A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/45946 |
Resumo: | As Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) desempenham um papel fundamental na resolução de problemas sociais e na prevenção de ameaças e comportamentos de risco, sendo entidades de solidariedade social que complementam o governo. Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo identificar as estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelas OSFL na área da saúde. Como tal, através da interligação da análise de referências bibliográficas sobre as temáticas da comunicação estratégica, marketing social, comunicação em saúde e OSFL e das tarefas e projetos desenvolvidos no âmbito de um estágio no Departamento de Marketing e Comunicação da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC – NRN), o presente relatório procura demonstrar a importância de um posicionamento favorável e branding integrado e de um relacionamento próximo com os diversos stakeholders (cidadãos, doentes/utentes, colaboradores, voluntários, doadores, parceiros, entidades governamentais e media) para a promoção de uma boa reputação e imagem desta organização junto da sociedade civil. A partir da observação direta, elaboração de entrevistas exploratórias a colaboradores e parceiros, realização de inquéritos por questionário com duas amostras diferentes e compreensão das dinâmicas laborais da LPCC, pretende-se estabelecer conclusões sobre a importância da aplicação de um planeamento estratégico da comunicação e marketing na gestão de uma Organização Sem Fins Lucrativos. |
id |
RCAP_871d8145316585fa45f99d3b56709b1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/45946 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de casoComunicação em SaúdeComunicação EstratégicaMarketing SocialOrganizações Sem Fins LucrativosNonprofit OrganizationsStrategic CommunicatioSocial MarketingCorporate IdentityHealth CommunicationAs Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) desempenham um papel fundamental na resolução de problemas sociais e na prevenção de ameaças e comportamentos de risco, sendo entidades de solidariedade social que complementam o governo. Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo identificar as estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelas OSFL na área da saúde. Como tal, através da interligação da análise de referências bibliográficas sobre as temáticas da comunicação estratégica, marketing social, comunicação em saúde e OSFL e das tarefas e projetos desenvolvidos no âmbito de um estágio no Departamento de Marketing e Comunicação da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC – NRN), o presente relatório procura demonstrar a importância de um posicionamento favorável e branding integrado e de um relacionamento próximo com os diversos stakeholders (cidadãos, doentes/utentes, colaboradores, voluntários, doadores, parceiros, entidades governamentais e media) para a promoção de uma boa reputação e imagem desta organização junto da sociedade civil. A partir da observação direta, elaboração de entrevistas exploratórias a colaboradores e parceiros, realização de inquéritos por questionário com duas amostras diferentes e compreensão das dinâmicas laborais da LPCC, pretende-se estabelecer conclusões sobre a importância da aplicação de um planeamento estratégico da comunicação e marketing na gestão de uma Organização Sem Fins Lucrativos.Nonprofit organizations (NPO’s) play a key role in solving social problems and preventing threats and risk behaviors, as social solidarity entities that complement the government. In this sense, the present study has a main objective which includes identify the marketing and communication strategies used by NPO’s in the health area. Through the connection between the analysis of bibliographic references in the areas of strategic communication, social marketing, health communication and NPO’s and the analysis of the tasks and projects developed during the internship on the Marketing and Communication Department of the Portuguese League Against Cancer (LPCC), the present report shows the importance of a favorable positioning , an integrated branding, and a close relationship with the stakeholders (citizens, patients/users, employees, volunteers, patrons, governmental organizations and media) to promote a good reputation and image of this organization among the society. Based on the direct observation, elaboration of explored interviews with LPCC’s collaborators and partners, development of surveys based on two different samples and understanding of the work dynamics at the LPCC, it is intended to achieve conclusions about the importance of the application of strategic planning of communication and marketing in the management of a Nonprofit Organization.Ferreira, IvoneRUNSantos, Francisco de Azevedo Oliveira Guimarães dos2018-09-07T11:16:58Z2018-05-072018-03-212018-05-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/45946TID:201916894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:19Zoai:run.unl.pt:10362/45946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:56.187601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso |
title |
A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso |
spellingShingle |
A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso Santos, Francisco de Azevedo Oliveira Guimarães dos Comunicação em Saúde Comunicação Estratégica Marketing Social Organizações Sem Fins Lucrativos Nonprofit Organizations Strategic Communicatio Social Marketing Corporate Identity Health Communication |
title_short |
A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso |
title_full |
A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso |
title_fullStr |
A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso |
title_sort |
A comunicação estratégica em organizações sem fins lucrativos: A Liga Portuguesa Contra o Cancro como estudo de caso |
author |
Santos, Francisco de Azevedo Oliveira Guimarães dos |
author_facet |
Santos, Francisco de Azevedo Oliveira Guimarães dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Ivone RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Francisco de Azevedo Oliveira Guimarães dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação em Saúde Comunicação Estratégica Marketing Social Organizações Sem Fins Lucrativos Nonprofit Organizations Strategic Communicatio Social Marketing Corporate Identity Health Communication |
topic |
Comunicação em Saúde Comunicação Estratégica Marketing Social Organizações Sem Fins Lucrativos Nonprofit Organizations Strategic Communicatio Social Marketing Corporate Identity Health Communication |
description |
As Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) desempenham um papel fundamental na resolução de problemas sociais e na prevenção de ameaças e comportamentos de risco, sendo entidades de solidariedade social que complementam o governo. Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo identificar as estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelas OSFL na área da saúde. Como tal, através da interligação da análise de referências bibliográficas sobre as temáticas da comunicação estratégica, marketing social, comunicação em saúde e OSFL e das tarefas e projetos desenvolvidos no âmbito de um estágio no Departamento de Marketing e Comunicação da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC – NRN), o presente relatório procura demonstrar a importância de um posicionamento favorável e branding integrado e de um relacionamento próximo com os diversos stakeholders (cidadãos, doentes/utentes, colaboradores, voluntários, doadores, parceiros, entidades governamentais e media) para a promoção de uma boa reputação e imagem desta organização junto da sociedade civil. A partir da observação direta, elaboração de entrevistas exploratórias a colaboradores e parceiros, realização de inquéritos por questionário com duas amostras diferentes e compreensão das dinâmicas laborais da LPCC, pretende-se estabelecer conclusões sobre a importância da aplicação de um planeamento estratégico da comunicação e marketing na gestão de uma Organização Sem Fins Lucrativos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-07T11:16:58Z 2018-05-07 2018-03-21 2018-05-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/45946 TID:201916894 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/45946 |
identifier_str_mv |
TID:201916894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137941906259968 |