Supervisão colaborativa e trabalho docente: um estudo no grupo de educação especial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32004 |
Resumo: | O presente estudo centra-se nas perceções de elementos do Departamento de Educação Especial, de um agrupamento de escolas do Distrito de Aveiro, tendo como objetivo principal analisar as perceções desses elementos sobre trabalho colaborativo e que relevância atribuem à supervisão colaborativa para a promoção de uma educação inclusiva. A abordagem à temática foi realizada tendo por base uma revisão da literatura sobre Educação Inclusiva, Colaboração e Supervisão. No estudo empírico, adoptou-se uma abordagem qualitativa e de tipo interpretativo, tendo-se recorrido à realização de Focus group, com dez participantes, cinco técnicos superiores e cinco docentes de educação especial. Para além dos focus groups realizou-se uma entrevista semi-estruturada à Coordenadora de departamento de educação especial, tendo todos os dados sido sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados põem em evidência o tipo de trabalho colaborativo e de supervisão desenvolvidos no agrupamento a que estes profissionais pertencem, permitindo perceber a necessidade de se implementar estratégias conducentes a mudanças, visando potenciar o que existe e minimizar as dificuldades apresentadas pelos profissionais. Este estudo pode servir para a implementação de estratégias de melhoria no sentido de criar uma educação cada vez mais inclusiva, que seja de Todos para Todos. |
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O presente estudo centra-se nas perceções de elementos do Departamento de Educação Especial, de um agrupamento de escolas do Distrito de Aveiro, tendo como objetivo principal analisar as perceções desses elementos sobre trabalho colaborativo e que relevância atribuem à supervisão colaborativa para a promoção de uma educação inclusiva. A abordagem à temática foi realizada tendo por base uma revisão da literatura sobre Educação Inclusiva, Colaboração e Supervisão. No estudo empírico, adoptou-se uma abordagem qualitativa e de tipo interpretativo, tendo-se recorrido à realização de Focus group, com dez participantes, cinco técnicos superiores e cinco docentes de educação especial. Para além dos focus groups realizou-se uma entrevista semi-estruturada à Coordenadora de departamento de educação especial, tendo todos os dados sido sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados põem em evidência o tipo de trabalho colaborativo e de supervisão desenvolvidos no agrupamento a que estes profissionais pertencem, permitindo perceber a necessidade de se implementar estratégias conducentes a mudanças, visando potenciar o que existe e minimizar as dificuldades apresentadas pelos profissionais. Este estudo pode servir para a implementação de estratégias de melhoria no sentido de criar uma educação cada vez mais inclusiva, que seja de Todos para Todos. |
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