Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: perceção das principais causas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000400006 |
Resumo: | Enquadramento: O ensino clínico desenvolvido no curso de licenciatura em enfermagem fomenta o desenvolvimento do pensamento crítico, aquisição de competências e confronto com a complexidade dos cuidados em contexto real. Objetivos: Identificar as dificuldades dos estudantes na interação com as pessoas cuidadas no ensino clínico e identificar as principais causas subjacentes. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, nos estudantes do 2º ano de licenciatura em enfermagem em contexto de ensino clínico. Colheita de dados realizada através de questionário semiestruturado. Dados quantitativos analisados no IBM SPSS Statistics 23.0 e qualitativos utilizando a técnica de Bardin. Resultados: Foram incluídos 90 estudantes, predominantemente do sexo feminino (81,11%), com idade compreendida entre os 19 e 31 anos. As dificuldades identificadas foram comunicar com pessoas pouco comunicativas, ou que não comunicam verbalmente, agitadas, confusas, desorientadas e/ou agressivas. As principais causas foram défice de formação na área da comunicação e inexperiência na aplicação de técnicas relacionais. Conclusão: Afigura-se como muito importante o investimento na formação dos estudantes utilizando metodologias de cuidar que promovam a sistematização e operacionalização da relação. |
id |
RCAP_86f77721f94a6eb82c082956256e9096 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832017000400006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: perceção das principais causasestudantes de enfermagemrelações enfermeiro-pacientecomunicaçãoEnquadramento: O ensino clínico desenvolvido no curso de licenciatura em enfermagem fomenta o desenvolvimento do pensamento crítico, aquisição de competências e confronto com a complexidade dos cuidados em contexto real. Objetivos: Identificar as dificuldades dos estudantes na interação com as pessoas cuidadas no ensino clínico e identificar as principais causas subjacentes. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, nos estudantes do 2º ano de licenciatura em enfermagem em contexto de ensino clínico. Colheita de dados realizada através de questionário semiestruturado. Dados quantitativos analisados no IBM SPSS Statistics 23.0 e qualitativos utilizando a técnica de Bardin. Resultados: Foram incluídos 90 estudantes, predominantemente do sexo feminino (81,11%), com idade compreendida entre os 19 e 31 anos. As dificuldades identificadas foram comunicar com pessoas pouco comunicativas, ou que não comunicam verbalmente, agitadas, confusas, desorientadas e/ou agressivas. As principais causas foram défice de formação na área da comunicação e inexperiência na aplicação de técnicas relacionais. Conclusão: Afigura-se como muito importante o investimento na formação dos estudantes utilizando metodologias de cuidar que promovam a sistematização e operacionalização da relação.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2017-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000400006Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.15 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000400006Melo,Rosa Cândida de Carvalho Pereira deQueirós,Paulo JoaquimTanaka,Luiza HiromiCosta,Paulo JorgeBogalho,Catarina Isabel de DeusOliveira,Patrícia Isabel da Silva Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:12:47Zoai:scielo:S0874-02832017000400006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:22.829394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: perceção das principais causas |
title |
Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: perceção das principais causas |
spellingShingle |
Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: perceção das principais causas Melo,Rosa Cândida de Carvalho Pereira de estudantes de enfermagem relações enfermeiro-paciente comunicação |
title_short |
Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: perceção das principais causas |
title_full |
Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: perceção das principais causas |
title_fullStr |
Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: perceção das principais causas |
title_full_unstemmed |
Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: perceção das principais causas |
title_sort |
Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: perceção das principais causas |
author |
Melo,Rosa Cândida de Carvalho Pereira de |
author_facet |
Melo,Rosa Cândida de Carvalho Pereira de Queirós,Paulo Joaquim Tanaka,Luiza Hiromi Costa,Paulo Jorge Bogalho,Catarina Isabel de Deus Oliveira,Patrícia Isabel da Silva Faria |
author_role |
author |
author2 |
Queirós,Paulo Joaquim Tanaka,Luiza Hiromi Costa,Paulo Jorge Bogalho,Catarina Isabel de Deus Oliveira,Patrícia Isabel da Silva Faria |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo,Rosa Cândida de Carvalho Pereira de Queirós,Paulo Joaquim Tanaka,Luiza Hiromi Costa,Paulo Jorge Bogalho,Catarina Isabel de Deus Oliveira,Patrícia Isabel da Silva Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estudantes de enfermagem relações enfermeiro-paciente comunicação |
topic |
estudantes de enfermagem relações enfermeiro-paciente comunicação |
description |
Enquadramento: O ensino clínico desenvolvido no curso de licenciatura em enfermagem fomenta o desenvolvimento do pensamento crítico, aquisição de competências e confronto com a complexidade dos cuidados em contexto real. Objetivos: Identificar as dificuldades dos estudantes na interação com as pessoas cuidadas no ensino clínico e identificar as principais causas subjacentes. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, nos estudantes do 2º ano de licenciatura em enfermagem em contexto de ensino clínico. Colheita de dados realizada através de questionário semiestruturado. Dados quantitativos analisados no IBM SPSS Statistics 23.0 e qualitativos utilizando a técnica de Bardin. Resultados: Foram incluídos 90 estudantes, predominantemente do sexo feminino (81,11%), com idade compreendida entre os 19 e 31 anos. As dificuldades identificadas foram comunicar com pessoas pouco comunicativas, ou que não comunicam verbalmente, agitadas, confusas, desorientadas e/ou agressivas. As principais causas foram défice de formação na área da comunicação e inexperiência na aplicação de técnicas relacionais. Conclusão: Afigura-se como muito importante o investimento na formação dos estudantes utilizando metodologias de cuidar que promovam a sistematização e operacionalização da relação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000400006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000400006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000400006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.15 2017 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137314469838848 |