O uso de tarefas de investigação sobre o tema "Energia - do sol para a terra" : um estudo em alunos de 10.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gonçalo Graciano Cardoso de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4066
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_d46a3b8b2dd5f0d9ceec41bdc2f1e11b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4066
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de tarefas de investigação sobre o tema "Energia - do sol para a terra" : um estudo em alunos de 10.º ano de escolaridadeEnsino da físicaEnsino da químicaEnergiaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011Com este trabalho pretendeu-se conhecer as dificuldades sentidas pelos alunos durante a realização de tarefas de investigação, as competências desenvolvidas por eles e a avaliação que estes fazem relativamente ao uso dessas tarefas, implementadas na sub-unidade 1, intitulada “Energia – Do Sol para a Terra”, do programa de Física e Química A do 10.º ano de escolaridade. Para atingir as finalidades propostas, optou-se por utilizar uma metodologia qualitativa, por se pretender descrever e interpretar as reacções dos alunos da turma, no seu ambiente natural, quando são implementadas as tarefas de investigação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação naturalista, entrevistas em grupo focado e documentos escritos pelos alunos. Participaram no estudo 28 alunos, do 10.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, inseridos numa escola urbana do distrito de Setúbal. No processo de análise, organizou-se os dados recolhidos em categorias, de acordo com as questões orientadoras do estudo. Durante a leccionação da sub-unidade verificou-se que os alunos sentiram dificuldades em compreender o objectivo das tarefas, em interpretar textos ou vídeos, em pesquisar e seleccionar informação necessária, a planificar uma estratégia de resolução do problema colocado na tarefa, em gerir o tempo e a reflectir sobre o trabalho. Os resultados indicaram também que os alunos desenvolveram competências de autonomia, de aquisição de conhecimento substantivo, de pesquisa e síntese, de planificação de estratégias, de tomada de consciência de problemas globais e de comunicação e argumentação. Mais ainda, os alunos avaliaram as tarefas como sendo uma boa estratégia de ensino, valorizaram a existência de uma boa relação com o professor e demonstraram, de um modo geral, gosto pela realização deste tipo de tarefas.This study aims at knowing the difficulties felt by the pupils, the competences developed and the evaluation made by them, relating to the use of the scientific inquiry, on the first unit, untitled “Energia – Do Sol para a Terra”, of the Physics and Chemistry A 10th grade curriculum. It was used a qualitative methodology, for a better description and interpretation of the pupils’ reactions, in their natural environment, when scientific inquiry is used. For data gathering was used the naturalistic observation, interviews and pupils’ written documents. The study was carried on a 28 pupils’ class, of the 10th grade, with ages between 15 and 19, in a Setubal school. Data was organized in categories, according to the study’s guide questions. After data gathering and treatment, it was noticed that the pupils felt difficulties in understanding the inquiry’s goals, in interpreting texts and videos, in researching and selecting information, in planning a problem solving strategy, in managing time and reflecting about their work. On the other hand, it was noticed that the pupils developed competences referring to autonomy, knowledge acquisition, planning strategies, skills of research, synthesizing, communication and argumentation and realized the existence of global problems. Moreover, the pupils evaluated the inquiry as a good teaching strategy, gave value to a good relation between the teacher and the pupils and, in a general way, showed appreciation in executing this kind of tasks.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaOliveira, Gonçalo Graciano Cardoso de2011-09-09T15:11:27Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:47.683042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de tarefas de investigação sobre o tema "Energia - do sol para a terra" : um estudo em alunos de 10.º ano de escolaridade
title O uso de tarefas de investigação sobre o tema "Energia - do sol para a terra" : um estudo em alunos de 10.º ano de escolaridade
spellingShingle O uso de tarefas de investigação sobre o tema "Energia - do sol para a terra" : um estudo em alunos de 10.º ano de escolaridade
Oliveira, Gonçalo Graciano Cardoso de
Ensino da física
Ensino da química
Energia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short O uso de tarefas de investigação sobre o tema "Energia - do sol para a terra" : um estudo em alunos de 10.º ano de escolaridade
title_full O uso de tarefas de investigação sobre o tema "Energia - do sol para a terra" : um estudo em alunos de 10.º ano de escolaridade
title_fullStr O uso de tarefas de investigação sobre o tema "Energia - do sol para a terra" : um estudo em alunos de 10.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O uso de tarefas de investigação sobre o tema "Energia - do sol para a terra" : um estudo em alunos de 10.º ano de escolaridade
title_sort O uso de tarefas de investigação sobre o tema "Energia - do sol para a terra" : um estudo em alunos de 10.º ano de escolaridade
author Oliveira, Gonçalo Graciano Cardoso de
author_facet Oliveira, Gonçalo Graciano Cardoso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gonçalo Graciano Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da física
Ensino da química
Energia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Ensino da física
Ensino da química
Energia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-09T15:11:27Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4066
url http://hdl.handle.net/10451/4066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134183029735424