A INTEGRAÇÃO DA VOZ COM O CONTRABAIXO ACÚSTICO: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Alexandre de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25979
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a integração do canto, como instrumento e como ferramenta de criação, ao contrabaixo acústico, seja em performance solo, na improvisação, ou em ambos, ajudando na comunicação das ideias musicais e induzindo a um fraseado mais "melodioso" e inteligível; analisar especificamente o uso da voz aliado ao contrabaixo, considerando que já é uma ferramenta utilizada por diversos músicos no ambiente jazzístico. O timbre do contrabaixo, comparado a outros instrumentos que ocupam a linha de frente, muitas vezes não consegue ter a mesma penetração e clareza na exposição das ideias melódicas, o que interfere de forma decisiva na comunicação musical. A análise de métodos de improvisação e gravações de alguns instrumentistas mostram que o desenvolvimento de ideias partindo da via oral levam à frases musicais que se aproximam da comunicação verbal proporcionando maior inteligibilidade do conteúdo sonoro. A pesquisa é composta por um disco autoral com seis temas inspirados por essa sonoridade, um memorial descritivo do processo de elaboração do disco e um artigo sobre o contrabaixista cantor como solista no jazz.
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A análise de métodos de improvisação e gravações de alguns instrumentistas mostram que o desenvolvimento de ideias partindo da via oral levam à frases musicais que se aproximam da comunicação verbal proporcionando maior inteligibilidade do conteúdo sonoro. A pesquisa é composta por um disco autoral com seis temas inspirados por essa sonoridade, um memorial descritivo do processo de elaboração do disco e um artigo sobre o contrabaixista cantor como solista no jazz.This work aims to investigate the integration of singing, as an instrument and as a creative tool, to the double bass, either solo performance, improvisation, or both, helping in the communication of musical ideas and inducing a more "melodious" and intelligible phrasing; specifically analyze the use of the voice allied to double bass, considering that this is already used as a tool by several musicians in the jazz scene. The timbre of the double bass, compared to other instruments that occupy the ”front line”, often fails to have the same penetration and clarity in the exposition of melodic ideas, which interferes in a decisive way in the musical communication. The analysis of improvisation methods and recordings of some musicians shows that the development of ideas starting from orality lead to musical phrases that approach the verbal communication providing greater intelligibility of the musical content. The research is composed by an album with six unreleased themes inspired by this sonority, a descriptive memorial of the process of writing and performing to the disc and an article about the doublebass player and singer as a jazz soloist.Submitted by Alexandre de Souza Vieira (lxndrvieira@gmail.com) on 2018-04-25T16:10:42Z No. of bitstreams: 1 TCF Alexandre de Souza Vieira revisado.pdf: 632378 bytes, checksum: 958f93f0a0a6956bdbf079203cf22e3c (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-05-14T11:57:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCF Alexandre de Souza Vieira revisado.pdf: 632378 bytes, checksum: 958f93f0a0a6956bdbf079203cf22e3c (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-14T11:57:11Z (GMT). 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