O ensino dos modelos éticos e políticos no 10º ano de escolaridade : a sua pertinência contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Carlos Rodrigues da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5278
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_86f575ab89c507dbd3c5bddb25f5bb92
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino dos modelos éticos e políticos no 10º ano de escolaridade : a sua pertinência contemporâneaEnsino da filosofiaEnsino secundárioÉticaMoralRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011O Relatório que agora é apresentado é uma descrição, mas também uma reflexão pessoal, sobre o Ensino da Filosofia no Ensino Secundário. Divide‐se por isso em duas componentes essenciais: a) uma componente prática, na qual se dá conta da Prática de Ensino Supervisionada que o candidato levou a cabo nos anos lectivos de 2009/2010 e 2010/2011; b) uma componente teórica e reflexiva sobre de como o ensino da Ética se revelou crucial na formação curricular, mas também humana dos alunos. Foi por isso essencial reflectir também acerca da forma como o Programa de Filosofia e os Manuais Escolares, mediante os quais ele tem de ser trabalhado, estão ou não cientificamente adequados a um propósito racional de Ensino da Filosofia, neste domínio temático. Encontraremos neste Relatório então, uma exposição, não apenas dos conteúdos que o candidato leccionou, mas também do recurso aos materiais utilizados, assim como das metodologias, dos resultados alcançados nos elementos de avaliação, das fontes do seu trabalho com os alunos, das estratégias a que recorreu para leccionar e superar dificuldades com os mesmos, e fundamentalmente a exposição de uma tentativa de recuperar para o debate, em torno do Ensino da Filosofia, uma concepção iluminista de Ensino há muito perdida e de como foi ainda assim possível, uma adequação desse projecto tipicamente kantiano ao balizamento cognitivo dos alunos que uma expressão curricular da Filosofia nos exige no Ensino.The Report now presented is a description but also a personally reflection about Philosophy Teachership in High School. So, we may divide this Report in two essential components: a) a practical component, in which candidate describe their own Practical Teachership Supervised in school in years 2009/2010 and 2010/2011; b) a theorical and reflexive component about how the teachership of Ethics it may be crucial, in scholar, but also in human education of students. So, it was essential also reflect about the way how Philosophy Programs and Textbooks, through which it has to be worked, are or not are scientifically appropriate to a rational purpose of Philosophy Teachership, in this thematic area. Not only find this report a statement of what is taught, but also a statement of resources and materials that candidate used in teachership, as methods and evaluation results that students accomplished. We find also the sources that candidate’s work, with students, was developed, as the strategies that it used to teaching and overcome difficulties, and fundamentally a statement of an attempt to recover to the discussion, around the teaching in Philosophy, an illuminist conception of teachership long lost. There´s also may found an adaption of that particularly Kantian project of education to cognitive marking of students, that a scholar expression of Philosophy requires us to teaching.Assunção, Maria Cristina Beckert de, 1956-Repositório da Universidade de LisboaSilva, João Carlos Rodrigues da2012-02-14T15:20:24Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:41.494607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos modelos éticos e políticos no 10º ano de escolaridade : a sua pertinência contemporânea
title O ensino dos modelos éticos e políticos no 10º ano de escolaridade : a sua pertinência contemporânea
spellingShingle O ensino dos modelos éticos e políticos no 10º ano de escolaridade : a sua pertinência contemporânea
Silva, João Carlos Rodrigues da
Ensino da filosofia
Ensino secundário
Ética
Moral
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short O ensino dos modelos éticos e políticos no 10º ano de escolaridade : a sua pertinência contemporânea
title_full O ensino dos modelos éticos e políticos no 10º ano de escolaridade : a sua pertinência contemporânea
title_fullStr O ensino dos modelos éticos e políticos no 10º ano de escolaridade : a sua pertinência contemporânea
title_full_unstemmed O ensino dos modelos éticos e políticos no 10º ano de escolaridade : a sua pertinência contemporânea
title_sort O ensino dos modelos éticos e políticos no 10º ano de escolaridade : a sua pertinência contemporânea
author Silva, João Carlos Rodrigues da
author_facet Silva, João Carlos Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assunção, Maria Cristina Beckert de, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Carlos Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da filosofia
Ensino secundário
Ética
Moral
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Ensino da filosofia
Ensino secundário
Ética
Moral
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-14T15:20:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5278
url http://hdl.handle.net/10451/5278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134194882838528