: modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervençãoDropout in higher education: theorical models, empirical evidences and intervention measuresAbandono en la educación superior: modelos teóricos, evidencias empíricas y medidas de intervenciónEnsino SuperiorAbandonoDesvinculaçãoAdaptação académicaHigher EducationDropoutDisengagementAcademic AdaptationEducación SuperiorAbandonoDesvinculaciónAdaptación académicaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoConsiderando que os perfis dos estudantes estão em constante mudança ao longo do tempo e em função das instituições, o conceito de abandono tem necessariamente de ir sendo atualizado por forma a refletir a realidade que consubstancia. O aumento de estudantes no Ensino Superior, o aumento das possibilidades de mobilidade dentro e entre instituições, assim como as possibilidades de reingresso, complexificam um sentido único para o conceito de abandono. Recorrendo à descrição do fenómeno, importa diferenciar o abandono (dropout) de momentos de pausa na formação (stopout) e de opções de mudança de curso ou instituição (optout). O presente artigo clarifica o significado de abandono nas suas várias formas de ocorrência e implicações, diferenciando o abandono em situação-estado atual, o abandono enquanto evento e o abandono enquanto processo. Descrevem-se os modelos teóricos subjacentes ao fenómeno, na sua diferenciação e complementaridade, dando destaque aos fatores valorizados e às suas evidências empíricas. O artigo termina apontando algumas linhas de atuação por parte das IES tendo em vista minorar a frequência e o impacto do abandono dos seus estudantes.Considering that the students profiles are constantly changing over time and depending on the institutions, the dropout concept must necessarily be updated to reflect its reality. The raise of students in Higher Education, the increase of mobility possibilities within and between institutions, as well as the possibilities of re-entry, make the meaning of dropout more complex. Referring to the description of the phenomenon, it is important to distinguish the dropout from stopout, when students do a halt time in the formation, and optout, when students decide to change their course or institution to complete their formation. This article clarifies the meaning of dropout in its various forms of occurrence and implications, differentiating the dropout in the current state-situation, the dropout as an event, and the dropout as a process. The theoretical models underlying the phenomenon are described in their differentiation and complementarity, highlighting the valued factors and their empirical evidences. The article finishes by pointing out some lines of action by Higher Education Institutions to reduce the dropping out frequency and impact of their students.En la medida que los perfiles de los estudiantes están en constante cambio a lo largo del tiempo y en función de las instituciones, el concepto de abandono necesariamente tiene que ser actualizado a fin de reflejar la realidad en la que se materializa. El aumento de estudiantes en la Educación Superior, el aumento de oportunidades para la movilidad dentro y entre las instituciones, así como las posibilidades de reingreso, hace más complejo el abandono como sentido único. Utilizando la descripción del fenómeno, es importante diferenciar los momentos de abandono (dropout), de pausa en la formación (stopout) y de cambio de curso o institución (optout). Este artículo esclarece el significado de abandono en sus diversas formas de ocurrencia y consecuencias, diferenciando el abandono en situación de estado actual, el abandono como un evento, y el abandono como un proceso. Se describe los modelos teóricos subyacentes al fenómeno en su diferenciación y complementariedad, destacando los factores valorados y sus evidencias empíricas. El estudio concluye con un análisis de algunas líneas de acción de las instituciones de enseñanza superior con el fin de reducir la frecuencia y el impacto del abandono de sus estudiantes.Centro de Investigação em Educação (CIEd), projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. SFRH/BD/117902/2016info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade do MinhoCasanova, Joana R.20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/55710porCasanova, J. R. (2018). Abandono no ensino superior: modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervenção. Educação: Teoria e Prática, 28(57), 5-22.1981-8106http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12915/8554info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:26:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:39.436861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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