A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Isabel
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Santos, Maria Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/946
Resumo: A necessidade de contextos de qualidade para os estagiários da Licenciatura em Educação de Infância é uma das grandes preocupações da ESE de Paula Frassinetti, como instituição de formação. No exercício da nossa actividade supervisiva cabe-nos a responsabilidade de orientar os alunos em situação de iniciação à prática profissional e apoiar os educadores que connosco colaboram na promoção do seu crescimento pessoal e profissional. Deste modo, e sendo o educador um modelo para os estagiários, a sua formação é, sem dúvida, fundamental em todo este processo. A Escala do empenhamento do adulto, através dos seus indicadores, foi o instrumento escolhido para reflectirmos sobre as realidades educativas e contribuir para identificar o tipo de interacção entre adulto e criança, ajudando a desenvolver as práticas dos educadores que, por sua vez, influenciam o desempenho dos estagiários. Neste cenário a formação em contexto apresenta-se como um caminho para melhorar a acção supervisiva, cujos efeitos se reflectem na qualidade dos contextos educativos.
id RCAP_870efa891c7d0a78ab38d3c1803b9328
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processoEducação pré-escolarQualidade da educaçãoSupervisão de professoresA necessidade de contextos de qualidade para os estagiários da Licenciatura em Educação de Infância é uma das grandes preocupações da ESE de Paula Frassinetti, como instituição de formação. No exercício da nossa actividade supervisiva cabe-nos a responsabilidade de orientar os alunos em situação de iniciação à prática profissional e apoiar os educadores que connosco colaboram na promoção do seu crescimento pessoal e profissional. Deste modo, e sendo o educador um modelo para os estagiários, a sua formação é, sem dúvida, fundamental em todo este processo. A Escala do empenhamento do adulto, através dos seus indicadores, foi o instrumento escolhido para reflectirmos sobre as realidades educativas e contribuir para identificar o tipo de interacção entre adulto e criança, ajudando a desenvolver as práticas dos educadores que, por sua vez, influenciam o desempenho dos estagiários. Neste cenário a formação em contexto apresenta-se como um caminho para melhorar a acção supervisiva, cujos efeitos se reflectem na qualidade dos contextos educativos.2009-03-18T12:14:47Z2013-05-20T13:59:29Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/946por1645-9377Brandão, IsabelSantos, Maria Aliceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:33Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:32.236244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo
title A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo
spellingShingle A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo
Brandão, Isabel
Educação pré-escolar
Qualidade da educação
Supervisão de professores
title_short A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo
title_full A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo
title_fullStr A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo
title_full_unstemmed A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo
title_sort A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo
author Brandão, Isabel
author_facet Brandão, Isabel
Santos, Maria Alice
author_role author
author2 Santos, Maria Alice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Isabel
Santos, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Qualidade da educação
Supervisão de professores
topic Educação pré-escolar
Qualidade da educação
Supervisão de professores
description A necessidade de contextos de qualidade para os estagiários da Licenciatura em Educação de Infância é uma das grandes preocupações da ESE de Paula Frassinetti, como instituição de formação. No exercício da nossa actividade supervisiva cabe-nos a responsabilidade de orientar os alunos em situação de iniciação à prática profissional e apoiar os educadores que connosco colaboram na promoção do seu crescimento pessoal e profissional. Deste modo, e sendo o educador um modelo para os estagiários, a sua formação é, sem dúvida, fundamental em todo este processo. A Escala do empenhamento do adulto, através dos seus indicadores, foi o instrumento escolhido para reflectirmos sobre as realidades educativas e contribuir para identificar o tipo de interacção entre adulto e criança, ajudando a desenvolver as práticas dos educadores que, por sua vez, influenciam o desempenho dos estagiários. Neste cenário a formação em contexto apresenta-se como um caminho para melhorar a acção supervisiva, cujos efeitos se reflectem na qualidade dos contextos educativos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2009-03-18T12:14:47Z
2013-05-20T13:59:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/946
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-9377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131619121954816