A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/946 |
Resumo: | A necessidade de contextos de qualidade para os estagiários da Licenciatura em Educação de Infância é uma das grandes preocupações da ESE de Paula Frassinetti, como instituição de formação. No exercício da nossa actividade supervisiva cabe-nos a responsabilidade de orientar os alunos em situação de iniciação à prática profissional e apoiar os educadores que connosco colaboram na promoção do seu crescimento pessoal e profissional. Deste modo, e sendo o educador um modelo para os estagiários, a sua formação é, sem dúvida, fundamental em todo este processo. A Escala do empenhamento do adulto, através dos seus indicadores, foi o instrumento escolhido para reflectirmos sobre as realidades educativas e contribuir para identificar o tipo de interacção entre adulto e criança, ajudando a desenvolver as práticas dos educadores que, por sua vez, influenciam o desempenho dos estagiários. Neste cenário a formação em contexto apresenta-se como um caminho para melhorar a acção supervisiva, cujos efeitos se reflectem na qualidade dos contextos educativos. |
id |
RCAP_870efa891c7d0a78ab38d3c1803b9328 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/946 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processoEducação pré-escolarQualidade da educaçãoSupervisão de professoresA necessidade de contextos de qualidade para os estagiários da Licenciatura em Educação de Infância é uma das grandes preocupações da ESE de Paula Frassinetti, como instituição de formação. No exercício da nossa actividade supervisiva cabe-nos a responsabilidade de orientar os alunos em situação de iniciação à prática profissional e apoiar os educadores que connosco colaboram na promoção do seu crescimento pessoal e profissional. Deste modo, e sendo o educador um modelo para os estagiários, a sua formação é, sem dúvida, fundamental em todo este processo. A Escala do empenhamento do adulto, através dos seus indicadores, foi o instrumento escolhido para reflectirmos sobre as realidades educativas e contribuir para identificar o tipo de interacção entre adulto e criança, ajudando a desenvolver as práticas dos educadores que, por sua vez, influenciam o desempenho dos estagiários. Neste cenário a formação em contexto apresenta-se como um caminho para melhorar a acção supervisiva, cujos efeitos se reflectem na qualidade dos contextos educativos.2009-03-18T12:14:47Z2013-05-20T13:59:29Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/946por1645-9377Brandão, IsabelSantos, Maria Aliceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:33Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:32.236244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo |
title |
A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo |
spellingShingle |
A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo Brandão, Isabel Educação pré-escolar Qualidade da educação Supervisão de professores |
title_short |
A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo |
title_full |
A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo |
title_fullStr |
A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo |
title_full_unstemmed |
A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo |
title_sort |
A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo |
author |
Brandão, Isabel |
author_facet |
Brandão, Isabel Santos, Maria Alice |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria Alice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Isabel Santos, Maria Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Qualidade da educação Supervisão de professores |
topic |
Educação pré-escolar Qualidade da educação Supervisão de professores |
description |
A necessidade de contextos de qualidade para os estagiários da Licenciatura em Educação de Infância é uma das grandes preocupações da ESE de Paula Frassinetti, como instituição de formação. No exercício da nossa actividade supervisiva cabe-nos a responsabilidade de orientar os alunos em situação de iniciação à prática profissional e apoiar os educadores que connosco colaboram na promoção do seu crescimento pessoal e profissional. Deste modo, e sendo o educador um modelo para os estagiários, a sua formação é, sem dúvida, fundamental em todo este processo. A Escala do empenhamento do adulto, através dos seus indicadores, foi o instrumento escolhido para reflectirmos sobre as realidades educativas e contribuir para identificar o tipo de interacção entre adulto e criança, ajudando a desenvolver as práticas dos educadores que, por sua vez, influenciam o desempenho dos estagiários. Neste cenário a formação em contexto apresenta-se como um caminho para melhorar a acção supervisiva, cujos efeitos se reflectem na qualidade dos contextos educativos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2009-03-18T12:14:47Z 2013-05-20T13:59:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/946 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-9377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131619121954816 |