A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francisco de Azevedo Oliveira Guimarães dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/45946
Resumo: As Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) desempenham um papel fundamental na resolução de problemas sociais e na prevenção de ameaças e comportamentos de risco, sendo entidades de solidariedade social que complementam o governo. Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo identificar as estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelas OSFL na área da saúde. Como tal, através da interligação da análise de referências bibliográficas sobre as temáticas da comunicação estratégica, marketing social, comunicação em saúde e OSFL e das tarefas e projetos desenvolvidos no âmbito de um estágio no Departamento de Marketing e Comunicação da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC – NRN), o presente relatório procura demonstrar a importância de um posicionamento favorável e branding integrado e de um relacionamento próximo com os diversos stakeholders (cidadãos, doentes/utentes, colaboradores, voluntários, doadores, parceiros, entidades governamentais e media) para a promoção de uma boa reputação e imagem desta organização junto da sociedade civil. A partir da observação direta, elaboração de entrevistas exploratórias a colaboradores e parceiros, realização de inquéritos por questionário com duas amostras diferentes e compreensão das dinâmicas laborais da LPCC, pretende-se estabelecer conclusões sobre a importância da aplicação de um planeamento estratégico da comunicação e marketing na gestão de uma Organização Sem Fins Lucrativos.
id RCAP_871d8145316585fa45f99d3b56709b1c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/45946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de casoComunicação em SaúdeComunicação EstratégicaMarketing SocialOrganizações Sem Fins LucrativosNonprofit OrganizationsStrategic CommunicatioSocial MarketingCorporate IdentityHealth CommunicationAs Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) desempenham um papel fundamental na resolução de problemas sociais e na prevenção de ameaças e comportamentos de risco, sendo entidades de solidariedade social que complementam o governo. Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo identificar as estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelas OSFL na área da saúde. Como tal, através da interligação da análise de referências bibliográficas sobre as temáticas da comunicação estratégica, marketing social, comunicação em saúde e OSFL e das tarefas e projetos desenvolvidos no âmbito de um estágio no Departamento de Marketing e Comunicação da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC – NRN), o presente relatório procura demonstrar a importância de um posicionamento favorável e branding integrado e de um relacionamento próximo com os diversos stakeholders (cidadãos, doentes/utentes, colaboradores, voluntários, doadores, parceiros, entidades governamentais e media) para a promoção de uma boa reputação e imagem desta organização junto da sociedade civil. A partir da observação direta, elaboração de entrevistas exploratórias a colaboradores e parceiros, realização de inquéritos por questionário com duas amostras diferentes e compreensão das dinâmicas laborais da LPCC, pretende-se estabelecer conclusões sobre a importância da aplicação de um planeamento estratégico da comunicação e marketing na gestão de uma Organização Sem Fins Lucrativos.Nonprofit organizations (NPO’s) play a key role in solving social problems and preventing threats and risk behaviors, as social solidarity entities that complement the government. In this sense, the present study has a main objective which includes identify the marketing and communication strategies used by NPO’s in the health area. Through the connection between the analysis of bibliographic references in the areas of strategic communication, social marketing, health communication and NPO’s and the analysis of the tasks and projects developed during the internship on the Marketing and Communication Department of the Portuguese League Against Cancer (LPCC), the present report shows the importance of a favorable positioning , an integrated branding, and a close relationship with the stakeholders (citizens, patients/users, employees, volunteers, patrons, governmental organizations and media) to promote a good reputation and image of this organization among the society. Based on the direct observation, elaboration of explored interviews with LPCC’s collaborators and partners, development of surveys based on two different samples and understanding of the work dynamics at the LPCC, it is intended to achieve conclusions about the importance of the application of strategic planning of communication and marketing in the management of a Nonprofit Organization.Ferreira, IvoneRUNSantos, Francisco de Azevedo Oliveira Guimarães dos2018-09-07T11:16:58Z2018-05-072018-03-212018-05-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/45946TID:201916894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:19Zoai:run.unl.pt:10362/45946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:56.187601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso
title A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso
spellingShingle A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso
Santos, Francisco de Azevedo Oliveira Guimarães dos
Comunicação em Saúde
Comunicação Estratégica
Marketing Social
Organizações Sem Fins Lucrativos
Nonprofit Organizations
Strategic Communicatio
Social Marketing
Corporate Identity
Health Communication
title_short A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso
title_full A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso
title_fullStr A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso
title_full_unstemmed A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso
title_sort A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso
author Santos, Francisco de Azevedo Oliveira Guimarães dos
author_facet Santos, Francisco de Azevedo Oliveira Guimarães dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Ivone
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francisco de Azevedo Oliveira Guimarães dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação em Saúde
Comunicação Estratégica
Marketing Social
Organizações Sem Fins Lucrativos
Nonprofit Organizations
Strategic Communicatio
Social Marketing
Corporate Identity
Health Communication
topic Comunicação em Saúde
Comunicação Estratégica
Marketing Social
Organizações Sem Fins Lucrativos
Nonprofit Organizations
Strategic Communicatio
Social Marketing
Corporate Identity
Health Communication
description As Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) desempenham um papel fundamental na resolução de problemas sociais e na prevenção de ameaças e comportamentos de risco, sendo entidades de solidariedade social que complementam o governo. Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo identificar as estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelas OSFL na área da saúde. Como tal, através da interligação da análise de referências bibliográficas sobre as temáticas da comunicação estratégica, marketing social, comunicação em saúde e OSFL e das tarefas e projetos desenvolvidos no âmbito de um estágio no Departamento de Marketing e Comunicação da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC – NRN), o presente relatório procura demonstrar a importância de um posicionamento favorável e branding integrado e de um relacionamento próximo com os diversos stakeholders (cidadãos, doentes/utentes, colaboradores, voluntários, doadores, parceiros, entidades governamentais e media) para a promoção de uma boa reputação e imagem desta organização junto da sociedade civil. A partir da observação direta, elaboração de entrevistas exploratórias a colaboradores e parceiros, realização de inquéritos por questionário com duas amostras diferentes e compreensão das dinâmicas laborais da LPCC, pretende-se estabelecer conclusões sobre a importância da aplicação de um planeamento estratégico da comunicação e marketing na gestão de uma Organização Sem Fins Lucrativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-07T11:16:58Z
2018-05-07
2018-03-21
2018-05-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/45946
TID:201916894
url http://hdl.handle.net/10362/45946
identifier_str_mv TID:201916894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137941906259968